Created with Snap
sedan ou hatch

Sedan ou hatch: saiba escolher o tipo de carro ideal para você!

Na hora de comprar um carro novo ou seminovo, é sempre importante considerar qual o tipo de veículo adequado às suas necessidades. Saber a decisão correta a tomar é fundamental para evitar prejuízos, sejam eles financeiros ou relacionados ao uso. Uma das questões mais básicas no momento de decidir seu veículo, por exemplo, é se ele será um modelo sedan ou hatch.

Para não errar em sua decisão, é preciso saber quais as características desses dois modelos, suas diferenças e as vantagens e desvantagens de cada um deles. Por conta disso, elaboramos este texto – nele, explicaremos o que você precisa saber para escolher o carro adequado às suas necessidades. Acompanhe!

Quais as diferenças entre sedan ou hatch?

Muitas pessoas pensam que a diferença entre sedan e hatch está apenas no tamanho do veículo. Contudo, outras questões também são importantes para marcar as nuances que separam esses dois modelos de carro.

A seguir, contaremos um pouco da origem de cada tipo, bem como as características que identificam cada um deles. Você perceberá que a diferença vai muito além do simples comprimento dos modelos!

O que é um carro sedan?

Não é possível saber ao certo a origem do termo “sedan”, contudo, existe uma teoria bastante difundida que aponta para a origem italiana da palavra “sede” ou “sedia”, que significa assento ou cadeira. Essa palavra era utilizada no século XVII para fazer referência a uma espécie de caixa com janelas carregada por duas pessoas. Na época, era como um táxi para pessoas nobres.

sedan ou hatch

Hoje o termo diz respeito a um modelo específico de carro. Nesse sentido, a principal característica do modelo sedan é que sua estrutura é composta por três partes ou três volumes. Na parte da frente, onde fica o capô, está o volume do motor. Já o segundo volume, do meio, é a cabine em que ficam os passageiros e o motorista. O terceiro e último volume compõe a traseira, em que fica o porta-malas.

Por serem divididos em três, os carros sedans são bastante volumosos. Geralmente com quatro portas, sua capacidade é para cinco pessoas, sendo duas na frente (contando o motorista) e três passageiros atrás. É importante lembrar que a capacidade máxima de um veículo está expressa no manual do proprietário e na documentação do carro.

O que é um carro hatch?

O termo “hatch” tem origem na redução da palavra de língua inglesa “hatchback”, que significa traseira com comporta. Nesse sentido, se um carro é hatch, ele apresenta em seu bagageiro uma porta, não uma tampa. Pode parecer apenas um detalhe, mas é justamente esse fator que diferencia esse modelo.

sedan ou hatch

Os veículos hatch, ao contrário dos sedans, são divididos em apenas dois volumes. O primeiro compartimento é onde se encontra o motor do carro, e o segundo será composto tanto pela cabine de passageiros como pelo bagageiro. Por conta disso, esse modelo é mais compacto do que o sedan.

Se você está em dúvida sobre qual modelo é melhor, sedan ou hatch, antes de mais nada, é importante compreender que não há uma resposta pronta para essa pergunta. O que vai definir se um modelo funcionará melhor do que outro é como você utiliza o veículo de acordo com seu estilo de vida. Por isso, é importante compreender as vantagens e desvantagens de cada modelo.

Quais as vantagens e desvantagens de cada modelo?

Agora que você já compreende quais são os aspectos que diferenciam um modelo do outro, vale a pena pensar quais características de cada um podem ser adequadas ou não ao seu estilo de vida. Nesse sentido, apontamos a seguir as principais vantagens e desvantagens que você precisa conhecer sobre cada um dos modelos. Acompanhe!

Vantagens do sedan

A principal vantagem que o sedan apresenta é seu grande espaço. Por ser divido em três volumes, esse tipo de carro permite uma acomodação mais confortável aos passageiros. Para levar a família em viagens mais longas, por exemplo, o sedan é uma boa alternativa, fazendo com que o trajeto não seja desgastante.

Outro fator importante a ser levado em conta no sedan é seu porta-malas. Por ser um volume separado do restante do veículo, esse tipo de carro tem bastante espaço para levar as bagagens. Essa é uma vantagem tanto para quem precisa fazer longas viagens, como para quem tem a necessidade, mesmo que em curtas distâncias, de carregar uma grande quantidade de malas ou outros objetos.

Em comparação aos modelos hatch, os sedans apresentam maior estabilidade na estrada. Por conta da melhor potência, torque e cilindradas, o motorista consegue notar uma grande diferença de desempenho ao dirigir um sedan, principalmente na rodovia em que velocidades maiores são constantes.

Desvantagens do sedan

Com relação às desvantagens, uma das mais marcantes é a dificuldade que o motorista encontra para estacionar o veículo. Por ser um carro maior, é mais difícil encontrar uma vaga em que caiba o carro. Além disso, fazer manobras de estacionamento (as famosas balizas) são mais difíceis com esse modelo. Além disso, outro ponto importante é que o sedan apresenta mais gastos se comparado ao modelo hatch. Por ter uma potência maior, é natural que consuma mais combustível. Nesse sentido, em termos de economia, esse modelo é menos vantajoso.

Vantagens do hatch

Sem dúvida, uma das principais vantagens dos carros hatch é seu tamanho. Sendo um veículo dividido apenas em dois volumes, ele ocupa um espaço reduzido, o que permite facilidade na hora de encontrar um lugar para estacionar, bem como para realizar manobras em lugares apertados.

Além disso, outro ponto a ser levado em conta é que os modelos de carros compactos geralmente apresentam um valor de mercado menor do que os veículos sedans. Por isso, é muito comum que quem vai comprar o primeiro carro opte por um seminovo hatch.

Desvantagens do hatch

Em comparação com o modelo sedan, a principal desvantagem que o veículo compacto apresenta é sua baixa performance, principalmente na estrada. Nesse sentido, para quem precisa de um ou prefere veículos com altas potências, o modelo hatch pode não ser adequado.

Outro ponto de desvantagem é que o veículo hatch não apresenta grandes espaços em seu interior e no bagageiro. Para quem faz longas viagens ou carrega muitas malas, o percurso em um carro compacto pode não ser tão confortável quanto em um sedan.

Qual modelo escolher: sedan ou hatch?

Essa é a pergunta fundamental, mas para respondê-la é necessário, antes de mais nada, pensar qual uso você fará de seu veículo. Caso você tenha uma família grande e pretenda realizar longas viagens com ela, talvez o modelo mais adequado seja o sedan. Contudo, caso você precise do veículo para trabalhar, contando com economia e sem perder tempo procurando vagas e manobrando o carro, o modelo hatch pode ser o mais adequado.

Escolher entre um sedan ou hatch, como você deve ter percebido ao longo do artigo, envolve prestar atenção em alguns detalhes. Ambos os modelos apresentam vantagens e desvantagens. Portanto, procure levar em conta qual o seu perfil enquanto motorista e qual uso você fará do carro. Assim não tem erro!

Quer saber mais sobre como escolher o veículo adequado às suas necessidades e ter acesso a inúmeros conteúdos relevantes para sua vida de motorista? Então, assine nossa newsletter agora mesmo!

Unidas Seminovos

Um comentário em "Sedan ou hatch: saiba escolher o tipo de carro ideal para você!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: