Carro usado de entrada na compra de um seminovo: vale a pena?
Trocar de carro é um processo que anima qualquer pessoa. Afinal, quem não gosta da possibilidade de conquistar algo superior ao que se tem agora? Esse processo fica ainda mais interessante quando você consegue usar o carro usado de entrada no financiamento.
Nesse modelo, você entrega o seu veículo usado e consegue abater um valor significativo na hora de adquirir um novo. Para você entender todo esse processo, os benefícios de oferecer o seu carro usado de entrada e as principais orientações de como fazer isso com segurança, preparamos este artigo. Acompanhe com a gente!
Como funciona essa negociação?
Oferecer o carro usado de entrada nada mais é do que entregar o veículo antigo como parte do pagamento na aquisição de um seminovo. Desse modo, em vez de gastar muito dinheiro guardado para comprar um modelo do zero ou realizar um financiamento, você utiliza o seu automóvel antigo para abater parte do valor.
Você pode estar se perguntando: esse modelo de negócio é mesmo confiável? A resposta é sim. O mercado de seminovos e de carros usados está muito aquecido desde 2021, o que prova que muitas concessionárias estão interessadas em automóveis usados e bem conservados.
Essa negociação costuma ser feita em concessionárias e agências especializadas, que facilitam a aquisição do seminovo de maneira prática, reduzindo os custos de transação e o valor financiado.
Além disso, essa negociação é benéfica para os consumidores, que conseguem conquistar aquele merecido seminovo de forma bem mais ágil. Como veremos no tópico seguinte, os esforços por parte de quem oferece o carro usado de entrada são menores em relação à venda simples.
Quais são os benefícios de usar o carro usado de entrada?
Praticidade na negociação, rapidez e avaliação justa por bons profissionais do ramo são alguns dos benefícios. Também conheceremos outras vantagens a seguir:
Redução do valor total a ser desembolsado
Um dos principais benefícios na utilização do carro usado de entrada é a redução do valor que será desembolsado. É bem simples entender: quanto maior for o preço que você conseguir pelo seu carro antigo, menor será a quantia que você deverá usar para a aquisição do seminovo.
Assim, fica muito mais fácil adquirir um veículo mais novo e mais valorizado, já que o esforço financeiro será consideravelmente menor. Como se não bastasse, naqueles casos nos quais o valor restante será financiado, as parcelas também serão mais tranquilas, tal como os juros cobrados.
Facilidade em vender o carro usado
Outra vantagem significativa é que você não precisará mais vender o seu carro antigo. Isso porque todo o processo de venda costuma ser longo, além dos esforços que você teria que fazer para atrair um comprador.
Sem contar a frustração de manter uma negociação que pode se arrastar por meses e terminar sem a compra efetiva. Assim, quando você oferece o seu carro usado de entrada, você fica livre de todo esse trabalho.
Na prática, o que ocorre é que a concessionária acaba comprando o seu automóvel antigo, mas de uma maneira bem mais simples e ágil. Todos os procedimentos são realizados em um só lugar, sem ter que lidar com múltiplos interessados — isso se você tiver facilidade para atrair possíveis consumidores, o que nem sempre ocorre.
Agilidade na compra
Falamos da vantagem em poder negociar o seu carro de forma mais rápida. Do mesmo modo, quando você oferece o seu modelo usado para comprar um seminovo, um dos benefícios é a agilidade geral no processo de aquisição do novo veículo.
Como você não precisará vender o seu carro usado por conta própria e nem aguardar todos os trâmites, a negociação é feita em um tempo mais curto e você poderá curtir o seu novo veículo em menos tempo.
Desse modo, quando é concluída a avaliação do modelo antigo e todas as partes interessadas constatam que tudo está em ordem, você sairá com o seu carro novo em bem menos tempo. É como se você realizasse duas negociações de uma vez só: você entrega seu veículo usado e consegue outro simultaneamente.
Valorização do carro usado
Por fim, outro benefício importante é a valorização do seu carro usado. Isso porque muitas concessionárias e diversas agências de veículos costumam oferecer bônus na troca para um seminovo, como a possibilidade de receber o automóvel antigo de acordo com os valores da Tabela FIPE, por exemplo.
Assim, todo o dinheiro que você investiu no seu veículo antigo acaba reduzindo os valores que você precisará desembolsar para conseguir um seminovo de qualidade. Todas as melhorias que você fez naquele automóvel, além do cuidado que teve durante a posse, serão recompensadas na aquisição de outro modelo.
Por isso, é preciso enfatizar o quanto é importante a conservação geral do seu carro usado para conquistar boas condições de compra. Isso ocorre porque um automóvel que tenha manutenções em dia e bons cuidados gerais certamente valerá mais para uma concessionária que invista nesse tipo de negociação.
Como dar o carro usado de entrada?
Oferecer o carro usado de entrada na aquisição de um seminovo é um processo simples de entender. Caso você tenha um veículo que valha R$25 mil reais, por exemplo, e deseja adquirir um seminovo cujo valor é de R$35 mil, você abaterá grande parte do valor final do automóvel seminovo.
Mas como chegar a esse valor de avaliação? Na prática, serão necessários alguns procedimentos para que o seu carro seja considerado qualificado para servir de entrada. A própria concessionária (ou revendedora) realiza uma vistoria técnica, cujo objetivo será analisar o estado geral de conservação e avaliar o valor atual de mercado do seu carro usado.
Caso essa vistoria corra bem e o seu veículo esteja mesmo bem conservado, a transação se dá de maneira simples. Basta que seja feita a transferência do veículo, com a troca dos documentos necessários com a concessionária. Após a conclusão da negociação, ambos saem ganhando: uma pessoa sai com um seminovo de excelente qualidade, e a concessionária ganha um carro usado e bem conservado para negociar.
Como vimos no artigo, usar o carro usado de entrada não só é possível, como também é um excelente negócio, tanto para quem quer trocar de modelo quanto para as concessionárias e revendedoras. Portanto, é uma ótima ideia manter o seu automóvel bem conservado para quando tiver a oportunidade de substituí-lo por um seminovo de alto nível.
Gostou do artigo e ainda tem dúvidas sobre como optar pelo veículo ideal? Então, não deixe de ler o nosso post sobre o processo de escolha de um carro!