Created with Snap
limpeza de carro

Limpeza de carro: a importância de higienizar seu veículo

Ter um carro limpo e bem higienizado pode mudar totalmente a experiência tanto do motorista quanto dos passageiros. Embora muitas pessoas pensem apenas no aspecto estético de fazer a limpeza de carro, existem inúmeros outros pontos positivos que essa atividade pode trazer tanto para a integridade do próprio veículo como para a de quem anda nele.

Apenas como exemplo, no atual cenário, manter a higiene do carro é mais do que uma questão de beleza, é também uma forma de cuidar de sua saúde e das pessoas que utilizam seu carro, prevenindo-as do coronavírus. Mas para fazer uma limpeza adequada, não basta jogar água e sabão na lataria – existem detalhes que fazem toda a diferença. Por isso, neste texto, explicamos qual a melhor maneira de fazer uma boa limpeza de carro. Acompanhe a leitura!

Quais os riscos de deixar o carro sujo?

Antes de explicar como fazer a limpeza de carro de forma correta e eficiente, vale a pena apontar quais são os riscos que um carro sujo pode causar. Com relação ao próprio veículo, a sujeira pode danificar a pintura e comprometer a integridade do carro, prejudicando sua conservação.

Mas a má higienização pode comprometer a saúde do motorista e dos passageiros. Os fungos acumulados presentes em um carro sujo podem causar uma série de doenças, tais como onicomicose, pneumocistose, sinusite e até mesmo meningite. Dependendo do contato que determinada pessoa tem com essas impurezas, é possível que sérios problemas de saúde sejam desenvolvidos.

Além disso, a sujeira favorece o aparecimento de vírus. Em nenhum momento, é bom permitir o desenvolvimento desses organismos em seu veículo, principalmente em tempos de pandemia. Evitar que a sujeira fique acumulada em seu carro é mais que necessário neste período.

Qual a diferença entre higienização e limpeza?

Essa é uma pergunta frequente. Muitos proprietários ficam preocupados apenas com a estética do carro, por isso realizam apenas a limpeza da lataria do veículo, priorizando apenas as partes externas. Contudo, o ideal é ir além e realizar uma higienização automotiva, considerando todas as partes do veículo e tendo atenção a todos os detalhes.

Como fazer a higienização correta do carro?

Agora que você já compreendeu quais os perigos de deixar seu veículo sujo, é necessário entender como fazer a higienização dele da forma correta.

O carro é um automóvel complexo, formado por inúmeras partes. Desse modo, bactérias, fungos e vírus podem ficar acumulados em vários cantinhos escondidos. Por isso, é importante saber limpar cada uma dessas partes do carro de forma correta.

A seguir, explicamos como isso deve ser feito. Confira!

Filtros de ar

Uma das partes que devem ser limpas e até mesmo trocadas com determinada frequência são os filtros de ar. Essas peças acumulam sujeira, o que favorece possíveis intoxicações. Por conta disso, é importante fazer a troca dos filtros pelo menos uma vez por ano. Também vale ressaltar que é preciso deixar o ar circulando dentro do carro sempre que possível, pois isso evita o depósito de sujeiras e microrganismos nocivos à saúde.

Estofado

A maior parte do espaço interno do carro é composta pelos estofados. Por isso, fazer a higienização correta deles é fundamental. Os estofados precisam de bastante cuidado na limpeza, variando a forma como ela deve ser realizada de acordo com o tipo de banco.

Nesse sentido, em estofados comuns, é importante primeiro fazer a aspiração dos bancos. Posteriormente, utilize um borrifador com uma mistura de água e sabão neutro e finalize a limpeza utilizando um pano seco. Cuidado para não usar produtos em excesso, pois isso pode prejudicar a espuma dos assentos. No caso de bancos de couro, a limpeza é mais prática: faça a aspiração e opte por um pano úmido.

limpeza de carro

Tapetes e carpete

A sujeira, assim como todo tipo de material, possui peso, por isso é automaticamente atraída para o chão. Dessa forma, é no tapete e carpete que fica acumulada a maior quantidade de impurezas do carro. Nesse sentido, esse é um dos locais em que a limpeza precisa ser mais eficiente.

Primeiro, retire os tapetes do veículo. Caso sejam de borracha, lave com água e sabão. Mas se forem de tecido, é melhor aspirá-los e utilizar um borrifador com a mistura que citamos anteriormente. Finalize o processo com um pano seco.

Os carpetes devem ser higienizados de forma detalhada. Aspire-os e utilize produtos específicos para a limpeza. Por último, use uma escova em movimentos circulares, principalmente em lugares com sujeira aparente, e passe um pano úmido até retirar todo o material.

limpeza de carro

Como manter o carro limpo?

É natural que, ao utilizar o veículo, determinados resíduos passem a ficar acumulados nele. Contudo, é possível evitar que eles se transformem em mais sujeira do que o inevitável. Por isso, adotar hábitos para que o carro se mantenha limpo na maior parte do tempo é tão importante quanto fazer a higienização e a limpeza de forma correta. Nesse sentido, pequenos detalhes podem fazer toda diferença.

Uma dica simples, mas que é fundamental para a manutenção da limpeza no carro, é carregar itens de higiene. Deixe lenços umedecidos dispostos, não se esqueça do álcool em gel e procure ter sempre uma lixeira de prontidão. Assim, caso os passageiros consumam algum alimento e precisem descartar a embalagem, terão um lugar adequado para fazer isso. Lembre-se de retirar o lixo assim que possível.

Com qual periodicidade a limpeza de carro deve ser feita?

Uma enquete feita pelo “Bem Estar” aponta que a maior parte das pessoas lava o carro apenas quando ele fica sujo. Esse é um sinal perigoso, pois higienizar somente nesses momentos significa deixar muita sujeira acumulada. O ideal é lavar o carro a cada duas semanas, desde que não exista muita sujeira acumulada no veículo.

Fazer a limpeza de carro da maneira correta é uma prática importante, tanto para a integridade do veículo quanto para a saúde daqueles que fazem uso dele. Como apontamos ao longo do texto, pequenas práticas e cuidados podem fazer toda a diferença. Portanto, siga nossas dicas e garanta o bem-estar daqueles que andam com você!

A higienização correta do carro é ainda mais importante nesse momento de pandemia. Então, compartilhe este post com seus amigos para que eles também possam tomar os cuidados corretos!

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: