Created with Snap
PlasticRoad: plástico no lugar de Asfalto

PlasticRoad: plástico no lugar de Asfalto

No Brasil, todo mundo sabe: o asfalto é geralmente de má qualidade, até mesmo pavimentos recentes não duram muito, e os buracos estão por toda parte. Mas uma startup holandesa quer acabar com isso e trazer vários outros benefícios para as ruas e estradas, trocando o asfalto por plástico com uma novidade chamada PlasticRoad!

Este é um conceito de pavimento inovador, com aplicações práticas e características que a tornam muito mais vantajosa do que as ruas e estradas feitas de asfalto tradicional.

PlasticRoad: plástico no lugar de Asfalto

Como funciona a PlasticRoad?

Projetada pela holandesa VolkerWessels, a PlasticRoad (Estrada Plástica, em português), que basicamente é muito mais leve, dura três vezes mais do que o asfalto comum, é muito mais rápida de se instalar e está praticamente livre de manutenções.

A PlasticRoad apresenta várias vantagens se comparada ao pavimento tradicional, tanto em termos de construção quanto de manutenção. O plástico é muito mais sustentável, já que o material é totalmente reciclado, e abre a porta para uma série de inovações, como geração de energia, trânsito mais silencioso, estradas aquecidas em locais muito frios e construção modular.

Além disso, o design da PlasticRoad tem um espaço vazio em seu interior que pode ser usado para acomodar cabos, tubos e água da chuva.

Mesmo nas situações em que parte da pista esteja danificada, é possível fazer a substituição rápida apenas do trecho comprometido. Assim, a velocidade na manutenção é muito maior, com custo bem menor e menos recursos necessários para sua instalação.

A PlasticRoad já é uma realidade

Apesar de ser um projeto ainda em desenvolvimento, já existe um teste prático com uma ciclovia na cidade de Zwolle, na Holanda.

São 30 metros de pista repleta de sensores, que serve de laboratório para avaliar a sua durabilidade nas diferentes estações do ano, em todas as situações climáticas. O intuito é de testar como se comporta a PlasticRoad na prática, coletando dados que ajudarão no desenvolvimento do projeto.

O que você achou da PlasticRoad? Deixe a sua opinião nos comentários deste artigo! E aproveite para assinar a nossa newsletter para receber mais novidades como esta na sua caixa de entrada. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: