Created with Snap
Revisão de carro: saiba o que verificar antes de uma viagem longa

Revisão de carro: saiba o que verificar antes de uma viagem longa

Tempo de leitura: 5 minutos.

Chegou aquela hora tão esperada: depois de tanto tempo, você vai pegar seu carro e fazer a sonhada viagem de férias com a sua família ou com seus amigos! Porém, para que este momento seja inesquecível mesmo, você precisa saber quais itens deve incluir naquela revisão de carro que deve ser feita antes de pegar a estrada.

Os itens de verificação obrigatória estão listados aqui para você acompanhar os trabalhos do seu mecânico de confiança. Negligenciar a checagem dessas peças poderá transformar sua viagem em uma enorme dor de cabeça e colocar a segurança de todos em risco. A manutenção preventiva serve exatamente para evitar problemas!

Vejamos então quais são os itens de conferência obrigatória na revisão de carro antes de qualquer viagem um pouco mais longa:

Óleo e demais fluidos

Revisão de carro: Troca de óleo e demais fluidos

Se a data da troca de óleo do seu carro estiver próxima, faça o procedimento antes de viajar. Aproveite para verificar os demais fluidos, como o da direção hidráulica e o dos freios.

Atenção para este último: a verificação do fluido de freio deve sempre ser feita por um profissional especializado neste tipo de manutenção. Se você abrir o reservatório, pode permitir a entrada de bolhas de ar, o que prejudicará o seu sistema de frenagem, comprometendo a segurança do seu carro.

Pneus

Revisão de carro - Pneus
São eles que colocam toda a tecnologia do seu carro em contato com o asfalto. Portanto, não vai adiantar nada você ter o veículo todo em dia se os pneus estiverem em más condições. Nunca se esqueça dos pneus em qualquer revisão de carro!

Primeiramente, é preciso verificar o padrão de desgaste dos pneus. Se as bordas estiverem mais gastas, é sinal de que você está rodando com pouca pressão. Se estiver enchendo o pneu mais do que deve, ele ficará mais desgastado no centro. Se um dos lados do pneu estiver mais desgastado que o outro, pode ser hora de mandar o veículo para o alinhamento.

Leia também:  Batidas no trânsito: Saiba como agir adequadamente

Antes de viajar, é importante ver se os sulcos dos pneus estão com a profundidade adequada. Você pode medir isso pelo TWI (Tread Wear Indicator), que são pequenos pontos que ficam entre as ranhuras do pneu. Se eles estiverem aparentes, é hora de trocar a borracha.

Se os seu pneus estiverem em boas condições, não se esqueça de calibrá-los logo antes de pegar a estrada. A pressão indicada é informada no manual do proprietário do seu carro.

Dica: calibre os pneus frios para garantir a pressão ideal de rodagem ao longo do dia! Ah, e confira também 6 cuidados essenciais para preservar os pneus do seu carro.

Alinhamento e Balanceamento

Revisão de carro: Alinhamento e Balanceamento
Verificar o estado da direção do carro é um dos itens mais importantes de uma revisão de carro. Antes de viajar, teste como o seu carro se comporta em movimento. Se ele estiver “puxando” a direção para um dos lados, pode ser necessário fazer o alinhamento das rodas. Se o volante estiver vibrando quando você atinge velocidades próximas de 80 km/h, é sinal de que seu veículo precisa de balanceamento.

Não viaje sem realizar estes serviços, pois um carro desalinhado ou desbalanceado pode ficar fora de controle facilmente, comprometendo a estabilidade do veículo principalmente em curvas de alta velocidade.

Suspensão

Revisão de carro: suspensão
Se a suspensão do seu carro está fazendo barulhos estranhos, não pegue a estrada antes de levar o veículo ao mecânico. Problemas na suspensão podem causar acidentes graves, principalmente em rodovias, onde a velocidade média é muito mais alta do que nas cidades.

Pode ser necessário um serviço mais complexo para troca de algumas peças, mas, às vezes, uma simples substituição de buchas pode solucionar o problema. De qualquer forma, é melhor não arriscar! Na dúvida, leve o veículo para conferência no seu mecânico de confiança.

Leia também:  Como lavar o carro? Conheça 6 dicas e cuidados importantes!

Lâmpadas

Revisão de carro: faróis e lâmpadsa
Além da falta de segurança, lâmpadas queimadas geram multas e pontos na sua carteira de habilitação. Portanto, verifique todas elas antes de viajar. Se você não tiver ninguém para acioná-las enquanto você verifica, estacione o carro próximo a uma parede e faça a verificação pelo reflexo que as lanternas produzem.

Viu como a revisão de carro é importante antes de uma viagem? Confira novas dicas como essa que são publicadas toda semana aqui no blog Seminovos News. Assine a nossa Newsletter e não perca nenhuma novidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2020 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados