Created with Snap
híbrido vs elétrico

Carro híbrido vs elétrico: saiba qual a melhor opção para você!

Híbrido vs elétrico: você já pensou sobre essas alternativas em comparação aos carros movidos a combustão? O fato é que essas duas opções já são realidade no universo automobilístico, só que ainda são encontradas em pouca quantidade.

Não há como negar que o carro elétrico é o sucessor do veículo tradicional, movido a combustível, e entre os dois há ainda o híbrido, que possui dois tipos de motores: o motor a combustão, movido a combustível, e o outro elétrico (às vezes, mais de um), acionado por uma bateria elétrica.

Os carros híbridos já estão à venda no mundo todo, no entanto, em pouca quantidade quando comparados aos movidos exclusivamente a combustão. Os elétricos também ainda são vistos em pouca quantidade, contudo representam uma tendência irreversível, tendo em vista que a busca por veículos mais eficientes e menos nocivos à natureza é cada vez mais notória entre os fabricantes.

Vamos saber mais sobre carro híbrido vs elétrico? Confira!

O que é um carro híbrido e como funciona?

Existe uma confusão muito grande entre os carros híbridos e os elétricos, principalmente por algumas características comuns entre os dois, já que ambos usam a eletricidade como uma forma de diminuir a poluição ambiental.

Vamos iniciar falando das características dos modelos híbridos e seus tipos. Para começar, eles têm dois tipos de motores: elétrico e a combustão, que trabalham em conjunto. As formas como são utilizados são classificadas em três tipos, como:

  • híbrido-série;
  • híbrido-misto;
  • híbrido-paralelo.

Híbrido-série

No sistema dos carros híbridos em série, motor a combustão é utilizado para carregar as baterias que alimentam o motor elétrico, que movimenta o veículo. Esse tipo é o que mais se assemelha ao automóvel totalmente elétrico. O diferencial, porém, é que conta com o motor a combustão caso precise aumentar a sua autonomia.

Híbrido-misto

O sistema mais comum entre os três é o híbrido misto. Ele tem uma central eletrônica que faz cálculos que determinam a melhor fonte de energia para ser utilizada em cada momento. Em muitos casos, é possível rodar na cidade apenas com o motor elétrico, que representa um gasto mínimo com combustível.

Híbrido-paralelo

Nesse sistema, os motores estão sempre ativos, atuando conjuntamente. O que ocorre é que, na maioria dos modelos, o motor a combustão atua no eixo traseiro do veículo, e o elétrico, no dianteiro. Determinados modelos dispõem de até dois motores elétricos no eixo frontal — trata-se de uma solução que garante mais economia de combustível, e a energia gerada pela combustão é menos acionada. Além disso, esse sistema é mais simples que os demais e necessita de baterias menores.

híbrido vs elétrico

Quais são as vantagens e desvantagens dos carros híbridos?

Pelo fato de o motor desse tipo usar a combustão para ajudar na carga das baterias e aproveitar a energia elétrica gerada durante as frenagens, os veículos híbridos, com algumas exceções, não precisam de recarga, o que acaba gerando economia. Em relação à manutenção, ela se assemelha ao carro tradicional.

A condução do carro híbrido caracteriza-se por um melhor desempenho em trânsito congestionado. A explicação é que a condução desse tipo só ocorre com motor elétrico. Durante as frenagens, que em congestionamentos ocorrem o tempo todo, ele é reabastecido.

Essa é uma das razões que explica a maior autonomia do carro híbrido em cidades, já que há mais congestionamento e, por isso, a bateria é carregada com mais frequência. Outro motivo é em relação à velocidade: os carros híbridos quando rodam em baixa velocidade, usam apenas os motores elétricos.

Apesar de os carros híbridos também usarem a combustão, ainda assim, eles são bem menos poluentes quando comparados aos tradicionais.

O que é um carro elétrico e como funciona?

carro elétrico é um modelo movido apenas por eletricidade recarregável. Pode ter um ou mais motores, dependendo da necessidade de autonomia. Sua energia é armazenada em baterias de íons de lítio para o seu funcionamento.

Vantagens

A primeira coisa que vem à nossa mente quando se busca um carro elétrico é a questão da sustentabilidade do planeta. Ou seja, você estará usando um veículo que não agride a natureza, como é o caso dos veículos convencionais.

Ser um automóvel silencioso é outra vantagem que o carro elétrico oferece ao usuário, contribuindo, dessa forma, com uma menor poluição sonora que ocorre em locais com muito trânsito.

Até aqui, já temos duas vantagens extremamente importantes: a ausência da emissão de gases poluentes, que mantém os recursos naturais intactos, preservando o meio ambiente, e a diminuição da poluição sonora, comum no trânsito. Ou seja, são questões relevantes nos dias atuais.

Em relação à manutenção, os carros elétricos são mais em conta ao longo de sua vida útil. Isso porque eles têm menos peças quando comparados aos modelos a combustão. Sendo assim, não necessitam de embreagem, óleo lubrificante, velas de ignição, entre outros componentes que precisam de manutenções frequentes.

Desvantagens

Contudo, existe também o lado negativo nesse tipo de modelo, principalmente quando se fala na situação atual do Brasil. É necessário que haja investimentos essenciais para que os proprietários de veículos elétricos contem com uma boa infraestrutura, o que pode atrasar, e muito, a popularização desses carros no país.

Outra desvantagem que merece atenção é o tempo de recarga. O carro pode levar um pouco mais de tempo para a recarga, geralmente, entre 6 e 12 horas — o que, somado à baixa autonomia, pode ser visto como um problema para os proprietários. Por isso, antes de fazer a escolha, devemos considerar que ele só se locomove se estiver abastecido com energia elétrica. Sabemos, porém, que o nosso país passa com frequência por problemas de fornecimento desse insumo — o que pode afetar o uso dessa alternativa de carro.

Por fim, existe outra questão no uso do carro elétrico que são as baterias que, com o tempo, serão também descartadas. E se não for feito de uma forma organizada e adequada, podem trazer também grandes prejuízos ao meio ambiente.

Como você conferiu neste artigo, existem muitas questões quando confrontamos carro híbrido vs elétrico. Ambos têm suas vantagens e desvantagens. O ideal é que cada um faça sua escolha de acordo com o uso e a frequência que faz de um automóvel.

Gostou deste post? Então não perca as próximas novidades do blog Unidas Seminovos assinando a nossa newsletter agora mesmo!

Unidas Seminovos

Um comentário em "Carro híbrido vs elétrico: saiba qual a melhor opção para você!"

  1. Robson basilio disse:

    Boa matéria parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: