Created with Snap
Higienização automotiva

Higienização automotiva: como fazer e qual sua importância?

Aquele cheirinho de carro novo não dura para sempre, infelizmente! Mas isso não significa que você não deva cuidar da higienização automotiva. Ela funciona para diversas finalidades, entre elas, manter o odor do seu carro sempre agradável para você e para os demais ocupantes.

Todo automóvel exige uma série de cuidados por parte de seu proprietário, como a manutenção da mecânica, preservação da pintura, lataria e limpeza. Cumprir com essas tarefas demonstra zelo e, mais ainda, preocupação com o bem-estar na relação com o seu carro.

Quer saber mais sobre a importância da higienização automotiva? Selecionamos os principais tópicos sobre o tema para que você tire todas as suas dúvidas. Confira!

O que é a higienização automotiva?

Muitos proprietários se preocupam apenas com a estética do carro, o que faz com que a limpeza seja priorizada nas partes externas, por serem mais visíveis. Já a parte interna costuma ser negligenciada com frequência, sendo que ela é que faz a maior diferença na experiência do motorista e dos demais ocupantes.

Não se acostumar com um ambiente sujo é um dos primeiros passos para entender que a higienização deve ser feita de forma completa. A atenção aos detalhes faz diferença inclusive em questões como as relacionadas à saúde, pois diversos problemas respiratórios se relacionam com a limpeza de um ambiente. A sujeira também serve como atrativo para insetos e roedores, que podem transmitir doenças.

Incluir esse cuidado na sua rotina não tomará muito do seu tempo e os benefícios serão sentidos imediatamente. Poucas sensações superam o prazer de estar em um local limpo e isso por si só é capaz de compensar o esforço feito com a higienização do seu carro.

Qual é a importância da higienização automotiva?

Como citado, a higienização automotiva beneficia a saúde e melhora o bem-estar na relação com o veículo, mas sua importância é ainda mais ampla e reflete inclusive na valorização ou depreciação do veículo. Basta imaginar que você tenha que escolher entre dois carros do mesmo modelo e ano, sendo que um deles está impecável e o outro revela o desleixo do antigo proprietário.

Além disso, para mostrar a importância do tema, saiba que há estudos que apontam para a existência de, em média, 10 mil bactérias e fungos vivendo na parte interna de um veículo.

Apenas a higienização é capaz de conter essa ameaça, que pode servir como causa para crises de rinite, alergias, micoses, infecções urinárias e intestinais, entre outras enfermidades que podem comprometer a saúde com menor ou maior gravidade. Evitar a exposição a essas doenças é uma das finalidades do cuidado constante com a limpeza do seu veículo.

 

higienização automotiva

 

Como fazer a higienização automotiva?

Você pode optar por levar o seu carro para um profissional especializado, que terá todos os produtos, ferramentas e conhecimento para uma boa higienização, ou fazer você mesmo. Caso escolha a segunda opção, estude bastante o funcionamento do seu veículo antes de começar, pois será necessário desmontar alguns componentes. Se isso não for feito da maneira correta, peças poderão ser quebradas ou gerar barulhos por descuidos na remontagem.

Adquirido o conhecimento sobre o funcionamento do seu carro, selecione os materiais e ferramentas que serão necessários para a realização da higienização, como aspirador de pó, chaves de fenda e de boca, bem como os produtos para limpeza.

Confira sempre as especificações e recomendações de cada produto para que você não utilize algo inapropriado para os componentes do seu veículo. Algumas peças do acabamento são sensíveis e podem ser danificadas por líquidos abrasivos, por exemplo.

O ideal é que os produtos de limpeza não reajam com as peças do acabamento de forma a corroer ou retirar o brilho delas. Escolha aqueles que possam ser aplicados em plástico duro, que é um material comum na maioria dos painéis e portas, bem como produtos próprios para a higienização de bancos de couro, caso esse seja o material dos assentos do seu veículo.

Após comprar os produtos corretos e organizar as ferramentas que serão utilizadas, veja abaixo quais são as partes que merecem a sua atenção durante a higienização.

Filtro de ar

Essa peça é utilizada em veículos que contam com ar quente e também com ar-condicionado. Ele deve ser trocado periodicamente de acordo com as instruções do fabricante. Ao longo da vida útil desses filtros, há um grande acúmulo de poeira e outras impurezas que são nocivas à saúde, bem como fungos que se desenvolvem com a umidade.

Como já mencionamos, é indispensável conhecer o seu veículo e saber em qual parte esse filtro está instalado antes de se aventurar a retirá-lo. Muitas vezes, ele é colocado em áreas do painel com difícil acesso e pode exigir um trabalho minucioso para a desmontagem. Portanto, só faça isso caso você se sinta verdadeiramente habilitado – do contrário, é recomendável levar o veículo a um profissional especializado.

Os dutos e as saídas de ar também merecem cuidados para que o trabalho seja completo.

Painéis e portas

São superfícies que estão sempre em contato com as mãos e outras partes do corpo e, por isso, merecem cuidados durante a higienização. O mesmo vale para o câmbio e o volante, pois também acumulam fungos e bactérias que se alojam e se proliferam para outras partes. Use um pano úmido com o produto adequado, de maneira suave para não riscar ou causar manchas pelo atrito.

Bancos e tapetes

Os tapetes acumulam poeira e sujeiras vindas dos calçados dos ocupantes e, como todos sabemos, são grandes fontes de bactérias. Como eles não são tão sensíveis quanto outras partes, o ideal é tirá-los do veículo, aspirar todo o chão do carro e lavar os tapetes com uma esponja mais áspera e sabão comum.

Com os bancos, é necessário ser mais criterioso, pois eles também acumulam bactérias e fungos, especialmente por absorverem o suor vindo das costas e pernas. O material do estofamento também influencia. Como já dito, tenha métodos apropriados caso se trate de tecido ou couro.

A higienização automotiva feita periodicamente aumenta a segurança de todos e reduz a incidência de problemas respiratórios e infecções causadas por bactérias e fungos. É um cuidado simples, mas que faz toda a diferença na sua relação com o seu veículo, além de ajudar a mantê-lo sempre em ótimas condições!

Gostou das nossas dicas? Curta nossa página no Facebook e receba novos artigos como este!

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: