Created with Snap

Comprar o primeiro carro: 4 dicas para chegar lá!

Comprar o primeiro carro é um verdadeiro marco na vida de muitas pessoas — algumas almejam por anos esta conquista! O maior desafio é adequar seu desejo às suas possibilidades financeiras, mas, com um pouco de planejamento, é possível encontrar um modelo que atenda às suas necessidades e que caiba no seu bolso.

Para ajudá-lo a realizar este sonho, preparamos um artigo com algumas dicas para economizar e ter melhores condições de fazer a tão sonhada compra do seu primeiro carro. Confira!

1) Para comprar o primeiro carro, controle suas despesas

Controle suas despesas
Os especialistas apontam algumas boas práticas que podem ajudar a organizar as contas, e assim, comprar o primeiro carro.

Para começar, é preciso conhecer a sua realidade financeira: durante um certo período, tome nota de todas as suas despesas, o que pode ser feito com o auxílio de uma planilha eletrônica ou até mesmo em um caderno de anotações. Seja o mais preciso possível na coleta de dados, anotando tudo, inclusive as despesas mais corriqueiras.

Você também pode usar um aplicativo para fazer seu controle financeiro, como o brasileiro Guiabolso, por exemplo. Ao fazer os cálculos, você certamente vai se surpreender com a origem de algumas despesas.

De posse dessas informações, veja quais gastos podem ser evitados ou diminuídos — muitas vezes, é possível encontrar alternativas mais baratas. Com pequenos ajustes, você conseguirá aumentar sensivelmente sua capacidade de poupar.

Ao calcular quanto vai ser pago no carro, como veremos no próximo item, estipule um valor a ser poupado mensalmente. Separe essa quantia antes mesmo de pagar qualquer outra despesa. Muitas pessoas optam por poupar o que sobra e são surpreendidas ao perceberem que não têm o que guardar no final do mês.

2) Defina o valor e como vai pagar o carro

Defina o valor e como vai pagar o carro
Em qualquer projeto, o planejamento é fundamental — na compra de um carro, não poderia ser diferente.

Para traçar metas, é preciso ter em mente quanto será necessário juntar para a entrada e para o valor das parcelas. Verifique se elas são compatíveis com o seu orçamento, estimando também os custos adicionais com combustível, manutenção e impostos, como o IPVA.

O ideal seria efetuar o pagamento à vista, evitando assim a cobrança de juros e fugindo do parcelamento, mas isso nem sempre é viável. Considere a possibilidade de um financiamento e procure poupar o bastante para dar a maior entrada possível, o que reduz consideravelmente o valor das parcelas.

Falando em juros, procure ficar atento às taxas de mercado, pesquisando a fundo as opções disponíveis e buscando as melhores ofertas.

3) Escolha o tipo de carro

Escolha o tipo de carro
Uma vez definido o valor, é a hora de pesquisar os veículos que se encaixam ao seu orçamento. Fique atento às diferenças entre os carros usados e os seminovos (veículos com até três anos de uso).

Geralmente com baixa quilometragem e bom estado de conservação, os seminovos exigem menos manutenção, o que significa menos gastos e menos dores de cabeça.

Além disso, caso seja contratado um seguro, o prêmio (valor da parcela) será mais barato, o que é uma boa notícia, principalmente se levarmos em conta que haverá também a parcela do financiamento.

4) Avalie com cuidado e faça a escolha certa!

A avaliação do veículo também é muito importante — verifique o estado de conservação, se as peças são de fácil reposição e o consumo médio de combustível. Considere também os preços de revisões, e procure outros proprietários do modelo desejado para saber se o custo de manutenções é mais alto do que o normal.

Não compre por impulso e pesquise bastante antes de tomar a decisão definitiva. Assim, você terá todas as garantias para fazer a melhor escolha e comprar o primeiro carro. E quando se decidir, confira as ofertas da Unidas Seminovos, onde você encontra as melhores condições de pagamento para acertar na sua compra!

Como comprar um carro seminovo em apenas 4 passos

Agora que você já sabe como viabilizar a compra do seu primeiro carro, descubra o jeito mais prático de comprar um carro seminovo sem sair de casa, seguindo esses 4 passos simples:

Gostou? É realmente muito simples. Então, você tem tudo o que precisa para comprar o seu primeiro carro: já sabe como se organizar para fazer a compra, e já sabe o jeito e o melhor lugar para comprar seu carro. Se tiver qualquer dúvida sobre as informações deste artigo, deixe um comentário abaixo e nós teremos prazer em ajudar. Até a próxima!

Unidas Seminovos

Um comentário em "Comprar o primeiro carro: 4 dicas para chegar lá!"

  1. Joselita da Silva Lima disse:

    Gostei das informações importantíssimas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: