Created with Snap
gasolina ou etanol

Gasolina ou álcool — qual compensa mais?

Possuir um carro flex é um ótimo negócio, uma vez que o seu sistema de abastecimento permite que o motorista escolha qual combustível utilizar. Porém, a decisão entre gasolina ou álcool nem sempre é muito clara para todos. Além disso, a variação de preços pode tornar um bem mais vantajoso que o outro.

Quer entender como saber qual compensa mais? Então veja só as dicas que selecionamos para você e aprenda como decidir entre o etanol (álcool) e a gasolina:

Como escolher entre gasolina ou álcool?

A gasolina é um combustível derivado do petróleo, enquanto o etanol é um álcool produzido por meio da fermentação de açúcares. Desta forma, por serem bastante diferentes, a potência de cada um também é distinta. Além disso, os processos e recursos utilizados para cada um tornam o preço final variado.

Como escolher entre gasolina ou álcool

Isso significa que não basta decidir por qual está mais barato, pois para escolher entre gasolina ou etanol é preciso fazer alguns cálculos. Assim, é possível saber qual dos dois está compensando mais — ou seja, qual terá maior rendimento por um valor menor.

Há períodos em que um é mais vantajoso que o outro. Confira como saber qual dos dois sai mais em conta e economize!

Cálculo para fazer a decisão entre o álcool ou gasolina

Se você tem um carro flex, é essencial conhecer os cálculos para saber se deve usar gasolina ou etanol para abastecer. Por isso, saber quanto o seu carro consome é essencial, antes de qualquer coisa.

Faça alguns testes com ambos os combustíveis, tanto em zonas urbanas como na estrada, e avalie quantos quilômetros cada um consegue rodar.

Leia também:  O que significa a cilindrada do motor e no que ela influencia?

Em geral, o álcool costuma durar 30% menos. Portanto, é preciso que o seu valor esteja proporcional a isso para ser mais em conta, ou seja, o preço deve ser menor que 70% da gasolina.

Porém, é possível que alguns carros ainda aumentem a potência do etanol — e por isso é importante testar o seu consumo.

Para fazer o cálculo é bastante simples. Basta multiplicar o valor da gasolina por 0,7 e comparar com o do etanol — que deve ser menor que o resultado da operação para valer a pena. Então, se a gasolina está R$ 4,00, o preço máximo que deve ser pago pelo etanol é R$ 2,80!

E aí, entendeu como determinar qual compensa mais entre gasolina ou álcool? Então clique aqui para ler outros artigos a respeito de combustíveis – e encha o seu tanque de informações sobre o mundo automotivo!

2 comentário em "Gasolina ou álcool — qual compensa mais?"

  1. watanabe junior disse:

    Com esta explicação agora entendi como se fazer o calculo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2020 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados