Created with Snap
carros eletricos

Carros elétricos: qual a importância para o mundo?

A preocupação com o meio ambiente e o medo da escassez de petróleo têm feito governos, montadoras e pesquisadores do mundo todo buscarem alternativas aos motores a combustão. Nesse contexto, as principais apostas para o futuro dos transportes rodoviários giram em torno dos carros elétricos.

Os automóveis movidos a energia elétrica não são uma novidade. Eles são tão antigos quanto os motores a explosão. No entanto, a tecnologia necessária para melhorar sua autonomia e desempenho só foi desenvolvida recentemente, o que os tornou uma opção interessante para a indústria automotiva e para o mundo.

Anúncio de um dos primeiros carros elétricos à venda.

Quer saber por quê? Abaixo, listamos os principais benefícios que os veículos elétricos podem trazer ao meio ambiente e às cidades:

Os benefícios dos carros elétricos

Os benefícios dos carros elétricos

Recebendo subsídios públicos e esforço da indústria, os projetos de automóveis totalmente elétricos ou híbridos estão cada vez mais eficientes. Assim, têm se mostrado como alternativa viável para contornar os efeitos da queima de combustíveis fósseis em grande escala, como o aquecimento global e a poluição atmosférica, além da eminente escassez de petróleo.

Confira, a seguir, quais são os principais benefícios que eles podem trazer para o meio ambiente e à população em geral:

Não emitem gases poluentes

A queima de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, emite gases tóxicos e poluentes como o monóxido e o dióxido de carbono, o dióxido de enxofre, além de fuligem. Esses produtos dos motores a combustão são apontados como causadores de doenças e responsáveis pelo aquecimento global.

Os motores dos carros elétricos, por sua vez, não emitem gases ou quaisquer resíduos durante sua operação.

Exigem menos manutenção

Os carros elétricos, como não trabalham em altas temperaturas e nem com a quantidade de componentes em atrito que um motor a combustão precisa, não exigem tanta manutenção e as substituições de peças são menos frequentes. Além disso, não necessitam de trocas constantes de óleo lubrificante do motor.

Assim, é menor a quantidade de lixo e poluição gerada, e menos energia é gasta para a produção de peças, componentes e fluidos.

Possuem melhor aproveitamento energético

Carros elétricos têm um impacto ambiental muito menor

A energia usada pelos motores elétricos precisa vir de alguma fonte, que pode até ser poluente. No entanto, eles têm um aproveitamento de cerca de 90% da energia de suas baterias. Para se ter uma ideia, os motores a combustão aproveitam, em média, apenas 40% da energia que geram.

Além disso, os projetistas buscam constantemente melhorar o desempenho e a duração das baterias para que menos energia seja utilizada em suas operações.

Não geram calor ou barulho excessivo

Especialmente nas cidades grandes, os automóveis elétricos terão grande impacto, já que seus motores não produzem ruídos, aliviando a poluição sonora em meio ao trânsito. Também não geram a poluição atmosférica nem o calor da combustão e, portanto, contribuem para reduzir as chamadas “ilhas de calor” nas metrópoles.

Os carros elétricos no Brasil

Os carros elétricos podem trazer muitos benefícios para o mundo no futuro, apresentando-se como alternativa aos movidos a combustão. No entanto, infelizmente, essa substituição ainda deve demorar nos países em desenvolvimento, como o Brasil.

Chevrolet Bolt

O elétrico Chevrolet Bolt já está sendo testado no Brasil e deve ter suas vendas iniciadas oficialmente em 2019

Por aqui, algumas montadoras já até disponibilizam modelos híbridos ou inteiramente elétricos. Porém, os preços são altos comparados a outros veículos de mesma categoria. Além disso, são raros os postos de recarga e a manutenção é cara, com poucas oficinas capacitadas e peças importadas, o que também encarece o seguro.

Portanto, enquanto os elétricos não oferecem uma boa relação custo-benefício aos brasileiros, é importante saber escolher o modelo de automóvel mais adequado para o seu perfil. Essa é a melhor maneira para ter o máximo de aproveitamento do veículo com o mínimo de desperdício de combustível.

Como vimos, os carros elétricos têm despontado como a opção mais viável para reduzir a poluição dos motores a combustão e para enfrentar a escassez do petróleo. Entretanto, essa transição pode demorar a acontecer nos países em desenvolvimento, exigindo dos brasileiros uma escolha mais consciente de seus próximos veículos.

Está procurando o modelo de carro ideal para você? Então aproveite e confira nossas dicas de como acertar na escolha do seu próximo carro!

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: