Created with Snap
Ford Ka

Ford Ka: prós e contras que você precisa conhecer!

Alguns veículos marcam época não pelos motivos certos, como aconteceu com a primeira geração do Ford Ka. Compacto e com visual controverso, ele teve boa vendagem e até hoje pode ser visto pelas ruas do Brasil, embora seja bem menos comum que a versão de seu bem-sucedido retorno ao mercado.

Muito diferente da versão dos anos 1990, o modelo relançado em 2014 ganhou um design atraente e manteve-se compacto, o que fez dele uma das melhores opções de entrada para o uso na cidade.

O Ford Ka tem lados positivos e negativos, como todo e qualquer carro. A partir de agora, nós vamos apresentar os prós e contras deste modelo. Então, continue a sua leitura e confira se ele é mesmo o carro ideal para você!

1) Visual e conforto

Como mencionado, o Ka ainda é um veículo compacto, mas deixou de ser minúsculo, como era seu antecessor. A versão vendida desde 2014 ganhou estilo e espaço interno, o que deixou ele bastante competitivo em uma das categorias mais disputadas do mercado, com concorrentes como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20.

Todo esse conjunto visual faz com que ele seja uma excelente opção para a compra e também para a revenda, pois se tornou um veículo de visual agradável e desejável. O modelo agora ostenta uma bela grade frontal e faróis harmônicos, além de vincos bem colocados, conseguindo chamar a atenção sem perder a sobriedade.

O espaço interno é bom para o motorista e os demais ocupantes, mas o porta-malas apresenta limitações, algo comum nos veículos compactos. A capacidade é de 257 litros, certamente um dos menores da categoria, o que o deixa menos atraente para quem costuma fazer viagens em família com frequência.

Nesse caso, para quem ainda pretende ficar com o Ford Ka, a melhor opção é a versão sedan, cuja capacidade de carga salta para 445 litros. Aliás, ter uma versão sedan foi outro avanço da nova geração, que tornou o projeto ainda mais versátil e vendável, seguindo a tendência de outros modelos da categoria, como a versão Plus do Ônix.

Ford Ka

2) Dirigibilidade

Esse é um aspecto que varia de acordo com a versão testada, mas, desde a versão 1.0 manual, o Ford Ka é um dos mais elogiados da categoria. Mesmo não sendo um esportivo de luxo, ele é bastante divertido para quem gosta de pisar com um pouco mais de força no acelerador, algo que deve ser feito sempre com prudência e respeito ao limite das vias públicas.

A esperteza do modelo faz com que ele seja uma boa escolha tanto para quem fará uso na cidade quanto para quem passará mais tempo nas estradas. No “acelera e para” do trânsito urbano, ele consegue se sair bem e não gera nenhum incômodo para os motoristas que vêm atrás; na estrada, ele consegue desenvolver uma boa velocidade média e fazer ultrapassagens e retomadas sem aumentar a vulnerabilidade dos ocupantes. Por esse motivo, ele é muito requisitado por frotistas e motoristas de aplicativos.

É um carro agradável para quem está no volante e se sai bem em diferentes cenários, algo bastante desejável por quem busca um veículo que será submetido a diferentes tipos de uso. Destaque positivo para a suspensão que, embora seja um pouco dura, consegue amenizar as imperfeições das vias brasileiras.

3) Manutenção

Outro aspecto positivo do Ford Ka é o baixo custo de manutenção, com valores inferiores a R$600 para cada 10 mil quilômetros rodados. Na tabela da marca, apenas as revisões dos 40 e dos 60 mil km extrapolam esse valor, ficando na média dos R$800. São valores bastante acessíveis, especialmente para quem roda mais na cidade e acaba tendo que fazer a revisão anualmente por rodar menos de 10 mil km por ano.

As revisões mais caras também se justificam pelo maior nível de intervenção no veículo, pois geralmente implicam na troca de componentes de maior custo e complexidade que já atingiram a sua vida útil, a exemplo das pastilhas de freio. No geral, além de necessárias, as revisões ajudam o proprietário a economizar dinheiro, pois evitam que o veículo quebre nas ruas e também o acúmulo de defeitos, que encarece a manutenção corretiva.

A segurança também é um dos fatores contemplados pela revisão periódica e de extrema importância. Serve para evitar que você, pessoas queridas e terceiros sofram traumas graves ou, até mesmo, fatais, muitas vezes, evitáveis quando o veículo está em dia com a sua manutenção.

4) Desempenho

A versão 1.0 do Ford Ka conta com um motor de 3 cilindros, algo que já foi questionado no passado e hoje é bastante comum no mercado, pois foi bem aceito pelo público consumidor. Com essa configuração, a mecânica do veículo rende 85 cv, uma potência que impulsiona com tranquilidade seus 1.033 kg.

A versão manual sai da inércia para os 100 km/h em 10,7 segundos, atingindo a velocidade máxima de 181 km/h. É um desempenho bastante convincente para um motor 1.0, que é geralmente escolhido para rodar majoritariamente nas cidades e em vias com limitação da velocidade na faixa dos 110 km/h.

5) Consumo

Na categoria em que o Ford Ka compete, o consumo é um dos principais aspectos considerados antes da compra. Com as sucessivas altas no preço do combustível, essa ponderação passou a ser, de fato, uma preocupação, especialmente para quem utiliza o veículo diariamente ou trabalha com o transporte de passageiros em aplicativos.

A versão 1.0 manual é a mais econômica entre as disponíveis, capaz de rodar 13,4 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Com etanol, como é de se esperar, essa média é inferior, sendo 9,2 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada. Isso exige que o proprietário saiba calcular o combustível que é o mais vantajoso, tendo em vista a média de consumo e o preço nas bombas.

Agora que você conhece o Ford Ka, suas vantagens e desvantagens, sabe que ele é um excelente carro para ter na garagem e como companheiro no dia a dia. O modelo tem uma boa oferta no mercado de seminovos e, na Unidas Seminovos, você pode encontrar o seu com excelente procedência, todas as revisões em dia e em perfeito estado!

Gostou de saber mais sobre um dos compactos mais desejados do Brasil? Entre em contato conosco e saiba como levá-lo para a sua casa!

Unidas Seminovos

Um comentário em "Ford Ka: prós e contras que você precisa conhecer!"

  1. Claudia Miranda disse:

    Sou motorista de aplicativo e rodo
    6.000 km mês, tenho um Ka SE 1.0 2020 faz na cidade 15.5 na gasolina e na estrada 20 a 22 km sem ligar o ar condicionado.
    Super econômico, muito espaço interno. Amei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: