Quando de trocar de carro? 5 fatores que indicam o momento certo!
Quem nunca teve dúvidas para saber o momento ideal para trocar de carro? Quilometragem, custo de manutenção, conforto e outros requisitos são levados em consideração na hora de avaliar o momento certo de fazer a troca. Mas o que será que realmente importa nesta avaliação?
Listamos cinco critérios a serem avaliados para saber se realmente está na hora de trocar seu carro. Acompanhe:
1) Gastos com manutenção
Um dos fatores mais relevantes para a avaliação de troca são os gastos com manutenção corretiva do veículo em questão.
Estima-se que a depreciação de carros fica em torno de 10% ao ano, na média – esse valor pode variar para mais ou para menos dependendo do seu perfil de uso e do modelo/ marca do veículo, claro, mas vale como referência.
Faça o cálculo: se os custos de manutenção estão ultrapassando a depreciação do veículo, ou seja, aproximadamente 10% do seu valor de venda (por ano), é um sinal de que a hora de trocar seu carro está muito próxima.
A conta é apenas a título de referência e não deve ser levada ao pé da letra, mas representa um excelente critério para indicar o momento certo de trocar de carro.
2) Frequentes visitas ao mecânico
Seu carro tem deixado você na mão? As visitas ao mecânico têm sido frequentes, mesmo seguindo impecavelmente o plano de manutenção preventiva?
Então fique de olho: este é um motivo a mais para considerar a troca de seu veículo. Os problemas só tendem a piorar, então é melhor não pagar pra ver!
3) Insatisfação com modelo/marca do veículo
Outro importante ponto para trocar de carro é a insatisfação com o modelo ou marca.
Além de problemas com a ergonomia ou dirigibilidade do veículo, é comum encontrar algumas pessoas insatisfeitas com o pós-venda de determinadas montadoras ou com dificuldades na hora da manutenção.
Isso acontece principalmente quando a montadora em questão não possui fábricas ou suporte ao consumidor no Brasil, dificultando e até inviabilizando o atendimento ao cliente.
4) Perfil de uso
O modo como você utiliza seu carro também pode ajudar a definir o momento da troca. A necessidade de manutenções e a sua frequência aumentam à medida que o uso do veículo se torna mais severo.
Se o veículo não passou pelas manutenções preventivas no tempo certo, se transita frequentemente em vias esburacadas ou se encontra muito avariado, por exemplo, certamente a hora de trocar seu veículo deve estar mais próxima do que se imagina.
5) Conforto e visual
O conforto e o visual do veículo também importam – e muito – para decidir o momento para a troca.
Se a hora de mudar o carro estiver se aproximando, você perceberá alguns detalhes que fazem toda a diferença no uso do veículo: a performance já não será mais tão satisfatória, você conseguirá ouvir os ruídos do motor e sentirá mais as irregularidades do piso no interior do carro, entre outros possíveis sinais.
Considerações sobre a hora certa de trocar de carro
Quando chegar um bom momento para trocar de carro, as manutenções ficarão mais caras e mais frequentes também. Se você está gastando demais com as manutenções e o conforto do veículo está comprometido, é hora de considerar a troca.
Seu conforto e o de sua família são muito importantes, e também vale a pena investir na troca se este item está deixando a desejar!
Quando seu carro começa a dar os primeiros sinais de desgaste, precisa de visitas frequentes ao mecânico, apresenta problemas com ergonomia e dirigibilidade, ou se o conforto do carro está comprometido, é hora de pensar em trocá-lo por um mais novo.
E aí, se identificou com nossas dicas e acha que seu carro está na hora de ser trocado? Então você está no lugar certo! Clique aqui para conferir as promoções ativas no momento, escolha o modelo que você mais gosta e envie o formulário com seus dados para começar a negociar a compra.
Se você gostou das nossas dicas sobre a hora certa de trocar de carro, compartilhe este artigo com seus amigos pelas redes sociais! E não deixe de seguir os perfis oficiais da Unidas Seminovos nas redes sociais: