Created with Snap
Quando Trocar Pneu do Carro? Saiba Mais!

Quando Trocar Pneu do Carro? Saiba Mais!

Existem alguns fatores cruciais para garantir a segurança do seu carro, como saber quando trocar pneu do carro e identificar os sinais de que a borracha esteja desgastada. Como os pneus são o ponto de contato do seu carro com o chão, se tornam também responsáveis pela capacidade de frenagem, conforto no interior do veículo e parte da absorção dos impactos com as irregularidades do solo.

Apesar de parecer uma questão muito óbvia, é bom entender tudo que envolve a durabilidade dos pneus – e como identificar a hora certa para realizar a troca desses componentes do seu carro. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto!

Afinal, quando trocar pneu do carro?

Mesmo que ele esteja novo, é preciso saber quando trocar o pneu para estar preparado. Existe uma série de variáveis que vão definir qual o tempo limite daquela borracha, de modo que é preciso avaliar o seu modo de dirigir, o estado das ruas pelas quais você passa, entre outras.

Listamos aqui algumas formas simples de saber se está na hora de trocar o pneu do carro neste vídeo, confira:

Além das dicas do vídeo acima, há outros fatores que você deve considerar para entender quando trocar pneu do carro:

Data de validade

Todos os pneus contam com um prazo de validade, que, em geral, é de cinco anos. A partir desse período, tenha cuidado e faça uma checagem com profissionais para verificar se não há nenhum problema em sua superfície.

Mesmo que a borracha passe nos testes, porém, tenha em mente que o seu prazo não deve ultrapassar os 10 anos desde a sua data de fabricação — que pode ser verificada utilizando o código DOT que ele apresenta.

Leia também:  Lei do farol aceso faz lâmpadas automotivas durarem menos

Desgaste

Como não existe uma validade exata que define quando trocar pneu do carro, é preciso estar atento ao seu desgaste — que será maior de acordo com a sua fricção. Portanto, andar em ruas cheias de buracos, ásperas ou de calçamento irregular pode contribuir para a diminuição da vida útil da borracha.

Além disso, alguns hábitos do motorista na hora de conduzir também podem desgastar o pneu, como frear ou arrancar muito bruscamente, circular em altas velocidades, entre outros.

Rompimento

Enquanto as questões anteriores são relacionadas a observar a qualidade da borracha, essa se trata de uma situação emergencial. Ao andar em solos irregulares, o material pode furar ou se romper.

Quando perceber essa situação, procure uma borracharia o mais rápido possível, pois os pneus murchos podem causar problemas no alinhamento e balanceamento e, até mesmo, ocasionar alguns acidentes.

Gostou de saber quando trocar pneu do carro? Então não deixe de priorizar a sua segurança sobre quatro rodas e saiba tudo sobre veículos aqui no blog da Unidas Seminovos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2019 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados