Como fazer chupeta na bateria do carro do jeito certo!
O termo é esquisito, porém bastante conhecido por todos os brasileiros. Mas, apesar de saber o que é, nem todos sabem como fazer chupeta no carro quando a bateria está descarregada, o que pode acontecer por vários motivos. Cuidar bem da bateria do carro é um dos cuidados que você precisa ter constantemente, mas imprevistos acontecem e é bom saber resolver este tipo de situação.
Como se trata de um procedimento envolvendo energia elétrica, todo cuidado é pouco! Portanto, assista ao passo a passo de como fazer uma chupeta na bateria do jeito certo, com toda segurança, e aprenda a lidar com imprevistos deste tipo:
Como fazer chupeta na bateria do carro
A popular “chupeta” é a forma mais fácil e comum na hora de “ressuscitar” uma bateria descarregada. Este procedimento é conhecido por esse nome porque, quando estão conectadas, a bateria ruim “chupa” a carga da bateria boa, completando a sua carga.
E para fazer a chupeta não tem mistério. Se você não pode assistir ao vídeo acima, basta seguir os 5 passos abaixo:
- Antes de fazer o procedimento, certifique-se que todos os equipamentos eletrônicos como faróis e rádio estejam desligados. Você precisa de um carro em funcionamento e do cabo de ligação direta. Caso não tenha este cabo na hora, verifique se alguém pode emprestar para você. (Dica: Cabos de ligação direta são facilmente encontrados em lojas de peças de veículos);
- Com os dois carros desligados, abra os capôs de ambos e localize a bateria;
- Comece pelo cabo preto, o negativo (-), conecte o mesmo no polo negativo da bateria de cada carro;
- Depois o cabo vermelho deve ser ligado ao polo positivo (+) de cada bateria;
- Dê a partida no carro bom, espere uns minutos e tente ligar o carro com a bateria ruim. Se o carro pegar, espere alguns minutos e retire o cabo. Pronto!
Caso não tenha como realizar o procedimento acima, lembre-se que, se você tiver seguro, é possível acioná-lo por telefone e solicitar auxílio. Geralmente, a empresa envia alguém para te ajudar com o procedimento, ou pode providenciar o reboque até uma oficina para que seja feita a recarga da bateria.
Veja também: Entenda o que indicam as luzes de alerta do painel do seu carro
Como proceder depois de fazer a chupeta na bateria do carro
A chupeta na bateria do carro é um procedimento de emergência. Jamais deve ser feito sem necessidade!
Fique atento para que a sua bateria não volte a ficar sem carga.
Os motivos para uma bateria descarregar podem ser vários: tempo de uso, problemas com o conector da bateria, luzes ou equipamentos eletroeletrônicos (rádio, faróis e outros) ligados com o carro desligado, entre outros.
Baterias de carros duram, em média, 3 anos. Se a bateria for nova, vale a pena levar o carro para uma checagem no seu mecânico de confiança.
Veja também: Quais os Melhores Modelos de Carros Até R$ 40 mil Seminovos?
Aprenda como fazer chupeta no carro e muito mais!
O vídeo deste artigo está disponível também no canal da Unidas Seminovos no Youtube. Quer aprender muito mais sobre o seu carro? Se inscreva no canal, ative o sininho das notificações e não perca os novos vídeos da Unidas Seminovos com dicas, ofertas e muito mais sobre o universo automotivo!

O artigo esclarece bem ,mas gostaria de saber qual a espessura certa do cabo para esse tipo de socorro?
Dionatas, geralmente os cabos vendidos para esta finalidade têm a espessura de 10mm!
Show de bola
muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.
Já escutei falarem do perigo de danificar os componentes eletrônicos do carro, principalmente o alternador. E que com essa prática fecha 24 volts podendo danificar ambos os carros.
Dica bacana.
Sempre tive um aparelho no carro e já tirei muita gente do “aperto” ao emprestar o carro e o aparelho, mas eu não sabia como fazer.
Explicação supersimples e bastante esclarecedora!
Ligando positivo com positivo e negativo com negativo não faz 24 volts
@Sandro Garcia não tem risco pois a carga é distribuída. O alternador faz o mesmo que a bateria boa está fazendo: carregando a esgotada. E também pra fechar 24v teria que ligar as baterias em série (do positivo de uma ao negativo de outra, daí do positivo desta ao jumper positivo e o jumper negativo ao negativo do outro carro – muito mais complicado e ninguém faria isso por engano). Se ligar direto os polos invertidos dá curto na hora pela alta corrente, por isso a importância de seguir as instruções. Abraços
Nao recomendo que o carro que está auxiliando fique ligado, descobri que queimei o Hall do Kadett duas vezes por fazer isso. Melhor deixar o carro que está auxiliando desligado, de preferencia sem as chaves no contato. Ah mas se o carro auxiliar arriar a bateria por causa disso, bem o carro auxiliar deve ser utilizado por umas poucas vezes de partida do outro carro que está com problema, tres ou quatro tentativas curtas de partida. Melhor arriar a bateria do que ter problema eletronico com troca de componentes. O ultimo hall que comprei custou 170,00 e nao é o original da GM. Obs. tenho esse Kadett desde zero, 1995/mod. 96. Nunca havia ficado na mão com nenhum carro e o Kadett pifou na estrada, zero de faisca. tive que guinchar. Problema no Hall.
Me ajudou bastante sempre fico na dúvida de qual cabo liga primeiro. Parabéns pelo conteúdo, bem didático.
Duas baterias de 12 volts ligadas em paralelo manterão a tensão total em 12 volts. A corrente (ampere-hora) que elas podem fornecer, no entanto, será combinada. Ou seja, se cada bateria tiver uma capacidade de 100Ah, a capacidade total do sistema em paralelo será de 200Ah.