Como Diminuir o Consumo do Carro em 7 Passos
Como o consumo de combustível é um dos principais gastos atribuídos ao uso do automóvel, o aumento nos preços da gasolina e do álcool podem influenciar no bolso do dono de um veículo. Para driblar esse encarecimento, algumas dicas de como diminuir o consumo do carro podem te ajudar a ter litros de economia.
Aprenda como diminuir o consumo do carro e economize no fim do mês
Práticas como realizar revisões regulares, manter os pneus calibrados e calcular o consumo de combustível podem te ajudar a economizar no fim do mês.
Saber o básico sobre o abastecimento do carro também ajuda muito. Confira algumas dicas sobre o assunto para começar:
Agora que você já conferiu as principais dúvidas na hora de abastecer o carro, vamos para os 7 passos que separamos para você aprender a diminuir seus gastos com combustíveis:
1. Faça revisões regulares
Além de ser importante para a segurança, fazer revisões regulares é uma etapa primordial para verificar se todos os componentes dos automóveis estão em perfeito estado de funcionamento, já que alguns itens, como velas e filtros de ar, estão diretamente relacionados ao consumo de combustível.
2. Calibre os pneus
Os pneus murchos são responsáveis por gastar cerca de 20% a mais de combustível. Portanto, lembre-se de mantê-los na calibragem correta, de acordo com as recomendações do fabricante. O indicado é calibrá-los ao menos uma vez a cada quinze dias.
3. Combustíveis de Qualidade
Evite combustível excessivamente barato e de origem duvidosa. Às vezes visamos a economia e esquecemos que o barato pode sair caro. Ao adquirir um produto que não é de qualidade, você está sujeito a comprar um produto adulterado, que é consumido mais rapidamente pelo veículo.
4. Cuidado na largada
Ao acelerar o veículo, a injeção eletrônica insere combustível no motor. Quanto mais força você colocar na aceleração, mais combustível será demandado. Portanto, dê largada sempre devagar para evitar desperdício.
5. Escolha o melhor trajeto
Além da distância, o trajeto também influencia no consumo de combustível. O mais indicado é optar por rotas onde você possa manter uma velocidade constante. Quanto menos trânsito e semáforos, melhores as chances de economizar.
6. Ar condicionado ou janelas abertas?
O ar condicionado costuma gastar bastante combustível. Entretanto, o que muitos não sabem é que deixar as janelas abertas faz com que o consumo de combustível aumente, principalmente em altas velocidades. Nesse caso, optar pelo ar condicionado reduz o consumo.
7. Calcule o consumo de combustível para descobrir o ideal para o carro
Dentre as dicas de como diminuir o consumo do carro, umas das mais importantes é calcular o consumo de combustível para descobrir qual produto mais indicado para seu veículo visando a opção é mais vantajosa. O indicado é que o valor do litro do álcool esteja abaixo de 70% do preço do litro da gasolina.
E aí, gostou das dicas para economizar combustível? Para mais artigos como esse, confira sempre os últimos posts do blog da Unidas Seminovos!
Adorei as dicas, estou alugando na Unidas há 8 meses. Mas o próximo passo é o de comprar o meu, pois este trabalho é muito bom. Obrigado…
Ótimas dicas
meu carro astra 2.0 gasolina automatico 2.004
gasta 5 km por litro e nao consigo melhorar o gasto
ja troquei – velas /cabos
tem jeito ?
Ótimas dicas.
Parabéns!
Bom dia!
Eu faço o controle do consumo do meu carro todos os dias quando vou abastecer, tenho um Gol G4 2014, e a média dele é sempre entre 16 á 17 quilômetros por litro de combustível, não ando igual doido nas rodovias, média de velocidade é de no máximo de 110 km Hrs. isso, nas ultrapassagens. mas existe outra maneira de se fazer economia, ao escolher um posto para abastecer, inclusive nas rodovias. Exemplo: Só abasteço em posto de bandeira e não costumo abastecer em postos onde se acha promoções, não existe milagre, se tem promoção, tem combustível adulterado com certeza. com mais de 60% de Etanol de mistura..
Bacana … Matéria interessante. Na minha visao… Faltou incluírem o seguinte: (i) quando você perceber que o farol está fechando ou fechado, NÃO tem porque acelerar, afinal a faixa não é de chegada…(rsrs) é de pedestres; (ii) utilização constante de freio motor; (iii) a marcha certa ao momento (carros manuais). Sabe quando a engrenagem perde força?!?! Marcha errada eleva o consumo.
Enfim… Esses pequenos detalhes praticados com frequência, a longo prazo fará a diferença…
Vale a pena também… Para quem tem carros flex alternar o combustível. Para cada 4 tanques de etanol, 1 de gasolina. E também, vez e outra, fazer o que chamam de “rabo de galo”… O que é isso ? É simples, ao abastecer, por exemplo… Vai abastecer R$100… Coloque 10 ou 20 de gasolina e o restante de álcool.
Gostei este website. o material é muitíssimo benéfico. Vou revir outra hora.