Created with Snap
Posso misturar gasolina com etanol em carros seminovos?

Posso misturar gasolina com etanol em carros seminovos?

Não tire nenhuma conclusão sobre a segurança de misturar gasolina com etanol em carros seminovos, sem antes ler isso!

Misturar gasolina com etanol pode ser uma dúvida comum entre os proprietários de carros seminovos. Afinal, será que isso pode afetar o desempenho do veículo ou mesmo danificar o motor?

Antes de tudo, é importante que você entenda o que, de fato, é gasolina e o que é etanol. A gasolina é um combustível fóssil, produzido a partir do petróleo, e o etanol é um biocombustível, produzido a partir da cana-de-açúcar. Ambos são utilizados como fontes de energia para motores de veículos. Em alguns países, como o Brasil, é comum a mistura de gasolina com etanol, sendo conhecida como gasolina aditivada. No entanto, muitos proprietários de carros seminovos ficam na dúvida se é seguro fazer essa mistura em seus veículos. 

Posso misturar gasolina com etanol em carros seminovos? Se você também tem essa dúvida, não se preocupe! Vamos esclarecer essa questão e ajudar você a entender se essa prática é segura ou não.

Essa é uma pergunta comum que muitos proprietários de carros fazem. Afinal, com o aumento do uso de combustíveis renováveis, essa é uma dúvida comum.

A resposta curta é: sim, é possível misturar gasolina e etanol em carros seminovos, desde que sejam respeitadas algumas recomendações. A primeira delas é verificar se o veículo tem um motor flex, ou seja, projetado para funcionar tanto com gasolina quanto com etanol, ou se é movido exclusivamente a gasolina. Se o carro for flex, você pode misturar gasolina e etanol sem problemas. Já se ele for movido exclusivamente a gasolina, é preciso ter mais cuidado.

Por outro lado, há uma outra dúvida de quem decide experimentar essa mistura, que é quanto à proporção ideal dos combustíveis.

Qual é a proporção correta para misturar gasolina com etanol?

A proporção correta de gasolina e etanol varia de acordo com o modelo do carro e com as especificações do fabricante. Em geral, a mistura mais comum é a de 70% de gasolina e 30% de etanol, conhecida como E30. No entanto, alguns carros são projetados para funcionar apenas com gasolina pura, enquanto outros são flex, capazes de usar tanto gasolina quanto etanol ou mistura dos dois.

É importante lembrar que a mistura incorreta de gasolina e etanol pode prejudicar o desempenho do motor e até mesmo danificar o veículo. Portanto, certifique-se sempre de usar a proporção correta recomendada pelo fabricante.

misturar gasolina com etanol

Quais são as vantagens de misturar gasolina com etanol?

A principal vantagem de  misturar gasolina com etanol é o preço. O etanol é mais barato que a gasolina e, portanto, a mistura pode ser uma opção mais econômica. Além disso, o etanol é um combustível mais limpo, o que significa que a mistura pode ajudar a reduzir as emissões de gases poluentes.

  • Mais Barato

A mistura de gasolina e etanol geralmente é mais barata do que a gasolina pura. Isso ocorre porque o etanol é mais barato de produzir do que a gasolina, o que significa que os motoristas podem economizar dinheiro em cada abastecimento.

  • Mais Sustentável

O etanol é uma fonte de energia renovável, o que significa que é mais sustentável do que a gasolina. O etanol é produzido a partir de plantas como o milho e a cana-de-açúcar, que podem ser cultivados novamente, enquanto a gasolina é produzida a partir de petróleo, um recurso finito. Ou seja, a mistura de gasolina e etanol também pode ajudar a reduzir as emissões de carbono.

  • Reduz as Emissões de Carbono

A mistura de gasolina e etanol também pode ajudar a reduzir as emissões de carbono. Quando queimado, o etanol emite menos gases de efeito estufa do que a gasolina, o que pode ajudar a mitigar as mudanças climáticas.

  • Aumenta a Octanagem

O etanol tem uma octanagem mais alta do que a gasolina, o que significa que ele pode ajudar a melhorar o desempenho do motor. Isso ocorre porque a octanagem é uma medida da resistência do combustível à detonação, e um combustível com uma octanagem mais alta pode suportar uma compressão maior antes de explodir.

Quais são as desvantagens de misturar gasolina com etanol?

Agora que você já conhece as vantagens, conheça também as desvantagens de fazer essa mistura.

  • Pior Economia de Combustível

Embora a mistura de gasolina e etanol seja geralmente mais barata do que a gasolina pura, ela pode ter uma economia de combustível pior. Isso ocorre porque o etanol contém menos energia por galão do que a gasolina, o que significa que o motor precisará queimar mais combustível para percorrer a mesma distância, gerando um consumo de combustível mais alto.

  • Problemas de Armazenamento

O etanol é mais corrosivo do que a gasolina, o que pode levar a problemas de armazenamento. Se o etanol for deixado em um tanque de gasolina por muito tempo, ele pode corroer as peças metálicas do motor e causar problemas de funcionamento.

  • Misturas Variáveis

A mistura de gasolina e etanol geralmente não é padronizada, o que significa que pode haver variações na mistura de posto para posto e até mesmo dentro do mesmo posto. Isso pode dificultar a determinação da quantidade de combustível que está sendo usado e prejudicar o desempenho do motor.

  • Menor Durabilidade

O etanol pode ter uma durabilidade menor do que a gasolina, o que significa que pode se decompor mais rapidamente se deixado em um tanque por muito tempo.

Agora que você já sabe tudo sobre a mistura de gasolina com etanol, qual a proporção ideal, quais as vantagens e desvantagens de misturar esses dois tipos de combustíveis, que tal dar uma olhada nos modelos de carros seminovos disponíveis na Unidas?

A Unidas é uma das maiores locadoras do Brasil. Conta com mais de 90 mil ativos entre veículos leves, caminhões, máquinas e equipamentos pesados. Também oferece plataforma completa de soluções de gestão e locação de veículos, além de operação com mão de obra especializada. Conta ainda com mais de 200 lojas entre aluguel de carros e venda de seminovos leves e pesados para você ou sua empresa.

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: