Created with Snap
Como transportar crianças no carro? 3 itens indispensáveis

Como transportar crianças no carro? 3 itens indispensáveis

Sair com a família para aproveitar o tempo livre, ou até mesmo separar alguns dias para conhecer um lugar novo é incrível, não é mesmo? Porém, se você tem filhos pequenos precisa saber como transportar crianças no carro com segurança e dentro dos padrões definidos pelas normas de trânsito.

Quer saber o que é indispensável? Então veja só alguns itens que precisam da sua atenção na hora de levar os baixinhos para passear.

Entenda como transportar crianças no carro

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) criou uma série de normas que definem como transportar crianças no carro corretamente. Segundo o Artigo 168 do CTB, o não cumprimento das regras pode levar o motorista a ser multado no valor de R$ 293,47, perder sete pontos na carteira e, ainda, ter o veículo retido.

Confira os itens indispensáveis que você deve conhecer para não infringir essas normas:

1. Os tipos de cadeirinhas

Foram desenvolvidas diferentes modalidades de assentos especiais para transportar crianças dentro dos veículos. São eles:

  • bebê-conforto: suporta até 10 ou 15 kg, dependendo do modelo, sendo ideal para o primeiro ano de vida. Nele, o bebê fica virado para a traseira do carro, pois isso evita fortes impactos no pescoço;
  • cadeirinha: o assento, dessa vez virado para a frente do automóvel, é usado para as idades de 1 a 4;
  • banco de elevação: utilizado para crianças que não têm tamanho suficiente para ajustar o cinto de segurança corretamente.

2. Onde colocar a cadeirinha

Segundo a legislação, só podem andar no banco da frente crianças com mais de 10 anos de idade. Os mais novos devem, portanto, ser transportados na parte traseira — a menos que seja um veículo de dois assentos, como picapes.

Leia também:  O que está previsto na cobertura de seguro para carros seminovos?

Quanto à cadeirinha, ela deve ser alocada no banco atrás do passageiro, para que o motorista consiga manter contato visual com a criança, caso necessite.

3. A forma correta de prender a cadeirinha

Para entender como transportar crianças no carro com segurança, é preciso conhecer as formas de deixar as cadeirinhas bem presas. Esse processo irá depender do modelo, mas, em geral, existem duas alternativas:

  1. com o cinto de segurança: em dispositivos mais antigos, esta é a forma ideal. É preciso fixá-la com o auxílio do cinto, verificando sempre se, de fato, está bem presa;
  2. com ganchos do próprio veículo: modelos mais novos contam com a tecnologia do sistema ISOFIX, que se encaixa aos ganchos ligados diretamente à estrutura do carro.

Agora que já entendeu como transportar crianças no carro, saiba também o que um carro para família grande precisa ter – e não se esqueça de voltar sempre para conferir os últimos artigos e muitas outras informações no Blog Unidas Seminovos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2020 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados