Created with Snap
revendedora de carros usados

5 dicas para escolher a revendedora de carros usados

Uma parcela significativa do público brasileiro tem evitado comprar veículos novos e recorrido às revendedoras de carros usados e de seminovos. Muitas razões explicam essa tendência, como a flutuação da economia e a depreciação acentuada dos veículos 0 km, enquanto é possível encontrar modelos em excelente estado e bem mais baratos.

Também é perceptível que os modelos de entrada estão mais caros nos últimos anos e o consumo não seguiu a mesma tendência de alta, o que pode inibir parte dos compradores no país. É possível fazer excelentes negócios com carros seminovos, mas isso exige que você seja criterioso e pesquise bastante.

Quer saber como encontrar uma boa revendedora de carros usados ou seminovos? Selecionamos os principais pontos que você deve observar antes de fechar negócio. Continue a sua leitura e confira!

1) Credibilidade da empresa

Se você está lendo este texto, significa que não compactuaria com a compra de um veículo que possa ser produto de crime, certo? Mas saiba que esse tipo de negócio é mais comum do que se imagina. Para evitar esse tipo de problema, que geralmente é descoberto apenas durante uma blitz, procure conhecer a procedência do veículo que você cogita comprar.

Pesquise sobre a revendedora em sites que informam sobre a existência de processos e, caso verifique algum de natureza criminal em que ela esteja relacionada com a parte ré, não compre. Há muitas opções no mercado, e certamente não valerá a pena comprar de quem apresenta um histórico ruim.

Vá além nas suas buscas e veja as avaliações e comentários nas redes sociais. Se possível, tente entrar em contato com algum outro cliente que tenha comprado na mesma revenda. Carros são bens de valores significativos, por isso, evite gastar o seu dinheiro com empresas que não ofereçam credibilidade.

2) Procedência dos veículos

Saiba qual é o perfil dos veículos da revendedora. Procure saber se ela trabalha em parceria com alguma outra empresa, a exemplo de uma locadora, ou se o seu estoque é formado por trocas com seus clientes.

Veículos vindos de particulares podem guardar histórias muito distintas, como o grau de zelo e também as formas de uso, que em alguns casos pode ser o indicativo de um negócio ruim. Por outro lado, os veículos de locadoras são revisados constantemente e rodam, na maioria das vezes, em estradas, o que ajuda a manter o motor e a carroceria em boas condições mesmo que a quilometragem seja mais alta.

Antes de comprar, peça o histórico do veículo, no qual constarão o nome dos antigos proprietários e dados como o número do motor, chassi e eventuais sinistros — quando o carro era segurado e se verificou algum acidente ou evento involuntário, coberto pela apólice.

Caso haja alguma inconsistência ou o citado sinistro, seja muito mais criterioso e busque informações detalhadas sobre a regularidade da documentação. Caso tudo esteja legalizado, verifique se as condições do veículo compensam o seu investimento e negocie, pois veículos com problemas desse tipo costumam ser vendidos bem abaixo do valor convencional.

revendedora de carros usados

3) Mecânica e lataria

Quem compra um carro usado não está necessariamente disposto a gastar dinheiro com reformas e passar longos períodos sem o veículo por ele estar em alguma oficina. Todo proprietário deseja ter seu automóvel à sua total disposição, inclusive em condições de pegar estrada sempre que necessário.

Caso você não saiba como atestar se a mecânica ou a funilaria estão boas ou não, peça ajuda de um profissional da sua confiança, que saberá observar os detalhes que possam influenciar na sua compra.

Um mecânico experiente lhe dirá se o motor precisa de reparos, se há falhas na aceleração, no estado da suspensão, no câmbio, entre outros. Já um bom funileiro observará se os selos estão nos locais corretos e se a cor está uniforme, o que significará que o veículo provavelmente nunca passou por uma colisão. Se houver algo de anormal, ele também saberá informar.

Um veículo que passou por uma colisão ou foi repintado não é necessariamente um carro ruim para se comprar, desde que o trabalho tenha sido bem-feito e você conheça todos os detalhes. Uma boa revenda se preocupa, entre outras coisas, com a transparência!

4) Preços condizentes

A maioria dos negócios ruins começa com uma oferta imperdível que, por ingenuidade, alguém aproveita, sem refletir a respeito. Todo negócio deve ser muito bem ponderado, e o ideal é que você crie mecanismos para perceber que, por trás de um preço muito baixo, pode existir uma armadilha.

No mercado de usados alguns revendedores preferem colocar veículos que foram comprados por valores abaixo do mercado por problemas com sinistros, colisões ou para viabilizar uma troca e revender pelo valor de tabela com uma excelente margem de lucro.

Isso não significa que não existem oportunidades por valores abaixo do comum, mas tenha em mente que elas são geradas por questões que dificultam a venda e, portanto, você não precisa ter pressa para aproveitá-las. Mais que isso, é o tipo de negócio que você deve ter tempo para entender bem do que se trata antes de bater o martelo.

5) Test-drive

Da mesma forma que essa é uma experiência comum na compra de veículos novos, também é ideal no momento da compra de usados. Se a revendedora não tem o que esconder de você, com certeza, dará a oportunidade de testar o carro antes de fechar negócio.

Nesse caso, aproveite para reproduzir condições comuns do seu dia a dia, o que te ajudará a descobrir se o carro é o ideal para o seu perfil. Suba ladeiras, pegue trechos de estrada que permitam uma velocidade maior e estacione em alguma vaga no centro da sua cidade, por exemplo.

Tudo ficará bem mais fácil para você caso escolha uma revendedora de carros usados que ofereça a devida confiança e experiência. Não tenha pressa para escolher seu próximo carro usado, pesquise bem sobre os modelos que você deseja e escolha quem pode te oferecer o melhor, com condições que caibam no seu bolso.

Gostou dessas dicas? Então é hora de conhecer a Unidas Seminovos. Temos mais de 100 lojas em todo o Brasil, com um estoque de veículos selecionados a dedo, com garantia de procedência e muita facilidade na hora de pagar. Escolha aqui o seu modelo favorito e solicite o contato de um dos nossos consultores de vendas agora mesmo!

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: