Created with Snap
trocar a bateria do carro

O que você precisa saber na hora de trocar a bateria do carro?

Todos os componentes do carro devem passar por manutenções periódicas para garantir o bom funcionamento do veículo. A bateria é uma das peças mais importantes. É fundamental ficar atento e saber a hora de trocar a bateria do carro para que tudo sempre funcione adequadamente.

Aliás, trata-se de um item tão importante que a partida de veículo depende dele. Então, por aí já podemos pressupor sua relevância no funcionamento do carro.

A bateria é responsável pelo funcionamento de vários itens elétricos do veículo, como o sistema de vidros elétricos, travas, alarme, sistema de som, entre outros. Sendo assim, é essencial ficarmos atentos aos pequenos sinais que podem apontar problemas com esse componente.

Neste post, vamos falar sobre a função e a importância da bateria do veículo, além de mostrar o que você deve observar para saber a hora certa de trocar a bateria do carro. Boa leitura!

Afinal, o que é a bateria de carro e para que serve?

Na verdade, a bateria é um componente acumulador recarregável de energia que só costuma receber atenção do condutor quando apresenta algum defeito. Ela tem por função fazer o armazenamento de energia sob forma química, que no final é transformada em energia elétrica sempre que o automóvel necessitar.

Entre suas várias funções estão a partida do carro e a energia para a iluminação interna e externa, além de manter todos os sistemas eletrônicos e elétricos mesmo quando o carro está desligado.

A bateria é responsável pelo funcionamento destes outros componentes e sistemas:

  • porta-malas;
  • desembaçadores de vidros;
  • sistema multimídia com GPS;
  • ar-condicionado;
  • sensor de estacionamento;
  • ajuste elétrico de retrovisores.

Ela atua também em tudo relacionado ao ato de conduzir o veículo, como:

  • luzes de freio;
  • sistema eletrônico de injeção de combustível;
  • direção com assistência elétrica;
  • freios ABS;
  • entre outros.

Ou seja, é um componente essencial para o funcionamento do automóvel e de todos os seus sistemas. Por isso, deve estar sempre em ótimas condições.

Quais os tipos de baterias para carro?

As baterias para carro não são todas iguais, existem tipos que podem variar de acordo com algumas características. Veja quais são!

Bateria SLI

Esse tipo é também conhecido por bateria convencional ou chumbo ácido. É a versão mais comum e também a de menor custo.

Bateria EFB

Trata-se de uma pequena evolução da SLI, que mencionamos acima. É utilizada em carros que precisam de várias cargas rápidas em partidas em sequência. Por exemplo, em veículos que possuem start-stop (sistema que desliga o motor do carro automaticamente quando ele para e volta a ligá-lo logo a seguir).

Bateria AGM

Já a bateria do tipo AGM (Absorbent Glass Mat ou Manta de Vidro Absorvido) é a versão mais moderna encontrada no mercado. É utilizada em automóveis que possuem frenagem regenerativa e/ou turbo eletrônico. Essa bateria consegue se regenerar mesmo após um longo consumo de carga e, por essa capacidade de regeneração e armazenamento de forma rápida, é muito utilizada em veículos híbridos.

trocar a bateria do carro

Contudo, é muito importante, na hora de trocar a bateria do carro, saber qual tipo já está sendo utilizado por ele. Ao colocar uma bateria do tipo EFB no seu carro, que geralmente usa a SLI, você terá ganhos com essa escolha. Mas o contrário pode acarretar o não funcionamento de alguns sistemas do seu automóvel. Fique muito atento a isso!

Quais os cuidados que você deve tomar para garantir a durabilidade da bateria?

Se você deseja que sua bateria dure bastante, alguns cuidados merecem atenção. Veja quais são eles!

Nunca esqueça nenhum componente elétrico ligado

Na hora de desligar o veículo, cuide para que todos os componentes elétricos estejam desligados, como faróis, rádio, ventilação, entre outros, visto que consomem muita carga. Dessa forma, na hora de dar a partida, você não terá nenhum problema, pois nesse momento a bateria é muito solicitada e precisa estar com carga total.

Se o carro ficar muito tempo parado, desconecte os terminais da bateria

Engana-se quem pensa que carro parado não utiliza bateria. Existem alguns componentes do veículo que consomem bateria mesmo em stand-by, como o relógio do painel do carro e o alarme.

Então, se você ficar por um período superior a uma semana sem usar o carro, desconecte os terminais da bateria. Isso preservará a carga desse componente por um período maior. Quando for desconectar os cabos, comece pelo positivo e depois vá para o negativo.

Mantenha limpos os terminais da bateria

A proteção dos terminais da bateria do veículo contribui para uma durabilidade maior quanto a alguns fatores, como a umidade – que, devido à oscilação da temperatura, acaba oxidando seus polos. Esse resíduo causado pela oxidação, conhecido por zinabre, gera uma perda da resistência desse componente, diminuindo sua vida útil.

Uma dica para eliminar o zinabre dos polos da bateria é fazer uma solução composta por água e bicarbonato de sódio para retirar o resíduo acumulado. Para proceder com essa limpeza, o carro deve estar desligado. Ao final, não se esqueça de secar bem os terminais antes de ligá-los novamente.

Como saber se eu preciso trocar a bateria do carro?

Alguns fatores podem sinalizar que esse item deve ser substituído. Por exemplo, se você está precisando girar várias vezes a chave para o carro ligar ou se o motor anda trabalhando com mais dificuldade, isso significa que já está na hora de trocar a bateria do seu veículo.

Após esses sinais, leve seu carro para seu mecânico de confiança. Vale ressaltar que a “chupeta”, que é quando você dá carga na sua bateria por meio de outra, deve ser uma alternativa nos casos em que o carro não pega de jeito nenhum, ou seja, momento em que ele deve ser levado para a oficina para a realização da troca.

Como você conferiu neste artigo, ficar atento a alguns sinais é essencial para saber a hora de trocar a bateria do carro. Mas não se esqueça de seguir nossas dicas para que esse componente do veículo dure bem mais.

Se você gostou deste conteúdo, sugerimos outro artigo muito interessante: entenda o que as luzes de alerta do painel do seu carro indicam. E não deixe de registrar sua opinião no campo de comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: