Created with Snap
Identificando luzes do painel pela cor

Entenda o que indicam as luzes de alerta do painel do seu carro

Com o avanço da tecnologia de computadores de bordo e injeção eletrônica, cada vez mais os carros nos ajudam a guiar com segurança e cuidar de sua manutenção. Essa comunicação com o motorista acontece, entre outras formas, por meio das luzes de alerta do painel do carro.

Elas dão avisos relacionados a falhas de componentes e sobre suas condições de funcionamento. Assim, é importante conhecê-las para identificar quando há problemas ou se estão apenas informando uma situação normal.

Quer saber o que as luzes de alerta do painel significam? Então continue a leitura e aprenda o que cada uma revela sobre o seu carro!

Identifique as luzes de alerta do painel pela cor

Identificando luzes de alerta do painel do carro

Saiba o que indicam as luzes de alerta do painel do seu carro.

Quanto mais moderno for o veículo e mais componentes eletrônicos ele tiver, maior será o número de avisos luminosos. Assim, é difícil decorar todos. No entanto, é possível ter uma noção da gravidade do alerta pelas cores que aparecem no painel.

No geral, elas estão divididas em três grupos. Vejamos quais são a seguir.

Brancas, azuis ou verdes

Os avisos luminosos nas cores branco, azul e verde são apenas para indicar o acionamento de algum equipamento ou acessório. Essas luzes ficam ligadas enquanto o componente estiver funcionando.

Luz amarela ou laranja

O que significa a luz amarela no painel? Luzes de alerta do painel que se acendem nas cores amarelo ou laranja indicam uma falha moderada, que não impede o carro de continuar funcionando — mas que vai se agravar com o tempo. Assim, se uma luz dessas se acende, o motorista pode seguir até um local seguro e verificar a situação.

Vermelhas

As luzes vermelhas são emergenciais. Quando um aviso desse se acende, o problema é grave e necessita de reparo imediato. Se o carro continuar funcionando com uma dessas luzes acesa, a falha pode causar um acidente de trânsito ou levar a uma pane total.

Saiba quais são os principais avisos luminosos do seu carro

Identificando luzes do painel pela cor

Os avisos luminosos são importantes indicadores do que está acontecendo com o seu carro.

Se uma luz vermelha, amarela ou laranja acender no seu painel, significa que o sistema eletrônico do carro está alertando para um problema. Por isso, é bom saber identificar o que significa cada símbolo para não ficar na mão.

Veja abaixo alguns dos avisos em luzes de alerta do painel mais comuns e importantes para o funcionamento do veículo:

Injeção eletrônica

 

O símbolo da injeção eletrônica é amarelo e se acende no momento da partida, devendo apagar logo depois. Se continuar iluminado ou se acionar durante o uso do carro, é sinal de mau funcionamento no sistema, que pode causar consumo excessivo de combustível ou dificultar as próximas partidas.

 

 

Bateria

Luzes de alerta do painel: bateria

 

Outra luz que se acende no momento da partida é a da bateria — é um sinal vermelho e que também deve se apagar. Ao permanecer acesa com o motor funcionando, indica problemas na própria bateria, no alternador ou em outro componente do sistema de recarga.

 

 

Freios

Luzes de alerta do painel: freio

 

Esse sinal se acende quando o freio de estacionamento (freio de mão, na maioria dos veículos leves) está acionado ou quando há problemas no sistema de frenagem, como nível baixo do óleo ou pastilhas gastas. É um alerta vermelho, pois um problema nesse sistema pode causar acidentes.

 

 

Temperatura do motor

Luzes de alerta do painel: temperatura do motor

 

Aviso vermelho que indica o superaquecimento do motor. Problemas no sistema de arrefecimento, como nível da água, falha na ventoinha ou nos sensores são indicados por essa luz. O ideal é parar o carro imediatamente e chamar um socorro mecânico.

 

 

Pressão do óleo

Luzes de alerta do painel: oleo

 

O aviso de pressão do óleo do carro também é muito preocupante, e por isso é vermelho. Indica falha na lubrificação do motor por problemas na bomba ou nas válvulas, vazamentos, nível baixo do óleo ou outros componentes danificados.

 

 

Combustível

 

Essa luz amarela é acionada quando o tanque de combustível está na reserva. O ideal é não deixar que ela se acenda, mantendo o tanque o mais cheio possível para evitar problemas na bomba e nos bicos injetores.

 

 

Como vimos, as luzes de alerta do painel são a forma do carro avisar o motorista sobre problemas nos seus diversos componentes ou o acionamento deles. Assim, saber identificá-las é importante, pois podem indicar uma falha que comprometa a segurança ou cause estragos maiores na mecânica do veículo.

Aqui na Unidas Seminovos você encontra carros com garantia de procedência, quilometragem real verificada e todas as revisões em dia. Acesse o nosso site e escolha o seu seminovo ideal!

Unidas Seminovos

8 comentário em "Entenda o que indicam as luzes de alerta do painel do seu carro"

  1. Boaventura Domingos Tulo Bunga disse:

    As luzes no formato de um chassim não sei o que indicam e gostaria saber

    1. Olá! Teria algum exemplo deste alerta no painel para analisarmos?

  2. Bruno disse:

    Boa noite; queria uma ajuda pra entender uma luz, q aparece no meu carro em formato de um “carro com uma chave de boca no meio ” ja troquei varias pessa e continua acendendo porque sera?

    1. Olá Bruno! O seu carro possui chave codificada? A luz de alerta que você descreve parece o alerta referente a problemas com a chave codificada ou com o chip que existe dentro dela. Muitas vezes, esse alerta mostra a silhueta de um carro com uma chave dentro, que pode ser confundida com uma chave de boca. Procure um especialista para verificar se está tudo certo com a sua chave codificada e depois nos conte se deu certo, ok? Esperamos ter ajudado. Obrigado pelo comentário e volte sempre!

  3. Bianca Lopes disse:

    É normal todas as luzes acender na meia chave, depois da partida se apaga.

  4. Eni disse:

    Luz amarela no Painel. E mesmo dando a partida persistem acesas.

  5. Jucelia disse:

    No meu carro acendeu uma luz vermelha em forma de triângulo, a mesma que pisca quando ligo o alerta dos faróis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: