Created with Snap
Como transferir o documento do carro de um estado para outro

Como transferir o documento do carro de um estado para outro

Quando mudamos de uma casa para outra, temos que atualizar o nosso endereço de correspondências, transferir o título de eleitor, serviços como água, luz, telefone e internet, entre várias outras alterações. Mas no caso desta mudança acontecer de um estado para o outro, há outra alteração a ser feita. Por isso, é bom saber como transferir o documento do carro para outro estado.

Na verdade, o que vai acontecer é a emissão de um novo CRV (Certificado de Registro de Veículo) com o seu novo endereço residencial, como define o artigo 123 do Código de Trânsito Brasileiro.

Esta mudança deve ser feita imediatamente, para evitar a notificação por uma infração leve e mais 3 pontos na sua carteira de motorista.

Uma observação: se a mudança de endereço for dentro do mesmo município, o prazo para fazer a atualização é de 30 dias. Clique aqui para saber como transferir um carro dentro da mesma localidade.

Agora, se você quer saber como transferir o documento do carro de um estado para outro, continue lendo atentamente:

Como transferir o documento do carro de um estado para outro?

Como transferir o documento do carro de um estado para outro
Primeiramente, vale lembrar que o Detran de cada estado possui as suas próprias regras para cada procedimento realizado neles. A documentação pode variar para cada estado, mas a documentação básica definida no CTB é a seguinte:

  • CRV original
  • Certificado de Licenciamento Anual (em alguns casos, o documento original já consta o licenciamento e é chamado de CRLV)
  • Comprovante de pagamento de débitos (impostos, encargos ou multas em aberto, caso existam)

Certifique-se de que toda a documentação é a mais recente, e não se esqueça do comprovante do novo endereço e da sua CNH. Se o seu veículo ainda possuir financiamento em aberto, também será preciso transferir o respectivo gravame para o estado da nova documentação. Procure o banco ou a financeira para solicitar essa transferência.

Leia também:  Saiba Quais os Documentos Necessários para Comprar Carros Seminovos

Os custos para a atualização do CRV variam de acordo com o Detran de cada região. Consulte com antecedência os valores e também a lista de documentos necessários em cada estado para não ser pego de surpresa.

Alteração da placa do veículo na mudança de estado

Ao atualizar o documento do carro com a mudança de endereço de um estado para o outro, a placa do veículo também deverá ser alterada.

Dependendo do estado, você pagará entre R$ 100 e R$ 200 pelo emplacamento.

Somente a cidade e o estado referidos na placa serão mudados, mantendo a mesma combinação de letras e números da placa anterior.

Comprando carros de outros estados

Fique atento! Ao comprar um veículo, verifique qual é o estado e a cidade que consta no seu CRV. Se for de um estado diferente do que você mora, será necessário fazer todo este processo de transferência de endereço.

Não há problema algum nisso, mas é bom considerar os custos envolvidos e usar esta informação na hora de negociar a compra.

Cuidado com os intermediários!

Cuidado com os intermediários na hora de transferir o documento do carro!
Normalmente, você mesmo poderá realizar o processo de transferência do documento do carro, mas é comum recorrer aos serviços de profissionais como os despachantes para facilitar e agilizar o processo.

Se você faz questão de contar com este tipo de serviços, procure uma empresa séria ou peça indicações a pessoas de confiança. Além dos riscos que envolvem seus dados e documentos pessoais, existe um custo para esta intermediação que poderia ser poupado ao fazer você mesmo todo o processo.

Em caso de dúvidas, procure o Detran da região para onde será feita a mudança para saber detalhadamente todos os passos a seguir para esta atualização. Acesse a lista com links para os sites de todos os Detrans do Brasil, um excelente ponto de partida para se informar a respeito.

Leia também:  Entenda Como Funciona o Seguro DPVAT e Tire Suas Dúvidas

Procurando ofertas para comprar seu próximo carro com um ótimo preço e condições especiais de pagamento?
Clique aqui e confira as promoções deste mês na Unidas Seminovos!

28 comentário em "Como transferir o documento do carro de um estado para outro"

  1. francisco elidone disse:

    boa noite!
    gostaria de saber eu vou comprar um carro usado de outro estado e moro no tocantins serei obrigado a alterar a placa durante a vistoria do veiculo?

    1. Olá Francisco! Para obter essa informação atualizada, consulte o Detran do seu estado quanto à necessidade de trocar a placa do seu veículo. Obrigado pela participação!

  2. Guilherme disse:

    Bom dia. Moro em SC e preciso vender uma moto em SP. Inclusive ela está emplacada por SP. Posso assinar o DUT em SC e enviar para SP? Ou posso fazer uma procuração para alguém em SP assinar em meu lugar? Obrigado.

    1. Guilherme, é preciso consultar o Detran SP para saber se eles aceitam o DUT assinado por você em Santa Catarina. Obrigado pela participação!

  3. Leoni disse:

    Boa noite, por favor tem como me informar se procede esta situação: acabei de comprar um veiculo usado é claro, numa revendedora de automóveis mas com financiamento bancário daí fui informado que teria q efetuar transferência da documentação do veiculo para meu nome, tudo normal ate aí, certo. A documentação foi enviado direto para um despachante de onde resido: OCORRE que eu quis retirar os documentos e fazer esta transferência em outro estado e me disseram que não pode por causa do gravame ter sido enviado para o despachante daqui e até a revendedora disse isto. A mim parece ser caso de cartel entre revendedora e despachante por conta de valores, sou mesmo obrigado a fazer isto só com os despachantes locais?

    1. Leoni, obrigado pelo seu comentário! Este é um caso bem específico, sugerimos que você consulte o Detran do seu estado e descreva a situação para entender se está tudo correndo dentro das normas da instituição. Volte sempre!

  4. ABIGAIL NUNES SOUSA disse:

    Quero comprar um veiculo mais ele a placa dele e de São Paulo e está financiado . Tem como essa placa passar a ser do meu estado??/

    1. Olá Abigail! É preciso que você consulte o Dentran SP para saber se a transferência pode ser feita antes da quitação do financiamento, o que normalmente só pode ser feito sem a transferência de propriedade do veículo.
      Obrigado pelo comentário e volte sempre!

  5. Luis disse:

    Adquiri um carro numa cidade próxima, como moro em divisa de estado ficou perto para fazer a negociação. Mas não atentei para a documentação. A concessionária orienta a fazer o emplacamento no estado. Mas daí terei outros gastos para mudar de estado. Quem pode me orientar?

    1. Luis, o mais seguro é se orientar diretamente no Detran do estado onde você é residente. Evite intermediários, pois no caso de alguma informação estar errada ou incompleta, você será o responsável pela pontuação na carteira e pelas multas. Obrigado pelo comentário e boa sorte!

  6. Vinícius Nazário disse:

    Tenho um carro rebaixado do estado do Amazonas agora tou querendo transferir ele pro Ceará vou ter que fazer todo o processo de legalização ?

    1. É provável que sim, Vinícius! Mas isso depende do Detran de cada estado pois eles têm suas próprias normas em relação a isso. Sugerimos que você consulte o Detran/CE sobre qual é o procedimento necessário no seu caso. 😉

  7. Valdecir disse:

    Boa tarde,
    Morei em Paraná e comprei um carro financiado, vim morar em SP e quitei o mesmo aqui. Todo documento q faço o licenciamento esta (veiculo com bloquei judicial) mas ainda nao transferi para cidade atual. Oque devo fazer?

    1. Olá Valdecir! Primeiramente, você deverá resolver a questão do bloqueio judicial, que pode se referir à alienação fiduciária que vincula seu veículo à instituição que fez o financiamento para você. Na dúvida, consulte o Detran da sua cidade para saber como proceder e quais documentos deve apresentar para confirmar a quitação do veículo. 😉

  8. Mauricio Peres disse:

    Comprei um carro com procuração sem débito quitado e o cidadão me passou procuração de plenos poderes, porém o veículo é da Paraíba e eu estou em Brasília certo com o carro, mais o cidadão perdeu o CRV não tem mais como faço pra transferir ou mesmo tirar segunda via do CRV, sendo que o veículo está em Brasília? Bem ele propõe ajudar mais nem sei por onde começar

    1. Maurício, sugerimos que você comece consultando tanto o Detran de Brasília quanto o da cidade de onde veio o veículo! Como as regras são diferentes em cada cidade, vale a pena obter as informações oficiais para ter sucesso nessa transferência.

  9. Leonardo disse:

    Eu vi uma reportagem sobre carro clonado e me veio a dúvida. Vamos supor que tenha meu carro clonado e more no Rio de Janeiro, rapidamente detecto o problema, transfiro e emplaco o carro em São Paulo, os números continuam, mas o estado muda (aquela tarjeta) . No caso de nova multas, o carro clonado tendo essa diferença na placa, o órgão que regulamenta irá automaticamente entender que aquela placa não existe mais pelo fato de ter tido uma alteração na mesma e irá reconhecer a fraude???

    1. Leonardo, em caso de carros ou placas clonadas, o melhor é trocar a placa do veículo (além de fazer a transferência para a cidade atual), e para isso será necessário apresentar o Boletim de Ocorrência, justificando a mudança junto ao Detran da sua cidade!

  10. rodrigo disse:

    amigo comprei um carro do Paraná e quero transferir para o estado de São paulo, quais documentos serão necessários para levar no detran/sp

    1. Olá Rodrigo! Para ter certeza, entre em contato com o Detran de SP e consulte os documentos. Vale também conferir no site as instruções sobre Transferência de Localidade, ok? Abraços!

  11. Jeovan disse:

    Me mudei pra Curitiba e quero transferir meu carro, porém na mudança perdi a CRV original, o que faço? Obrigado

    1. Jeovan, essa é uma situação um pouco complicada. Primeiro, é preciso verificar se não há débitos pendentes ou algum tipo de impedimento, e neste caso é preciso regularizar toda a situação. Depois, você deve preencher a ficha cadastral no site do Detran, imprimir e assinar, para gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE). Com a taxa paga, e com o comprovante e a ficha cadastral em mãos, você leva o carro para vistoria e só depois ir ao ao setor de emissão de documentos.
      Mas, antes de qualquer coisa, consulte o Detran da sua cidade, pois os procedimentos podem variar de estado para estado.
      Obrigado pelo comentário e volte sempre ao nosso blog!

  12. maria disse:

    Paguei IPVA em Santa Catarina, placa final 9, ou seja, pagamento válido até setembro/2018. Porém vendi o carro para morador de São Paulo, sendo que, na transferência, o novo proprietário pagará novamente o IPVA naquele estado. Tenho direito à restituição proporcional neste caso?

    1. É provável que você não tenha direito à restituição, Maria! Mas recomendamos que você consulte o Detran de Santa Catarina para ter informações precisas a respeito disso. Boa sorte e até a próxima!

  13. Fernando Dittrich disse:

    Bom dia, sou do RS e quero comprar uma moto de Goiás, porém é de leilão e consta no documento, na hora de transferir vai continuar a constar no documento como sinistrada ou não?

    1. Olá Fernando! A exclusão de sinistro da documentação é possível em alguns casos, como o sinistro de roubo ou furto, localizado sem nenhuma avaria, comprovado por Boletim de Ocorrência, Auto de Recuperação e Auto de Entrega, constando que não houve avarias – ainda sujeito à aprovação de DETRAN do seu estado. Como essa regra pode variar de um estado para outro, é bom consultar o Detran RS para confirmar essa informação!

  14. Estefanes Rodrigues disse:

    Bom dia , tenho um carro comprado e emplacado em goias , e hoje moro em Mato grosso,e quero trocar de carro aqui no mato grosso . o meu carro e financiado . o que preciso fazer pra transferi-lo pra o mato grosso pra que eu consiga vende-lo aqui .??

    1. Unidas Seminovos disse:

      Estefanes, os documentos necessários para a transferência variam de estado para estado, mas a documentação básica definida no CTB é: CRV original, Certificado de Licenciamento Anual (em alguns casos, o documento original já consta o licenciamento e é chamado de CRLV)e Comprovante de pagamento de débitos. Certifique-se de que toda a documentação é a mais recente, e não se esqueça do comprovante do novo endereço e da sua CNH. Se o seu veículo ainda possuir financiamento em aberto, também será preciso transferir o respectivo gravame para o estado da nova documentação. Procure o banco ou a financeira para solicitar essa transferência. Consulte o Detran da sua cidade e verifique os valores a serem pagos para a transferência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2019 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados