Sensor de ré: saiba como instalar esse acessório
O sensor de ré, também conhecido como sensor de estacionamento, facilita muito as manobras em vagas estreitas.
Com o dispositivo, aquelas encostadinhas chatas em guias, pilastras ou outros veículos ficaram no passado.
E se você está interessado em colocar um sensor de ré no seu carro ou comprar um veículo com o equipamento já instalado, leia este post até o final.
Nós vamos te mostrar como o aparelho funciona, o passo a passo da instalação e até os ganhos financeiros que essa inovação trouxe para os motoristas.
Como funciona o sensor de ré?
O funcionamento do sensor de ré se baseia no ultrassom. Essa tecnologia calcula em tempo real a distância entre o carro e qualquer obstáculo.
Quando o sensor de estacionamento identifica que o motorista corre o risco de bater, emite alertas sonoros e visuais.
O alerta sonoro fica mais alto e rápido conforme o perigo de colisão aumenta. Dessa forma, mesmo os motoristas menos experientes conseguem se atentar à presença de paredes, guias e pilastras.
Já o alerta visual costuma ser semelhante a um mapa de calor. Assim que o carro se aproxima de um objeto ou estrutura, as cores ficam mais chamativas.
Outra opção encontrada no mercado é o modelo que exibe a distância em números entre o carro e a área de risco.
Além disso, você pode instalar uma câmera acima da placa traseira para complementar a função do sensor.
Essa câmera exibe as imagens no retrovisor interno ou na central multimidia. Portanto, atua como uma alternativa eficaz aos espelhos quando a visibilidade traseira fica limitada.
Inclusive, as câmeras são projetadas com a tecnologia de visão noturna para melhorar a imagem se a iluminação não for das melhores.
E se você é um motorista ainda mais cuidadoso, saiba que pode colocar câmeras complementares na frente e em cada uma das laterais do carro. Aí não tem desculpa mesmo para errar a manobra, né?
Também é importante seguir todos os cuidados necessários com as câmeras. Um exemplo é limpar as lentes apenas com os produtos recomendados pelo fabricante.
Ainda vale se atentar à condensação interna do veículo. O sistema elétrico das câmeras é bastante sensível à água.
Vantagens do sensor de ré
Além da facilidade na hora de estacionar, o sensor de ré oferece outras vantagens para você. As principais estão destacadas a seguir:
- Segurança: Amassar o carro nem é o pior dos problemas evitados pelo sensor de estacionamento. Com essa segurança extra, você também percebe a movimentação de pedestres e animais distraídos;
- Economia: O sensor de ré ainda ajuda a economizar custos com reparos e seguros;
- Confiança: Essa vantagem é útil principalmente para motoristas novos. Com um alerta de estacionamento, ganhar confiança em manobras desafiadoras fica mais fácil;
- Valorização: A instalação de um sensor de ré aumenta o preço do carro na revenda.
Viu como o sensor de estacionamento só traz benefícios? Agora é colocar a mão na massa e instalar o dispositivo!
Como é o passo a passo para a instalação do sensor de ré?
O passo a passo para instalar um sensor de ré é bastante simples. Primeiro, meça o para-choque com uma fita adesiva e determine onde cada sensor será fixado.
O ideal é deixar um espaço máximo de 40 centímetros entre os sensores. Após marcar cada ponto de fixação, siga as orientações abaixo:
- Perfure o para-choque com uma serra copo. Se o componente for de ferro, borrife água antes para evitar o desgaste da serra;
- Ainda no processo de perfuração, garanta que os furos não sejam muito profundos, já que isso aumenta a pressão sobre o sensor de ré e causa mau funcionamento;
- Considere a numeração dos sensores ao realizar os encaixes nos furos, sempre iniciando pelo lado do motorista;
- Use a mesma numeração para conectar cada sensor à sua fonte de alimentação;
- Tome cuidado para não posicionar a unidade central dos sensores próximo à fiação original do carro. Essa é uma forma de evitar interferências no sinal;
- Posicione o sensor de estacionamento sobre o retrovisor interno.
Os processos mencionados podem ser um pouco confusos para quem não está acostumado a instalar componentes em veículos.
Se é o seu caso, solicite a instalação para um profissional de autoelétrica para não correr nenhum risco.
Outras formas de evitar riscos ao estacionar
Agora que você já sabe tudo sobre o sensor de ré, que tal conhecer dicas para caprichar nas manobras em vagas difíceis?
Uma atitude que muitos motoristas esquecem é sinalizar com a seta sua intenção de ocupar a vaga. Isso acontece geralmente em locais fechados, como shoppings e condomínios.
Sempre que houver tráfego de veículos ou pedestres próximo a você, mesmo que não seja na rua, acione a seta e mostre a todos que pretende estacionar.
Essa simples medida pode evitar que os pedestres se aproximem do seu veículo e que outros motoristas buzinem.
Mesmo se você tiver um sensor de estacionamento com câmera no carro, lembre também de olhar nos retrovisores.
Considere que os sensores são componentes auxiliares e servem de alternativa aos espelhos, como mencionado anteriormente.
Apesar de cumprir a função dos retrovisores em alguns casos, dar uma boa conferida nos espelhos é fundamental.
Embora isso possa parecer básico para quem dirige há muitos anos, não é tão simples quando se trata de motoristas recém-habilitados.
Por fim, existem manobras padrões para cada tipo de vaga. Procure conhecer cada uma e praticar em áreas sem muito movimento sempre que tiver a chance.
Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para navegar em outros posts do blog!