Created with Snap
viajar com crianças

7 cuidados para viajar com crianças com conforto e segurança

Viajar com a família para aproveitar um feriado e tirar um tempo livre é sempre uma ótima opção para conhecer novos lugares, estreitar os laços entre os familiares e curtir bons momentos. Principalmente quanto você tem filhos pequenos, esses eventos ganham um brilho a mais, pois a alegria deles contagia a todos que estão por perto.

Mas na hora de viajar com crianças, é fundamental redobrar os cuidados com o carro e com a estrada. É importante prestar atenção em uma série de detalhes para que todo o trajeto seja feito com segurança e conforto para toda a família. Pensando nisso, reunimos aqui as principais dicas para te ajudar a viajar com mais tranquilidade levando crianças no carro. Acompanhe!

1. Escolha um carro adequado

Antes de mais nada, é importante pensar no modelo de carro que você deve escolher para fazer a sua viagem. Isso é fundamental para garantir o conforto e a segurança de toda a sua família. É claro que não existe apenas um modelo certo para fazer a viagem, mas é válido considerar alguns pontos, como o espaço interno, para que todos os passageiros possam ficar acomodados de forma tranquila e confortável.

Além disso, é importante também pensar no tamanho do porta-malas. Levar uma coisa leve ou uma pequena frasqueira junto com os passageiros pode não ser um problema, mas caso o porta-malas esteja lotado e, ainda assim, seja necessário levar muitas bagagens no interior, isso pode gerar uma série de complicações, principalmente caso aconteça uma colisão.

Portanto, o primeiro passo para viajar de forma segura com crianças no carro é escolher um veículo que comporte todos os passageiros e bagagens de maneira confortável e segura.

 

viajar com crianças

 

2. Utilize a cadeirinha corretamente

Desde 2010, é obrigatório o uso de cadeirinhas infantis nos carros para transportar as crianças. Infelizmente, ainda assim é comum ver pessoas negligenciando a utilização desse item de segurança por pensar que o interior do carro é macio e seguro o suficiente.

Esse é um equívoco que coloca em risco a segurança tanto das crianças, quanto das demais pessoas que estão no carro, porque, em caso de colisão, a criança pode ser jogada para frente com um peso muito maior por conta da velocidade.

Por isso, é importantíssimo utilizar a cadeirinha durante todo o percurso. Também é fundamental manter atenção ao tipo de cadeirinha que deve ser utilizado e entender como fazer isso corretamente. Existem três modelos principais: bebê conforto (para crianças de até 13 kg), poltronas reclináveis (até 18 kg) e assento de elevação ou booster (de 18 a 36 kg).

Lembre-se, ainda, de colocar a cadeira corretamente no carro. Para isso, é importante saber se o modelo é mais antigo e precisa ser fixado por meio do cinto de segurança ou, então, se é dos mais modernos que ficam ligados a ganchos presentes na estrutura do próprio carro, chamados de ISOFIX.

É sempre bom lembrar que a criança só pode deixar de usar cadeiras quando atingir a altura mínima de 1,45m, ou seja, quando ela conseguir sentar no banco do carro e encostar os pés no assoalho.

3. Tenha um adulto no banco traseiro

Além de levar sempre as crianças na cadeirinha de segurança,  outra dica importante é viajar levando uma pessoa adulta no banco traseiro, junto das crianças. Essa medida é necessária para evitar possíveis distrações, caso a criança precise de algum auxílio durante o percurso.

Dessa forma, o motorista ou quem está no banco do passageiro na frente não precisa voltar-se para trás, atrapalhando quem dirige. Caso não seja possível deixar um adulto no banco de trás, quando a criança pedir alguma ajuda, pare o carro em um local seguro antes de auxiliá-la.

4. Utilize as travas de segurança

Um ponto importante é manter atenção à trava de segurança existente nas portas traseiras. Por meio dessas travas, você impossibilita a abertura da porta pela parte de dentro. Ou seja, a porta só poderá ser aberta por fora.

Essa medida é importante porque a criança, ao longo da viagem, pode tentar abrir a porta, mesmo que sem querer. Principalmente crianças muito pequenas, por causa de sua curiosidade, acabam apertando e puxando tudo o que enxergam pela frente. Com as travas de segurança acionadas, isso não será um problema.

5. Deixe os vidros fechados

Essa é uma dica simples, mas que pode ser valiosa, ainda mais quando combinada com a dica anterior. Deixar os vidros fechados evita que a criança fique com alguma parte do corpo para fora do carro, o que é bastante perigoso.

Além disso, impossibilita também que ela jogue algum objeto para fora do carro, o que atrapalharia o trânsito e poderia gerar complicações para você e a sua família.

6. Faça paradas estratégicas

Ao longo da viagem, programe algumas paradas estratégias para poder cuidar um pouco das crianças. Essa parada pode ser utilizada para ir ao banheiro, comprar água ou comida e, no caso de bebês de colo, para trocar fraldas ou amamentar.

Além disso, essas pausas podem ser importantes para esticar um pouco o corpo e respirar. Esses momentos ajudam a relaxar a criança, evitando possíveis estresses ao longo do caminho.

7. Mantenha o carro em ordem

Esse ponto é fundamental tanto para viajar com crianças, quanto para viajar sozinho ou apenas com adultos. Faça uma revisão e manutenção preventiva de seu veículo antes de pegar a estrada. Essa é a melhor forma de prevenir possíveis quebras ou falhas nos equipamentos do carro e, portanto, também é a melhor maneira de garantir a sua segurança e daqueles que você leva no carro.

Viajar com crianças é excelente para estreitar os laços da família e marcar bons momentos na memória. Mas para que a viagem aconteça corretamente e com tranquilidade, é preciso levar em conta as questões de segurança. Seguindo as nossas dicas, você poderá viajar com as crianças sem maiores preocupações. Portanto, siga as recomendações de segurança, planeje seu roteiro e boa viagem!

Você conhecia estas dicas? Quer ficar por dentro de mais informações importantes sobre veículos e viagens? Então, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2022 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados