Created with Snap

6 dicas para viajar de carro com conforto e segurança

Uma viagem é sempre bem-vinda. Trata-se de um antiestresse poderoso que acalma a mente e torna os momentos mais felizes e tranquilos, não é mesmo? Bastam algumas horas para que você se recomponha para curtir a vida com mais disposição!

No entanto, para viajar de carro e embarcar nessa aventura, você deve se cercar de cuidados para que sua viagem seja a mais confortável e segura possível. Os brasileiros, muito mais do que imaginamos, optam pelo carro para fazer suas viagens e conhecer novos destinos.

Diante disso, e para que tudo saia exatamente dentro do previsto, é essencial que a preocupação não se limite às malas. O carro merece muita atenção, assim como um planejamento para que nada seja esquecido, principalmente se houver crianças e animais.

Sendo assim, vamos, neste conteúdo, dar sugestões de como viajar de carro da forma mais segura possível com alguns cuidados essenciais antes da partida. Continue com a leitura e confira!

1. Planeje a viagem

O planejamento é essencial para uma viagem bem-sucedida. Envolve desde o que você levará na mala, passando pelo trajeto e as paradas que você fará no percurso. Sendo assim, é importante que o foco seja mantido em alguns pontos essenciais. Veja o que deve ser planejado para que tudo seja perfeito:

  • determinar a data da viagem;
  • estabelecer o trajeto, passo fundamental para dividir bem o tempo e saber quais locais devem ser visitados;
  • programar as paradas, sejam elas tanto para descanso e hospedagem como para as refeições, etc.

2. Faça a revisão do carro

Uma das questões essenciais para viajar de carro tranquilamente é o estado do veículo. Ou seja, ele deve estar perfeito — com todos os seus sistemas funcionando 100% — para encarar as estradas e tornar o trajeto tranquilo. Dito isso, a revisão deve ser muito bem-feita para que nada atrapalhe o percurso e os planos.

Leia também:  7 cuidados para viajar com crianças com conforto e segurança

Pense na dificuldade que significa encarar uma pane mecânica no meio do caminho e você não conhecer um mecânico sequer para solucionar o problema — tendo que, por isso, contar com a sorte.

Veja, então, o que revisar antes da viagem para não passar por sufocos no caminho:

  • freios: confira todos os seus componentes, como discos, lonas, pastilhas e tambores e veja se estão funcionando bem e se não há necessidade de troca de nenhum deles;
  • rodas e suspensão: é fundamental antes de uma viagem fazer o balanceamento e o alinhamento da suspensão do veículo. Dessa forma, tem-se a certeza do perfeito funcionamento desse sistema;
  • óleo e líquido: o óleo e o líquido de arrefecimento devem estar em níveis normais; se necessário, faça a troca;
  • faróis: para não ser multado durante a viagem, confira o funcionamento das lâmpadas e fusíveis do carro;
  • pneus: quando bem calibrados e em excelente estado, são um dos responsáveis pela economia de combustível na viagem. Ou seja, mais um motivo para mantê-los perfeitos, além, logicamente, da segurança que representam. Não se esqueça de verificar o estepe.

Esses procedimentos antes de pegar a estrada representam uma grande tranquilidade durante o passeio.

3. Certifique-se de que todos os itens de segurança estejam presentes e funcionando

Viajar de carro com um item de segurança faltando pode representar um transtorno no trajeto. Veja, então, os itens que devem se manter no veículo durante a viagem:

  • triângulo de sinalização;
  • macaco;
  • estepe;
  • chave de roda;
  • extintor de incêndio, etc.

3. Adote práticas de direção segura durante o percurso

É essencial que quem esteja dirigindo o carro adote medidas de segurança para garantir o bem-estar e a proteção de todos durante a viagem. Veja:

Leia também:  Como secar banco do carro em casa? Faça você mesmo!

  • se possível, faça um revezamento: a troca pode ser feita, em média, a cada 150 quilômetros;
  • durma bem: o sono é o maior inimigo de uma direção segura. Por isso, é fundamental estar descansado para dirigir o veículo;
  • não use o celular se estiver dirigindo: é uma recomendação antiga que muitos motoristas ainda não seguem e que pode provocar sérios acidentes;
  • ligue os faróis: eles devem ser usados mesmo durante o dia, mas à noite é preciso ter cuidado com os faróis altos;
  • freie adequadamente nas curvas: o veículo deve ser freado em linha reta e a reaceleração deve ser de forma suave ao fazer a curva;
  • não abuse da velocidade: respeite a sinalização e se mantenha no limite de velocidade permitido. Assim, além de garantir a segurança, você estará evitando multas.

4. Cuide da alimentação

Para que não haja muitas paradas para lanchinhos rápidos, não se esqueça de preparar uma sacola térmica com alimentos frescos para esses momentos. Biscoitos salgados e outros alimentos podem também ser levados, além de muita água, logicamente.

5. Tenha cuidados ao viajar com bebês

É possível, sim, fazer uma viagem tranquila com bebês. No entanto, muitos cuidados devem ser tomados para que tudo transcorra sem quaisquer problemas.

Vale ressaltar que, apesar de não haver lei que proíba viajar com recém-nascido, não é recomendável levar bebês abaixo de quatro meses em viagens. Veja quais são os principais cuidados:

  • cadeirinha: os bebês devem ser transportados no interior dos carros em cadeirinhas apropriadas, conhecidas como dispositivos de retenção. Trata-se de uma medida de segurança prevista em lei;
  • temperatura: o ar-condicionado deve estar na temperatura adequada para bebês, que é de 23 °C a 25 °C;
  • alimentação: para garantir uma alimentação regular, é necessário estipular os momentos das paradas durante o percurso;
  • kit de primeiros socorros: esse material deve ser mantido no carro, tendo ou não crianças na viagem. No entanto, com elas presentes, ele deve ser adaptado para as suas necessidades.
Leia também:  Câmbio automático: como funciona e quais cuidados devo ter?

 6. Atente-se ao viajar com o seu pet

Muitos não abrem mão de levar seus pets na hora de viajar de carro. Sendo assim, é necessário seguir algumas regrinhas para viajar com eles e evitar problemas. Uma delas é levá-lo, antes da viagem, ao veterinário e cuidar para que ele esteja com a vacinação em dia.

Eles devem ser acomodados corretamente, já que transportá-los soltos no carro ou no colo são práticas passíveis de multa. O certo é mantê-los em cadeirinha, caixa de transporte ou cinto de segurança específico, dependendo do porte do pet.

Gostou do post? Seguindo as nossas dicas, a sua aventura de viajar de carro pode ser bem mais tranquila do que você imagina! Compartilhe nas suas redes sociais e ajude os seus amigos que também amam viajar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados