Created with Snap
O que significa a cilindrada do motor e no que ela influencia?

O que significa a cilindrada do motor e no que ela influencia?

Você já ouviu falar em cilindrada do motor? Se não, dê uma olhada no seu carro e veja se consegue identificar se ele é 1.0, 1.4, 2.0 ou qualquer outro número parecido. Esses valores representam a cilindrada, detalhe fundamental que pode significar muita diferença entre carros aparentemente semelhantes.

Continue lendo e entenda melhor:

O que é a cilindrada do motor?

O que é a cilindrada do motor?

Detalhando um pouco mais: a cilindrada do motor corresponde ao volume da mistura combustível + ar em litros que o motor é capaz de queimar a cada movimento dos seus pistões.

Essa é uma informação utilizada pelas fábricas para denominar o escalonamento de seus motores como 1.0, 1.6 e assim por diante. Assim, um carro 1.0 possui mil cilindradas, enquanto um 1.6 comporta 1.600 cilindradas.

Entendeu? Ainda não? Então vamos desenvolver um pouco mais, falando sobre o funcionamento de motores a explosão:

Funcionamento de um motor a explosão

Os motores de carros funcionam por meio da queima de uma mistura formada por uma proporção de combustível com outra de ar. A combustão ocorre por meio de uma faísca, produzida pelas velas do veículo.

Essa queima acontece dentro dos cilindros. Esses recipientes são fechados e, dentro deles, estão os pistões que são ligados às bielas. Esse conjunto se movimenta dentro do cilindro, por meio da queima do combustível.

Tudo isso faz girar o motor do carro produzindo a força responsável por impulsionar o veículo.

Animação representando o funcionamento do motor a explosão

O virabrequim é um eixo que controla o movimento dos pistões do motor. A cada volta do virabrequim, todos os pistões realizam uma ida e uma volta, que representam a admissão da mistura de queima (oxigênio + combustível) e o escape dos gases gerados pela queima.

O volume da mistura que pode ser movimentado nos cilindros a cada giro do virabrequim é o que chamamos de cilindrada. Tanto que, em alguns casos, as fábricas apresentam este número como centímetros cúbicos, o que equivale à mesma coisa.

Assim, um motor 1.0 é capaz utilizar um litro de gás combustível a cada rotação, enquanto um carro 1.6 queima 1,6 litros cada vez que seus pistões se movimentam, e assim por diante.

Veja também: Entenda o que indicam as luzes de alerta do painel do seu carro

Cilindrada do motor x Potência

Cilindrada do motor x Potência
As fábricas costumam utilizar o número de cilindradas para medir e divulgar a potência de seus motores. E, de fato, muitas cilindradas costuma significar mais cavalos de potência.

A conta é simples: a potência é a capacidade do motor em converter o combustível em força para movimentar o carro. Se o motor é capaz de processar mais combustível, logo ele deve ser mais potente.

Mas essa análise não deve ser feita isoladamente. A potência é o resultado de uma série de fatores, e as cilindradas do motor são apenas um deles. Também contam os materiais usados na construção do motor, o número de rotações que ele suporta, auxílios externos como turbinas e intercoolers, entre outros.

Por isso, na hora de escolher o seu carro, você deve pensar sobre qual é o seu perfil de uso. Motoristas que rodam muito em estradas devem buscar carros com mais cilindradas, mas não necessariamente mais potência. É preciso que o carro seja capaz de se manter em velocidade constante, a baixas rotações.

Veja também: Quais os Melhores Modelos de Carros Até R$ 40 mil Seminovos?

Toyota Corolla

Já para quem roda muito na cidade, interessa a economia, mas também a capacidade de arranque. Neste caso, um veículo 1.0 pode atender muito bem.

Agora, se você usa o veículo para serviços pesados, na terra, o melhor é optar por motores de maior cilindrada, mas com curva de potência máxima em baixas rotações, como as picapes grandes, por exemplo.

Agora que você sabe tudo sobre as cilindradas do motor, compartilhe esse texto com seus amigos nas suas redes sociais! E não deixe de conferir os novos artigos aqui, no blog Seminovos News. Até a próxima! Acesse o site Unidas Seminovos.

Unidas Seminovos

20 comentário em "O que significa a cilindrada do motor e no que ela influencia?"

  1. Marco disse:

    Bom dia. Estou procurando informações sobre cilindradas, porém como foi descrito no texto está errado. As cilindradas não são os litros de combustível queimados em um ciclo de combustão do motor do carro. Um motor 1.0 não queima 1 L de combustível por ciclo do pistão, senão ele acabaria com todo o tanque em segundos.

    1. Olá Marco! Se você reparar, no texto dizemos que “um motor 1.0 é capaz utilizar um litro de gás combustível a cada rotação”, e isso está correto! Note que “gás combustível” é a mistura de combustível + oxigênio utilizada pelo motor. 1 litro de gás combustível é formado, em sua maior parte, de oxigênio. Portanto, a cilindrada se refere ao volume de gás combustível movimentado nos cilindros a cada giro do virabrequim. Entendido?

  2. Paque disse:

    Olá, estou me preparando para comprar um carro, de preferência um SUV, mas não entendo nada sobre tamanho de motor e cilindragem, queria i carro que menos gasta combustivel, pesquisei em alguns parques, alguns carros vem 2.690 é a mesma marca noutro carro vem 3.000, então só vi números mas não sei o que significam. Gostaria de saber entre o primeiro e o segundo qual gasta mais e as suas vantagens e desvantagens.

    1. Olá Paque! Algumas montadoras costumam arredondar os números, mencionando que seu motor é um 3.0 quando na verdade possui 2.690 cilindradas. Se for este o caso, é melhor dar uma olhada na ficha técnica do modelo para ter a informação exata das cilindradas. Recomendamos que você dê uma olhada em comparativos entre os modelos que você está em dúvida para ter uma resposta clara a respeito do seu consumo de combustível. Obrigado pelo seu comentário e volte sempre ao nosso blog!

  3. Daniel disse:

    Olá, qual o veículo que terá mais potência e andará mais rápido, um 2.0 com 144 cavalos de potência (ecosport), ou um veículo 1.6 com 156 cavalos de potência (mercedes-benz) ? obrigado

    1. Olá Daniel! A questão não é tão simples assim. O carro mais veloz depende de vários fatores, entre eles a relação peso/ potência, que é a divisão do peso do veículo em kg pela potência do motor em cv. E não é só isso, pois existe também a aerodinâmica dos modelos, tipo de pneus usados, câmbio manual ou automático e outras coisas, além da habilidade do piloto!
      Na nossa opinião, a melhor forma de descobrir quem andará mais rápido é colocar os dois na pista! E você, o que acha?
      Muito obrigado pelo seu comentário, Daniel, e volte sempre ao blog Seminovos News!

  4. Adolffo disse:

    Oy, fiquei muito atento nos vossos apoios, mas me faltou entender por ex: o que significa 1.500cc em comparação com 1.990cc. O mais importante que eu quero saber é acerca do consumo de combustível. Aguardo

  5. Roberto Santos disse:

    Detalhando um pouco mais: a cilindrada do motor corresponde ao volume de combustível em litros que o motor é capaz de queimar a cada movimento dos seus pistões.
    Então quer dizer que em um ciclo completo de um motor 2.0 são consumidos 2 litros de combustível? Discordo!

    1. Robert, você está certo! Em uma revisão recente do texto, deixamos erroneamente a palavra “combustível” onde deveria estar escrito “mistura combustível + ar”. De fato, em um ciclo completo de um motor 2.0 não são consumidos 2 litros de combustível, e sim 2 litros de ar + combustível, sendo que a proporção do ar é bem maior que a de combustível neste processo.
      Tanto que, em um trecho posterior, chegamos à definição de cilindrada como “O volume da mistura que pode ser movimentado nos cilindros a cada giro do virabrequim é o que chamamos de cilindrada.”
      Muito obrigado pela sua contribuição, Robert. Agradecemos o seu comentário, até a próxima!

  6. Edimilson Evangelista Dos Santos disse:

    Boa noite. gostaria de sabe do corsa sedan 1.0 16v é mesma potência de 1.0 normal

    1. Edimilson, no geral os motores 16v costumam ter um pouco menos de potência em baixas rotações e mais potência com o giro alto, mas não tem grandes vantagens ou problemas em relação à versão 8v. Agradecemos o seu comentário, volte sempre!

  7. Jonas da Silva Pinho disse:

    Muito boa a explicação sobre cilindrada. Obrigada

  8. Augusto Alfredo disse:

    Gostei a explicação sobre celindragens e aprendi muito simples e claro.

  9. Miguel disse:

    Motor 8 cilindros e um ponto quanto galera?

    1. Miguel, a quantidade de cilindros não determina a cilindrada do motor, ok? Mas geralmente você vai encontrar este tipo de motor acima das 2.000 cilindradas. Agradecemos o seu comentário, volte sempre!

  10. jose neto disse:

    Enrelaçao a cilindrada consigui perceber

  11. Rubens disse:

    Muito bom! Estou sempre tentando aprender essas coisas,
    mas preciso melhorar o entendimento ainda. Facilitar passar
    nos testes

  12. Gustavo Woltmann disse:

    Que artigo interessante. Gostei muito da explicação.

  13. Gabriela Ribeiro disse:

    Sensacional esse Artigo, o encontrei por coincidência em uma
    pesquisa pelo Google.

  14. Irenio Azevedo disse:

    Este artigo foi me muito esclarecedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: