Created with Snap
Qual a melhor época para comprar carros seminovos?

Qual a melhor época para comprar carros seminovos?

Comprar um carro seminovo é uma boa opção para quem quer trocar de carro ou conquistar um primeiro automóvel com qualidade e preços acessíveis. De maneira geral, seminovos possuem planos de financiamento flexíveis, com taxas de juros e impostos mais atraentes. Contudo, além dessas vantagens, para fazer um bom negócio, é importante considerar o momento certo para realizar a compra.

Saber escolher a melhor época para comprar carros seminovos pode fazer toda a diferença, pois possibilita que você tenha acesso a preços melhores e condições de pagamentos mais interessantes. Pensando nisso, preparamos este texto com as principais dicas para auxiliar você a escolher a melhor hora e local para comprar seu carro seminovo. Confira!

Épocas melhores que outras

Antes de qualquer coisa, é importante ficar ciente de que, quando o assunto é comprar um carro usado ou seminovo, existem momentos mais adequados do que outros para negociar esse tipo de veículo. Isso acontece por diversos fatores que envolvem a realidade do setor automobilístico.

É fundamental conhecer as necessidades da equipe de vendas, pois elas podem facilitar ou dificultar as condições de compra. Além disso, é válido prestar atenção à realidade das montadoras. O lançamento de um modelo novo promove grandes mudanças no mercado, e isso influencia no progresso de vendas das revendedoras.

Essas e outras questões induzem diretamente a dinâmica de negociação de carros seminovos. Conhecendo melhor como funciona esse universo, você terá melhores condições de saber a época adequada para comprar seu carro usado ou seminovo, podendo, assim, programar suas economias para adquirir um ótimo veículo com excelentes condições.

A hora da renovação do estoque

Qual a melhor época para comprar carros seminovos?

Geralmente, o início do ano é um dos melhores momentos para comprar um carro seminovo. Nessa época, as concessionárias precisam renovar seu estoque, dando espaço para carros de modelos mais novos. Dessa forma, os modelos do ano anterior geralmente ficam com um preço mais acessível, muitas vezes, sendo parte de queimas de estoque.

Além disso, principalmente em janeiro, os gastos da população em geral são voltados às contas contraídas no fim de ano (festas e viagens) e de manutenção da vida em família (IPTU, IPVA e matrículas escolares). Por conta disso, o número de venda de estoques das concessionárias tende a diminuir. Essa realidade chega a render até 10% de descontos no valor dos automóveis do ano anterior.

É por conta desses fatores que o começo de ano é um dos melhores momentos para comprar um carro usado ou seminovo. Além da necessidade de renovação nos estoques, favorecendo promoções e queimas de estoque, a economia desse setor fica desaquecida nesse período do ano. Portanto, programar suas economias para comprar um seminovo logo quando o ano começa pode ser uma boa forma de conseguir vantagens.

Épocas de promoções

Datas comemorativas no geral costumam render boas ações promocionais do setor automotivo, mesmo que não tenham relação nenhuma com este mercado! É comum ver condições especiais e descontos muito interessantes em épocas como o Dia das Mães, Festa Junina e muito mais. Principalmente nos meses do ano em que as vendas estão em queda, a criatividade dos vendedores precisa se superar e você pode se dar bem se souber procurar bem.

Outro bom momento para procurar um automóvel seminovo é no final do ano, época em que as pessoas recebem seu 13º salário, ao mesmo tempo que começa a temporada de festas de final de ano. Sabendo dessa situação, as concessionárias aproveitam as datas comemorativas e o aumento no poder de compra dos consumidores para lançar promoções e atrair clientes (é o exemplo da Black Friday e do Natal). A necessidade de renovar o estoque e o bom momento econômico fazem do final do ano uma excelente época para comprar seu carro seminovo.

Os vendedores precisam bater suas metas

Por último, mas não menos importante, outra época favorável para negociar a troca de carro é no final do mês, principalmente na última semana. Muitos apontam essa como a melhor época para comprar carros seminovos por conta da situação da equipe de vendas nesse momento do mês. É nesse período que os vendedores estão correndo atrás de bater suas metas.

Para cumprir esse objetivo, a equipe de vendas precisa encontrar formas de cativar a clientela e, para isso, fornece condições de negociação que não poderão ser encontradas em outros momentos do mês. Esse é um bom período para tentar barganhar com os vendedores. Afinal de contas, eles precisam bater suas metas e acabam disponibilizando descontos e outras condições que facilitam a compra de um carro seminovo.

Lugar certo — compra certa

Qual a melhor época para comprar carros seminovos?

Até aqui, falamos a respeito da importância de escolher a época adequada para comprar seu carro seminovo. Sem dúvida, saber o melhor momento para comprar faz toda diferença, mas só isso não é suficiente para garantir que sua aquisição seja de qualidade. Outro ponto fundamental é saber onde realizar essa compra.

Nesse sentido, é essencial escolher uma revendedora com experiência e que forneça serviços de qualidade. Para isso, nós da Unidas Seminovos estamos presentes em mais de 18 estados brasileiros, com mais de 100 lojas, prezando sempre por veículos de qualidade e o melhor atendimento para o cliente. Além disso, trabalhamos tanto com modelos populares, como importados de luxo, sempre com opções de pagamento flexíveis e que se adequam à realidade dos mais diversos consumidores.

Comprar um seminovo é uma excelente opção para quem está trocando de carro e quer um veículo em bom estado e por um preço acessível. Como foi possível perceber, é importante considerar a realidade dos consumidores, das revendedoras e, até mesmo, das montadoras para aproveitar a melhor época para comprar carros seminovos. De maneira geral, esses períodos são os finais e começos de ano, além dos fins de mês.

Mas se lembre de que, para realizar uma compra segura e com qualidade, é importante saber escolher uma revendedora adequada, que tenha experiência para prestar serviços com a qualidade que você merece e que apresente as condições que estejam de acordo com suas necessidades.

A Unidas Seminovo é uma excelente opção. Faça contato com a gente e saiba como podemos te ajudar!

Unidas Seminovos

Um comentário em "Qual a melhor época para comprar carros seminovos?"

  1. Miguel Orlando disse:

    Muito interessante a dica!
    Valeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: