Created with Snap
6 Cuidados Com o Carro Para Prolongar a Vida Útil

6 Cuidados Com o Carro Para Prolongar a Vida Útil

Todo motorista deve cuidar bem do seu veículo para que ele funcione corretamente. Além de ser uma questão de segurança, os cuidados com o carro ajudam a prolongar a sua vida útil e até a evitar problemas ocasionados pela falta de manutenção preventiva.

Quer descobrir como fazer seu veículo durar por muito mais tempo? Então confira o artigo que preparamos para te ajudar nesse propósito.

Quais cuidados com o carro são indispensáveis?

Certos cuidados são indispensáveis para garantir o bom desempenho do veículo, como verificar as condições dos freios e trocar o óleo regularmente. Não apenas com o intuito de prolongar a vida útil, mas também para a segurança do motorista e dos passageiros. Veja quais são eles:

1. Freios

Os freios são primordiais para a segurança do motorista e dos passageiros.

Verificá-los mensalmente é uma etapa importantíssima para garantir não apenas o aumento da vida útil do veículo, mas também para evitar acidentes. Todo mês, verifique o funcionamento do freio, o desgaste das pastilhas e se não há vazamentos de fluídos.

2. Pneus

Dentre os cuidados com o carro, outros itens importantíssimos que devem sempre ser verificados são os pneus. Além de mantê-los calibrados conforme a recomendação do fabricante.

Também verifique se o desgaste está irregular ou se os sulcos do pneu já chegaram ao TWI (Tread Wear Indicator), o que indica a hora de substituí-los.

Desta forma, além de prezar pela segurança e prolongar a vida do carro, você evita multas e ainda pode economizar combustível.

3. Bateria

A bateria é essencial para o funcionamento do sistema elétrico e eletrônico do carro, logo deve-se constatar mensalmente as suas condições, como o funcionamento da carga, nível da água e a situação dos cabos ligados aos pólos da bateria.

4. Óleo

A troca de óleo também ajuda a prolongar a vida útil do carro, já que evita os problemas ocasionados pela falta de lubrificação. Você deve verificar o nível de óleo do motor regularmente, além de fazer a substituição do produto de acordo com os prazos estabelecidos.

Lembre-se de realizar a troca total do líquido e não apenas completar o reservatório com óleo novo.

5. Correias dentadas

Embora a substituição das correias seja necessária a cada 50.000 quilômetros rodados, analisar as condições do item mensalmente também é um cuidado importante para estender a vida do carro.

6. Radiador

O radiador também merece atenção mensalmente para garantir o bom funcionamento do veículo, além de ajudar na economia de combustível. Neste caso, verifique o nível do líquido do reservatório e o mantenha dentre os limites estabelecidos pelo fabricante. Também não esqueça de conferir se não há anormalidades na superfície do radiador.

E aí, você segue alguma dessas dicas? Aproveite também para conferir outros conteúdos disponíveis no blog da Unidas Seminovos!

Unidas Seminovos

4 comentário em "6 Cuidados Com o Carro Para Prolongar a Vida Útil"

  1. Gilvan Alves da Silva disse:

    Uma Excelente dica, é muito bom lembrar aos motoristas descuidados que seu carro também precisar de cuidados. Tanto para a vida útil de seu carro, como de sua própria vida, e de sua família.
    Parabéns pela iniciativa. ??????

  2. Rogério da Cunha Santos disse:

    Verifico quase tudo apenas alguns que não sei ao certo como funciona.

  3. Ivan disse:

    Confiro sempre o nivel de oleo do carro, mas nao e so o nivel de oleo se a luz de oleo acender tem que ficar esperto porque a bomba de oleo pode entupir ou parar de funcionar ocasionando quebra do pistao e varios outras pecas do motor tendo as vezes que trocar o broco do motor isso ninguem esplica.

  4. Klaus Grabe disse:

    Gostei muito das dicas, mas já faço algumas dessas revisões com frequência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: