Created with Snap
isenção de impostos de carros para idosos

Como Funciona A Isenção de Impostos na Compra de Carros Para Idosos

Você sabia que existem alguns tipos de isenções de impostos  na compra de carros para idosos? A legislação brasileira prevê que determinados grupos sociais têm direitos de não pagar as tarifas ao governo, e a terceira idade está contemplada.

Quer entender quais são as condições que configuram essa isenção? Então veja este artigo que a Unidas Seminovos preparou para você!

Veja também: Entenda o que indicam as luzes de alerta do painel do seu carro

Carros para idosos: como funciona a isenção?

É preciso deixar claro, primeiramente, que não são todos os que estão isentos de impostos na compra de carros para idosos.

O que faz dessa categoria social ter esse direito não é a faixa etária, mas sim uma variedade de condições físicas que são recorrentes nesta etapa da vida. Alguns deles são problemas relacionados a:

    • joelhos;
    • coluna;
    • quadril;
    • mobilidade reduzida de forma geral.

Porém, não é preciso que o idoso seja o motorista do veículo. Familiares e responsáveis legais por essa pessoa também conseguem comprar o carro com a isenção, desde que comprovada sua relação.

Os impostos que não serão taxados são PI, ICMS e IOF. Entretanto, em alguns estados brasileiros ainda é possível não pagar pelo IPVA anual. Portanto, é importante verificar caso a caso para conhecer os direitos.

Além disso, a regra é válida apenas para carros 0 km, de modo que os seminovos não entram na isenção. De qualquer forma, é possível fazer a revenda do veículo adquirido com descontos depois de dois anos de uso.

Como conseguir a isenção de impostos na compra de carros para idosos?

Para a situação de ambos, os idosos condutores e não-condutores, é preciso renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e atualizar os cadastros para informar ao DETRAN se a pessoa está apta a dirigir. Assim é possível compreender em quais condições essa pessoa pode conduzir e os tipos de adaptações que ela precisa.

Esse processo pode ser um pouco mais demorado, uma vez que, para provar aos órgãos responsáveis que existe alguma dificuldade relacionada à mobilidade reduzida, é necessário apresentar um laudo médico.

Depois de obter a nova CNH e de haver recebido a aprovação desse laudo pelo DETRAN, o idoso ou acompanhante responsável deve ir a uma agência da Receita Federal e fazer a solicitação da isenção dos impostos.

Para comprar um carro, a regra é a mesma válida para PCD: o valor máximo do veículo é de R$ 70 mil e o modelo deve ser de fabricação nacional. Esteja atento, também, à periodicidade desse benefício, uma vez que é preciso aguardar ao menos dois anos para comprar um outro automóvel.

Veja também: Quais os Melhores Modelos de Carros Até R$ 40 mil Seminovos?

Gostou de saber como funciona a isenção de impostos em carros para idosos? Então não deixe de ler outros artigos aqui no Blog da Unidas Seminovos! Acesse o site Unidas Seminovos.

Unidas Seminovos

12 comentário em "Como Funciona A Isenção de Impostos na Compra de Carros Para Idosos"

  1. Antonio arima oliveira araujo disse:

    gostei das dicas .
    gostaria de saber se eu der uma entrada posso financiar o resto?

    1. Se você comprar na Unidas Seminovos sim, você pode financiar o seu carro em planos com ou sem entrada. Mas antes dê uma olhada no nosso estoque e veja se encontra o modelo da sua preferência!
      Lembramos que a isenção de impostos citada neste artigo é válida apenas para veículos zero km, certo?
      Agradecemos o seu comentário, Antônio!

  2. Marcos goes disse:

    Ótimo artigo!
    Parabéns pelo trabalho!

  3. Rivanildo Fernandes lima disse:

    Minha sogra precisa de um veículo memo semi novo e ela tem 87 anos, vocês conseguem um financiamento para lá, se sim, o que precisamos fazer. Desde já boa noite aguardo retorno.

    1. Oi, Rivanildo! Tudo bem?
      Só nos informar e-mail, telefone, nome e cidade/estado em que sua sogra se encontra.
      Aí encaminharemos os dados para um consultor, que entrará em contato para fazer a avaliação, ok?
      Estamos à disposição!

  4. José Luiz Silva de oliveira disse:

    Ótima matéria. Parabéns. Tenho 65 anos tenho direito ao desconto , tenho boa saúde
    SY

  5. Letilda de Melo disse:

    Gostei bastante das informações fornecidas aqui, obrigada! 🤝

  6. Paulo Lucio Ribeiro disse:

    Boa tarde tudo bem, eu já estou com minha CNH com ear liberada e também já me cadastrei na Uber e 99 só dependo de compra o carro . estou ansioso para começar trabalhar.

  7. Boa noite meu pai tem Alzheimer não tenho carteira . mesmo assim consigo comprar carro pro pai.

  8. Gildomar Mendes Anacleto disse:

    Excelente matéria, tenho 69anos sou de tubarão SC
    . abraço a todos.

  9. Valeria Aguiar Gutterres disse:

    A partir de que idade para ser considerado idoso para a isenção de imposto?

    1. Valéria, conforme informação no post acima, “O que faz dessa categoria social ter esse direito não é a faixa etária, mas sim uma variedade de condições físicas que são recorrentes nesta etapa da vida.”

      Esperamos ter ajudado. Obrigado pelo seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: