Created with Snap
gasolina de qualidade

Afinal, qual a importância de uma gasolina de qualidade?

Ter a certeza de abastecer o carro com gasolina de qualidade representa uma grande tranquilidade para qualquer proprietário de veículo. Isso porque, quando o combustível é de má qualidade ou adulterado, ele pode causar sérios prejuízos relacionados à manutenção do carro.

Por isso, diante de uma oferta tentadora, fique sempre em dúvida para não ser enganado. Se persistir a desconfiança, peça um teste de qualidade. Apesar de muitos não saberem, todos os postos, por lei, devem disponibilizar aos clientes um kit para teste — que indica se a gasolina foi ou não adulterada.

Neste conteúdo, vamos falar sobre a importância de uma gasolina de qualidade para o seu carro. Continue a leitura e confira!

O que é um combustível adulterado?

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) existe uma prática muito comum, mas ilícita, em alguns postos de gasolina: chamada “batizar o combustível”, cuja finalidade é fazer render o produto, lesando o consumidor.

O combustível adulterado é composto por componentes químicos. No entanto, a principal diferença é a quantidade de álcool na mistura. De acordo com especialistas, existe gasolina formulada (de boa qualidade) e adulterada.

A formulada se distingue pela presença do álcool anidro (sem água) em cerca de 27% da gasolina. Esse álcool presente é antidetonante, ou melhor, evita a fusão do motor e garante uma combustão completa.

A adulterada, por sua vez, tem a presença do álcool hidratado misturado à gasolina comum. Essa adulteração é a mais utilizada pelos fraudadores e ocasiona enormes danos aos veículos.

Como é o teste da proveta?

Como já mencionado, o consumidor tem direito por lei de pedir o teste da proveta, o que vai garantir se o que o posto está colocando no seu veículo é realmente uma gasolina de qualidade. Veja como é o teste!

Um frentista capacitado adiciona 50 ml de gasolina e 50 ml de uma solução composta por sal de cozinha e água a uma proveta com uma capacidade de 100 ml. Após fazer a mistura, o etanol que pertencia à gasolina se transfere para a água.

Após uma espera de cerca de 15 minutos, é possível perceber a separação dos líquidos, ficando a gasolina na região superior da proveta. O correto, porém, é que o líquido branco que se forma com água, sal e etanol preencha um volume de 63 ml da proveta. Se o volume for superior a essa marca, existe adulteração.

Vale ressaltar que, se o posto se recusar a fazer o teste, ou o resultado der positivo para adulterado, é possível fazer uma denúncia à ANP, no site anp.gov.br.

Como identificar se uma gasolina é ou não de qualidade?

Abastecer em postos com boas referências e de confiança é bem mais seguro, no entanto, muitas vezes, estamos em uma região onde não é possível abastecer em um local de confiança. Acabamos, então, por abastecer no primeiro posto que vemos pela frente. Essa prática pode gerar surpresas desagradáveis. Veja alguns sinais que ajudam a identificar um posto fraudador!

Preço muito abaixo do mercado

Combustível com preços muito baixos, quando comparados com outros postos, é um sinal que pode indicar adulteração na gasolina. Escolher postos pelos preços bem abaixo dos praticados pode ser arriscado. Na dúvida, a melhor coisa a fazer é buscar outro estabelecimento.

Bombas não lacradas

Ao chegar no posto, verifique de imediato se as bombas de gasolina estão lacradas. Além disso, devem conter informações exigidas pela ANP, sendo CNPJ, endereço do posto e selo INMETRO. Se esses dados não estiverem expostos, desconfie e busque outro posto mais confiável.

Odores estranhos

Alguns odores sinalizam algo errado com o combustível, e isso pode ser percebido ao chegar no posto. São cheiros de solventes e querosene que saem do escapamento de outros veículos e que podem ser percebidos por quem está próximo. Se você abasteceu no local, busque logo o seu mecânico; se não, saia logo do local e busque um posto confiável.

gasolina de qualidade

Quais são os sinais de que você abasteceu o carro com combustível adulterado?

Alguns sinais do veículo podem apontar que você abasteceu o carro com gasolina adulterada. Veja os principais!

  • Carro que passa a falhar no momento da partida: coisa que não é nada comum diante e uma frota nacional em que a maioria funciona por injeção eletrônica;
  • Consumo anormal ou excessivo de combustível: quando, em curtas e médias distâncias, seu carro passar a beber muito, coisa que é bem perceptível para quem usa o carro com frequência;
  • Barulhos repentinos do escapamento do veículo ou perda da potência: fique atento, pois são fortes indícios de que seu carro não abasteceu com gasolina de qualidade — nesse caso, trate de levá-lo logo ao mecânico.

Quais são os danos causados pela gasolina adulterada?

Fraude no combustível causa enormes problemas a algumas peças do carro, levando-o a uma série de falhas e podendo até fundir o motor. Conheça alguns dos principais danos provocados pela gasolina adulterada!

Danos ao motor

O motor, sem dúvida, é o primeiro a sofrer as consequências de abastecer o carro em um posto que comercializa gasolina sem qualidade.

Esse tipo de combustível provoca avarias, como o entupimento da bomba de gasolina, causando falhas no funcionamento do veículo, como é o caso de o veículo morrer com frequência. Nessas situações, é comum que o motorista dê a partida várias vezes até que o veículo pegue e volte a funcionar.

Problemas com a aceleração

Como a gasolina sem qualidade afeta diretamente o motor, é bem comum que o carro passe a ter problemas com a aceleração. Isso prejudica muito o desenvolvimento do veículo, que passa a rodar com velocidade bem menor que a normal.

Desgaste de peças

Algumas peças do carro são prejudicadas com o uso frequente de gasolina adulterada. Isso, certamente, leva a problemas relacionados a alguns sistemas, como o de injeção eletrônica, que transporta o combustível ao motor.

Entupimentos de bicos e velas

Uma gasolina sem qualidade acaba provocando o entupimento de algumas peças do carro, como bicos injetores, válvulas, velas, entre outras, causando panes perigosas para o veículo.

Como você observou neste conteúdo, abastecer o carro com gasolina de qualidade é essencial para manter o carro funcionando perfeitamente. O abastecimento em postos de confiança é o primeiro passo para evitar esse problema que pode comprometer muito a vida útil de seu veículo.

Gostou do post? Curta nossa página do Facebook e fique por dentro de nossas publicações!

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: