Created with Snap
como consultar documento de carro

Como consultar documento de carro: o passo a passo completo

Quem tem carro sabe o quão importante é estar com toda a documentação do veículo em dia para evitar problemas dos mais variados, como multas e possíveis apreensões. São diversos os documentos que precisam ser conferidos e muitos condutores acabam criando confusão na hora de realizar essa tarefa.

Levando com consideração essa realidade, elaboramos este texto, no qual explicamos como consultar documento de carro e mostramos os principais. Embora possa parecer complicado, hoje em dia existem maneiras muito simples de resolver essas questões. Acompanhe o texto e descubra como é fácil ficar com a documentação do seu carro em dia!

Quais são os principais documentos do carro?

Antes de qualquer coisa, é importante compreender quais são os documentos que precisam ser verificados e mantidos em ordem para evitar problemas com seu veículo. A seguir, listamos a documentação veicular básica, ou seja, os principais certificados e demais papéis que garantem que o carro está nas normas exigidas. Confira!

Certificado de Registro do Veículo (CRV)

O CRV é o documento em que estão descritas as características do veículo, como chassi, número da placa, tipo de combustível, modelo, ano de fabricação, etc., e não possui prazo de validade. Qualquer mudança que ocorra no veículo deve ser informada ao DETRAN, que fará a devida atualização do documento.

Esse documento é muito importante na hora de transferir o carro, por exemplo. Por isso, é fundamental que ele fique sempre guardado em lugar seguro, pois será indispensável na hora de vender o veículo.

Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT)

O DPVAT é um dos principais seguros obrigatórios. Ele tem o objetivo de indenizar vítimas de acidentes de trânsito causados por automóveis. Todo condutor precisa pagar o seguro no prazo estabelecido, evitando multas que incidem sobre o valor de acordo com o atraso no pagamento.

Leia também:  As 5 estradas mais bonitas do Brasil para conhecer e se apaixonar!

Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV)

Conhecido popularmente apenas como licenciamento, o CRLV é um documento fundamental e obrigatório. Assim como a carteira de habilitação, é imprescindível que ele ande com você, dentro do carro. O licenciamento precisa ser renovado anualmente, sendo o valor e prazo de pagamento variáveis de acordo com o DETRAN de cada estado.

Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)

O IPVA é um imposto que também precisa ser pago anualmente por donos de veículos automotores terrestres, a não ser em casos de isenção de IPVA. O cálculo desse imposto é feito pela Secretaria da Fazenda e divulgado até o mês de outubro. O valor a ser pago varia de acordo com o valor de mercado do veículo.

É comum que o DETRAN de cada estado permita que o pagamento do IPVA seja feito de duas formas diferentes, sendo elas:

  • à vista: caso o proprietário opte por pagar toda a quantia de uma só vez, é necessário fazer isso em um prazo preestabelecido; além disso, ele terá desconto no valor total;
  • parcelado: parcelando o valor, o proprietário não terá direito ao desconto, mas não precisa desembolsar um grande valor de uma só vez.

como consultar documento de carro

Qual é a importância da regularização?

Como foi possível notar, são diversos os documentos que precisam ser regularizados para manter tudo em dia com o veículo. É importante que isso seja feito, pois, caso a regularização não aconteça de forma adequada, o proprietário do veículo pode sofrer sérias consequências.

O mais comum é que sejam incididas multas sobre o veículo. Além disso, em alguns casos, o proprietário pode ter pontos a mais na carteira e, na pior das hipóteses, seu veículo apreendido. Por isso, é fundamental que todos os débitos sejam quitados e toda a documentação veicular regularizada.

Leia também:  Como secar banco do carro em casa? Faça você mesmo!

Como manter a documentação em dia?

Agora que você compreende melhor quais são os documentos que precisam ser atualizados para evitar problemas de multa e apreensão, é essencial entender como fazer para que todos eles sejam pagos devidamente. Embora a documentação seja variada, é possível consultá-la de forma simples.

Por meio da internet, o condutor pode averiguar toda a situação cadastral de determinado veículo, tendo acesso às suas principais características e também aos débitos que não foram pagos. Para fazer isso, é necessário acessar o Renavam do automóvel.

Renavam

O Renavam é um dos registros que um automóvel possui. A sigla significa Registro Nacional de Veículos Automotores. Para consultar todos os registros, é necessário ter acesso ao código Renavam, uma sequência numérica que pode ser considerada como o número de identidade do veículo.

É possível encontrar o código tanto no CRV (Certificado de Registro de Veículo), como no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). A numeração aparecerá logo acima do campo “Nome” ou “Nome/Endereço”, no campo “CÓD. RENAVAM”.

Consulta dos débitos por meio do Renavam

É possível consultar qualquer documento de carro na internet por meio do código do Renavam. Para isso, é necessário seguir alguns passos. Na sequência, listamos quais são eles. Confira!

  • o primeiro passo é ter em mãos o código do Renavam e o CPF do proprietário do veículo — sem esses dados, não é possível consultar o histórico do automóvel;
  • acesse o Portal do Denatran, onde há um local adequado para inserir os dados citados anteriormente;
  • consulte os débitos na seção específica do Portal;
  • além de conferi-los, é possível imprimir guias e boletos para que essas contas sejam quitadas.
Leia também:  Aprenda Como Calcular Consumo do Carro e Não Fique na Mão

Como foi possível perceber ao longo deste texto, manter a situação legal do veículo em dia é fundamental para evitar problemas. Para fazer isso, é necessário consultar se está tudo certo com o documento de carro. Isso pode ser feito de forma fácil e rápida pela internet – basta ter o código do Renavam e a documentação do proprietário.

Você já conhecia essas informações? Para ter acesso a mais conteúdos como este e ficar por dentro de tudo o que precisa saber para ter tranquilidade em sua vida de condutor, acompanhe a Unidas Seminovos nas redes sociais. Estamos no Facebook, TwitterYouTube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados