Created with Snap

Qual a hora certa de trocar óleo de carro? Entenda aqui!

Fazer a troca periódica do óleo do carro é um dos principais cuidados para manter o seu veículo em perfeito estado e garantir um bom tempo de vida útil do motor. Não saber qual a hora certa de trocar óleo de carro pode fazer com que seu carro rode com óleo fora do prazo de validade, o que pode comprometer todo o sistema de lubrificação, podendo até mesmo oxidar e fundir o seu motor.

É importante fazer essa manutenção de tempos em tempos. Mas qual é exatamente a hora certa de trocar óleo de carro? Hoje vamos responder a essa pergunta e deixar algumas dicas para você não descuidar da manutenção preventiva do seu veículo. Acompanhe:

Verifique o nível de óleo do veículo

Verifique o nível de óleo do veículo
Ao checar o nível de óleo do carro, o ideal é que ele esteja entre o mínimo e o máximo indicados no medidor. Se o marcador apontar que o óleo está abaixo do mínimo, isso representa falta de lubrificação do motor, sendo necessário completar o lubrificante até alcançar o nível ideal.

Por outro lado, um óleo acima do máximo indica aumento de pressão no cárter, o que pode ser igualmente prejudicial ao funcionamento do veículo. Confira no vídeo abaixo o passo-a-passo de como verificar o nível de óleo no motor do seu carro:

É esperado que o carro consuma cerca de meio litro de óleo a cada mil quilômetros — um gasto que pode ser superior em veículos novos. Portanto, ainda que não seja hora de trocar o lubrificante, é importante ficar atento ao nível de óleo, ajustando-o sempre que necessário.

Veja também: Entenda o que indicam as luzes de alerta do painel do seu carro

Siga a orientação do fabricante para a troca de óleo

Para saber a hora certa de trocar o óleo de seu carro, é preciso consultar o manual do veículo. Cada fabricante apresenta uma indicação de acordo com o modelo e ano do automóvel, recomendando também o tipo de óleo de motor adequado e a quantidade a ser utilizada.

Verifique essa informação na seção de manutenção e não deixe passar o prazo indicado. Caso o carro seja muito utilizado ou passe por congestionamentos intensos diariamente, é recomendável antecipar a troca do óleo.

É importante ressaltar, ainda, que o lubrificante para motos nunca deve ser utilizado em carros.

Fique atento ao filtro de óleo de motor

Fique atento ao filtro de óleo
Para cuidar bem do motor do seu carro, não basta trocar o óleo: é preciso também ficar atento à necessidade de troca do filtro. Ao fazer a limpeza do motor, o óleo passa pelo filtro, depositando boa parte da sujeira ali.

Se o filtro não for trocado no prazo adequado, ele pode ficar sobrecarregado de impurezas, dificultando a passagem do lubrificante. Em casos mais extremos, caso ocorra o bloqueio total do filtro, o motor pode ficar seriamente comprometido.

Por isso, é fundamental verificar o prazo indicado pelo fabricante para a troca do filtro do óleo. Alguns recomendam que ela ocorra a cada troca de óleo, enquanto outros indicam um prazo um pouco maior.

Verifique o seu Manual do Proprietário e siga à risca a recomendação.

Veja também: Quais os Melhores Modelos de Carros Até R$ 40 mil Seminovos?

Cuidado com óleo velho

Ao contrário do que muitos imaginam, a cor escura do óleo não significa que ele esteja velho. Como mencionamos, o óleo tem a função de lubrificar o motor e mantê-lo limpo, impedindo que impurezas se instalem na máquina. Por esse motivo, o lubrificante tende a ficar escuro, o que indica apenas que está mantendo o motor limpo.

No entanto, com o passar do tempo, o óleo pode sim ficar velho e espesso, prejudicando o sistema de lubrificação. Quando o carro é pouco utilizado e passa longos períodos sem chegar à quilometragem indicada para essa manutenção, é preciso fazer a troca de óleo a cada seis meses, evitando rodar com óleo velho.

Agora que você já sabe qual a hora certa de trocar óleo de carro, deixe seu comentário e conte-nos se a lubrificação do seu veículo está em dia e não deixe de seguir os nossos perfis no Instagram, Twitter e Facebook para não perder nenhuma novidade. Acesse o site Unidas Seminovos.

Unidas Seminovos

2 comentário em "Qual a hora certa de trocar óleo de carro? Entenda aqui!"

  1. romulo disse:

    muito legal seu conteudo parabens pelo seu site.

  2. Valmir sanchez disse:

    Muito bom para que possamos saber como cuidar de nossos motores sem prejudica-lo Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: