Created with Snap

Motoristas poderão passar por teste de drogas em blitz

O etilômetro, popularmente chamado de bafômetro, já é velho conhecido nas blitze e barreiras policiais em todo o Brasil. As operações da “Lei Seca” têm como objetivo flagrar e tirar das ruas motoristas embriagados, para diminuir a quantidade e a violência dos acidentes de trânsito. Mas uma possível mudança pode adicionar outro tipo de verificação, desta vez quanto ao uso de entorpecentes: o teste de drogas em blitz de trânsito.

É possível que os condutores também sejam testados contra uso de drogas ilícitas, usando equipamentos que já estão sendo avaliados há algumas semanas. Segundo Daniel Cândido, assessor do Denatran, em menos de um ano os policiais já poderão estar usando esses produtos para reprimir o uso de drogas por motoristas, que estão relacionadas a cerca de 13% dos acidentes de trânsito no ano de 2013.

A ideia é fazer com que os testes de drogas diminuam as incidências de acidentes relacionados a este tipo de substância, e tornar o trabalho da polícia mais rápido e prático, com as devidas bases legais para essa novidade. Se forem aprovados, os produtos de testes de drogas podem ser incluídos na rotina das blitze através de uma minuta de resolução do Contram que regularize essa novidade.

Até o momento, não há previsão de datas ou de procedimentos a serem adotados neste sentido.

Unidas Seminovos

você também pode gostar de: