Created with Snap
Alinhamento de carro: saiba como e quando fazer

Alinhamento de carro: saiba como e quando fazer

Ao dirigir, é importante estar atento para perceber caso o veículo apresente algum problema e precise ir a um mecânico para resolver esta situação. O alinhamento de carro, por exemplo, é um procedimento importante que deve ser feito regularmente.

Confira mais informações sobre esse procedimento, como é feito e quando é preciso procurar uma oficina para resolver essa situação!

Por que devo fazer alinhamento de carro?

O alinhamento do carro é importante para ajustar os pneus do veículo, uma vez que, quando eles se fixam em posições diferentes, podem causar problemas na direção. Além disso, deixa os passageiros desconfortáveis e menos seguros.

Rodar por muito tempo com um carro desalinhado pode fazer com que os pneus apresentem um maior desgaste e, principalmente, de maneira desigual. Afinal, isso faz com que o automóvel se esforce mais para um lado do que para o outro. Com o passar do tempo, reduz a vida útil da borracha.

Quando é preciso fazer esse procedimento?

Não existe uma regularidade definida, de modo que é preciso procurar um especialista caso identifique as seguintes situações:

  • se notar que o desgaste dos pneus está desigual;
  • o veículo é puxado para um lado quando circulando em uma via reta e com pouco vento;
  • volante desalinhado, também ao circular em linha reta;
  • dificuldade de retornar o volante depois de uma curva;
  • quando a roda se choca com algum objeto grande na estrada;
  • ao passar em um buraco de tamanho considerável;
  • caso haja uma mudança na posição da suspensão.

Mesmo que não identifique nenhum problema, o alinhamento e o balanceamento, também, devem ser realizados a cada 10 mil quilômetros rodados.

Como acontece o diagnóstico?

Ao apresentar para o mecânico o problema do alinhamento de carro, será realizado um procedimento que é bastante simples.

Leia também:  Como lavar o carro? Conheça 6 dicas e cuidados importantes!

Primeiramente, o profissional irá fazer testes para descobrir o grau de cambagem — ângulo de inclinação da roda, quando vista de frente para o veículo. Depois, ele irá verificar se há convergência entre os pneus— quando ambos estão voltados para o mesmo lado — ou divergência — quando cada um está virado para direções diferentes.

Existe um jeito fácil para que o motorista possa identificar a hora de fazer o alinhamento do carro: em uma via com pouco trânsito, acelere até atingir aproximadamente 60km/h e freie o carro até que ele pare. Se o volante “puxou” para um dos lados sozinho, é praticamente certo de que chegou a hora do alinhamento. 😉

Gostou das dicas sobre alinhamento de carro? Então aproveite para conhecer outras dicas sobre manutenção e muito mais no Blog Unidas Seminovos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2020 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados