Created with Snap

Vistoria cautelar – o que é e para que serve?

Ao comprar um carro seminovo é preciso passar por uma série de trâmites para garantir que a sua procedência é válida e averiguar se você não está saindo no prejuízo. Entre os procedimentos necessários para fazer essa verificação está a vistoria cautelar — que, como sugere o nome, trata-se de analisar com cautela as características do veículo.

Quer entender o que é e para que serve? Veja as informações que listamos abaixo e fique por dentro:

O que é vistoria cautelar e para que serve?

A vistoria cautelar é um dos principais procedimentos para constatar a autenticidade das informações fornecidas pelo dono anterior do carro que está sendo negociado. Desta forma, quem está fazendo a aquisição saberá quais são as condições reais das funcionalidades deste veículo e se não está sendo enganado.

É diferente da vistoria prévia, uma vez que esta é uma forma de as empresas seguradoras possuírem um laudo do veículo para, então, poder oferecer um plano adequado.

Burocracia

O que é verificado na vistoria cautelar? Além de fazer a inspeção dos mecanismos, a vistoria cautelar ainda cuida da checagem da questão burocrática, de modo que a procedência também deve ser analisada. Isso é importante para que não haja a possibilidade de descobrir, no futuro, que este carro foi clonado — o que pode trazer muita dor de cabeça para o novo dono.

Inclusive, o procedimento irá verificar se não há nenhum tipo de pendência ou dívida relacionadas ao veículo que possam causar problemas jurídicos ou financeiros àquele que efetuar a compra.

Desta forma, a compra de um seminovo passa a ser mais tranquila e segura. Afinal, quem o adquiriu corre menos riscos de sofrer acidentes por conta de mau funcionamento de algum mecanismo que poderia facilmente ter sido corrigido.

Além disso, caso seja de seu interesse fazer uma revenda, possuir esse tipo de laudo facilita o processo.

O que é analisado durante esse procedimento?

Trata-se de um check-up completo e, então, é preciso analisar todos os pontos importantes para atestar a situação do carro. Assim, os itens que passam por essa verificação são:

Qual é o preço da vistoria cautelar? O valor varia de acordo com a região onde o serviço será feito e a empresa contratada. Por isso, é importante pesquisar.

Posso alterar as características do meu veículo?

Essa é uma dúvida de muitos proprietários de carros. A personalização do veículo muitas vezes faz com que você precise fazer alterações na documentação para rodar devidamente regularizado.

Assista ao nosso vídeo em que explicamos tudo sobre a customização de veículos:

Lembrando sempre que é necessário buscar mais informações no site do DETRAN de sua região, pois as documentações podem variar de acordo com região e alteração proposta.

E então, entendeu exatamente do que se trata e para que serve a vistoria cautelar? É para isso que estamos aqui! Agradecemos a leitura e aguardamos a sua visita em outros artigos informativos do blog da Unidas Seminovos!

Unidas Seminovos

Um comentário em "Vistoria cautelar – o que é e para que serve?"

  1. Roseli Teresinha Teodoro Donato disse:

    As informações foram muito importante para mim, que não sabia dessas informações e não sabia tbém para que serve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: