Created with Snap
imprimir o documento do veículo

Passo a passo: aprenda a imprimir o documento do veículo

As mudanças tecnológicas, em especial as vinculadas à internet e seus avanços, afetam todos os setores da vida. E com o universo do trânsito, a situação não é diferente: se por muito tempo as pessoas recebiam os documentos do veículo pelo correio e tinham de mantê-los no carro enquanto dirigiam, hoje a realidade mudou.

Com o surgimento do Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) digital, não é mais necessário portar esse documento fisicamente, pois é possível apenas apresentá-lo pelo celular. Contudo, imprimir o documento do veículo ainda pode ser importante para evitar determinadas dores de cabeça. Por isso, elaboramos este texto – nele, explicamos o que é o CRLV, qual sua importância e como imprimi-lo para evitar problemas inesperados. Acompanhe a leitura!

O que é o CRLV?

Antes de mais nada, é fundamental entender o que é o Registro e Licenciamento do Veículo e para que ele serve. De maneira geral, esse é um documento do carro que precisa ser emitido anualmente e só é possível emiti-lo depois de pagar determinadas taxas, como IPVA, seguro DPVAT e possíveis multas. Caso isso não aconteça, o licenciamento fica bloqueado.

É importante compreender que é o CRLV que comprova que toda a documentação do veículo está em dia. Por isso, é muito importante que esse certificado esteja sempre com o veículo enquanto ele está em circulação, seja na cidade ou na rodovia.

No caso de o veículo ser parado em uma blitz policial e o condutor não apresentar o documento, ele poderá ser multado, perder pontos na CNH e até mesmo ter o veículo apreendido. Portanto, compreender o que é o CRLV, mantê-lo atualizado e possuir o documento enquanto dirige é fundamental para evitar transtornos.

O que é o CRLV digital?

O CRLV digital é uma vantagem fornecida pelo avanço da tecnologia aos condutores. Com o mesmo valor que o certificado físico, o documento digital (também chamado de CRLV-e) apresenta todos os dados que constam no CRLV físico, mas fica armazenado na internet, podendo ser apresentado por meio de um smartphone ou computador.

Esse tipo de documento passou a ser disponibilizado de forma opcional em 2018 para veículos com a nova placa Mercosul. Contudo, a partir de 2021, veículos com novos registros terão o documento apenas na forma digital. Isso significa que não haverá mais a versão física, a menos que o condutor tenha a intenção de imprimir o documento do veículo.

Existe diferença entre o CRLV digital e o impresso?

Como os novos registros terão apenas o certificado digital, muitas pessoas têm dúvida se o documento impresso ainda terá validade. A resposta para essa indagação é: sim, tanto o documento digital quanto o documento impresso possuem a mesma validade jurídica, servindo para identificar as características do veículo e representando que os débitos estão em dia.

A grande diferença entre um documento e o outro é que a parte de trás do CRLV está diferente. Anteriormente, nesse local do certificado, era comum encontrar o Certificado de Registro do Veículo (CRV), que vinha em branco e deveria ser preenchido somente se o veículo fosse vendido, com a função de informar a venda aos órgãos responsáveis.

Atualmente, o CRV não está mais presente no licenciamento. A partir de agora, haverá um novo documento, a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e), que deverá ser emitida apenas quando houver uma situação de compra e venda do automóvel.

imprimir o documento do veículo

Como emitir e imprimir o CRLV-e?

Na maior parte das vezes, é possível emitir o CRLV-e por meio da própria internet. Para isso, existem duas maneiras básicas: uma por meio do site do Detran de seu estado e outra por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Confira a seguir o passo a passo de cada uma delas.

Pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito

  • Baixe o aplicativo por meio do Google Play (no caso de celular Android) ou na App Store (iOS);
  • clique no ícone “veículos”;
  • informe o código de segurança do CRV e o Renavam;
  • adicione seu(s) veículo(s);
  • faça o download do CRLV-e.

Por meio do site do Detran

  • Acesse o site do Detran de seu estado;
  • procure por “documento” nos serviços disponíveis;
  • informe a placa, o Renavam e o código de segurança do veículo;
  • baixe o CRLV-e.

Em ambos os casos, depois de fazer o download do documento digital, basta imprimi-lo em folha A4 comum, com tinta preta e deixando o QR Code visível. Pronto, agora é só portar o CRLV quando for dirigir. É importante levar em consideração que esse processo pode mudar um pouco de acordo com o estado em que o documento será emitido.

Por que imprimir o documento do veículo?

Os condutores não são mais obrigados a ter o CRLV fisicamente no veículo, podendo apresentá-lo apenas em formato digital, por meio do smartphone. Contudo, a impressão não é proibida e, em muitos casos, pode ser interessante imprimir o documento do veículo, evitando problemas caso alguma das situações abaixo aconteça.

Celular sem bateria

É cada vez mais comum levar o celular no bolso quando saímos de casa, geralmente, com a bateria cheia. Contudo, é possível que ao longo do dia o celular fique descarregado. Nessas situações, não será possível apresentar o documento virtual pelo celular.

Problemas com a internet

O ideal é que você faça o download do CRLV-e e o deixe armazenado no celular. Mas em alguns casos, é possível que você não encontre o arquivo digital e tenha de baixá-lo novamente. Se tiver problemas com a internet, isso não será possível.

Não estar com o celular

O smartphone está quase sempre ao nosso lado. As chances podem ser pequenas, mas é possível que você esqueça seu aparelho ao sair de carro. Nesses casos, ter um documento impresso no veículo será fundamental para evitar problemas com as leis de trânsito em uma possível blitz.

Imprimir o documento do veículo é uma excelente maneira de garantir segurança e evitar problemas na hora de dirigir. Como deu para notar, não existe mais a obrigatoriedade do documento físico, sendo necessária apenas a apresentação digital. Contudo, ter o CRLV impresso pode ser bastante útil em casos excepcionais.

Gostou deste conteúdo? Então, leia também nosso artigo sobre como consultar o documento do carro e fique por dentro de mais informações sobre o mundo dos carros!

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: