Obrigatoriedade do Controle de Estabilidade
Mais uma exigência aguardada pela população deve ser adiada pelo Denatran. A obrigatoriedade do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), que seria avaliada até este mês de dezembro, foi postergada a pedido do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria Comercio Exterior.
O Ministério solicitou vistas sobre a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para realizar uma análise mais profunda a respeito do assunto, e a decisão pode acabar saindo só no começo de 2016.
Como funciona o controle de estabilidade
A questão seria um impasse por parte das fabricantes de veículos.
A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) pede prazos de 5 anos para adequar a exigência aos projetos de novos modelos, e 7 anos para veículos já homologados no país.
Já o Denatran sugere prazo de três anos para novos projetos e cinco anos para projetos existentes.
O Controle Eletrônico de estabilidade age preventivamente, isto é, o seu objetivo é prevenir acidentes ao invés de apenas proteger contra impactos.
O ESC já é obrigatório na Europa e é considerado por muitos a maior inovação em segurança automotiva, superada apenas pelo cinto de segurança. Entenda como ele funciona no vídeo abaixo:
Um comentário em "Obrigatoriedade do Controle de Estabilidade"