Created with Snap

Como Diminuir o Consumo do Carro em 7 Passos

Como o consumo de combustível é um dos principais gastos atribuídos ao uso do automóvel, o aumento nos preços da gasolina e do álcool podem influenciar no bolso do dono de um veículo. Para driblar esse encarecimento, algumas dicas de como diminuir o consumo do carro podem te ajudar a ter litros de economia.

Aprenda como diminuir o consumo do carro e economize no fim do mês

Práticas como realizar revisões regulares, manter os pneus calibrados e calcular o consumo de combustível podem te ajudar a economizar no fim do mês.

Saber o básico sobre o abastecimento do carro também ajuda muito. Confira algumas dicas sobre o assunto para começar:

Agora que você já conferiu as principais dúvidas na hora de abastecer o carro, vamos para os 7 passos que separamos para você aprender a diminuir seus gastos com combustíveis:

1. Faça revisões regulares

Além de ser importante para a segurança, fazer revisões regulares é uma etapa primordial para verificar se todos os componentes dos automóveis estão em perfeito estado de funcionamento, já que alguns itens, como velas e filtros de ar, estão diretamente relacionados ao consumo de combustível.

2. Calibre os pneus

Calibrar os pneus

Os pneus murchos são responsáveis por gastar cerca de 20% a mais de combustível. Portanto, lembre-se de mantê-los na calibragem correta, de acordo com as recomendações do fabricante. O indicado é calibrá-los ao menos uma vez a cada quinze dias.

3. Combustíveis de Qualidade

Evite combustível excessivamente barato e de origem duvidosa. Às vezes visamos a economia e esquecemos que o barato pode sair caro. Ao adquirir um produto que não é de qualidade, você está sujeito a comprar um produto adulterado, que é consumido mais rapidamente pelo veículo.

4. Cuidado na largada

Ao acelerar o veículo, a injeção eletrônica insere combustível no motor. Quanto mais força você colocar na aceleração, mais combustível será demandado. Portanto, dê largada sempre devagar para evitar desperdício.

5. Escolha o melhor trajeto

Além da distância, o trajeto também influencia no consumo de combustível. O mais indicado é optar por rotas onde você possa manter uma velocidade constante. Quanto menos trânsito e semáforos, melhores as chances de economizar.

6. Ar condicionado ou janelas abertas?

O ar condicionado costuma gastar bastante combustível. Entretanto, o que muitos não sabem é que deixar as janelas abertas faz com que o consumo de combustível aumente, principalmente em altas velocidades. Nesse caso, optar pelo ar condicionado reduz o consumo.

7. Calcule o consumo de combustível para descobrir o ideal para o carro

Dentre as dicas de como diminuir o consumo do carro, umas das mais importantes é calcular o consumo de combustível para descobrir qual produto mais indicado para seu veículo visando a opção é mais vantajosa. O indicado é que o valor do litro do álcool esteja abaixo de 70% do preço do litro da gasolina.

E aí, gostou das dicas para economizar combustível? Para mais artigos como esse, confira sempre os últimos posts do blog da Unidas Seminovos!

Unidas Seminovos

7 comentário em "Como Diminuir o Consumo do Carro em 7 Passos"

  1. Carlos Alberto Pinto Siqueira disse:

    Adorei as dicas, estou alugando na Unidas há 8 meses. Mas o próximo passo é o de comprar o meu, pois este trabalho é muito bom. Obrigado…

  2. mario filho disse:

    meu carro astra 2.0 gasolina automatico 2.004

    gasta 5 km por litro e nao consigo melhorar o gasto
    ja troquei – velas /cabos
    tem jeito ?

  3. Carlos Wagner Correa disse:

    Ótimas dicas.
    Parabéns!

  4. Belmiro disse:

    Bom dia!

    Eu faço o controle do consumo do meu carro todos os dias quando vou abastecer, tenho um Gol G4 2014, e a média dele é sempre entre 16 á 17 quilômetros por litro de combustível, não ando igual doido nas rodovias, média de velocidade é de no máximo de 110 km Hrs. isso, nas ultrapassagens. mas existe outra maneira de se fazer economia, ao escolher um posto para abastecer, inclusive nas rodovias. Exemplo: Só abasteço em posto de bandeira e não costumo abastecer em postos onde se acha promoções, não existe milagre, se tem promoção, tem combustível adulterado com certeza. com mais de 60% de Etanol de mistura..

  5. Ricardo Picchi disse:

    Bacana … Matéria interessante. Na minha visao… Faltou incluírem o seguinte: (i) quando você perceber que o farol está fechando ou fechado, NÃO tem porque acelerar, afinal a faixa não é de chegada…(rsrs) é de pedestres; (ii) utilização constante de freio motor; (iii) a marcha certa ao momento (carros manuais). Sabe quando a engrenagem perde força?!?! Marcha errada eleva o consumo.

    Enfim… Esses pequenos detalhes praticados com frequência, a longo prazo fará a diferença…

    Vale a pena também… Para quem tem carros flex alternar o combustível. Para cada 4 tanques de etanol, 1 de gasolina. E também, vez e outra, fazer o que chamam de “rabo de galo”… O que é isso ? É simples, ao abastecer, por exemplo… Vai abastecer R$100… Coloque 10 ou 20 de gasolina e o restante de álcool.

  6. Zack Nigh disse:

    Gostei este website. o material é muitíssimo benéfico. Vou revir outra hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: