Created with Snap
estilos de carro

Conheça os 4 principais estilos de carro disponíveis no mercado

O mercado automotivo oferece diversas categorias de veículos e, dentro delas, existem estilos de carro que atendem a necessidades e perfis distintos. Desse modo, é possível dizer que haverá sempre um modelo adequado para cada pessoa, de acordo com o uso que será feito e também com as preferências pessoais.

Conhecer bem cada categoria é o primeiro passo para uma boa escolha, com a ponderação sobre os prós e contras de cada uma delas. É necessário analisar cada possibilidade de uso que será dado ao carro, ou seja, como será a sua relação com o seu veículo durante o período em que estiver com ele.

Quer saber mais sobre os diferentes estilos de carro disponíveis no mercado? Selecionamos os 4 mais procurados para ajudar na sua próxima escolha. Confira!

1. Sedan

estilos de carro

Não há veículo da moda que consiga desbancar os clássicos sedans – tanto que seus principais representantes, Toyota Corolla e Honda Civic, sempre aparecem no ranking dos mais vendidos do mundo. Já foi a principal categoria, na qual todas as montadoras apostavam suas fichas e investiam pesado para morder a maior fatia.

Hoje em dia, ainda recebem bastante atenção por ainda serem muito vendidos, mas foram um pouco ofuscados pelos Utilitários Esportivos (SUV’s). A principal característica dos sedans é o conforto oferecido, bem como a versatilidade, pois atendem bem solteiros e famílias completas.

Por terem a traseira comprida, isso tem como reflexo o porta-malas espaçoso, que faz da categoria uma das preferidas das famílias. Mas o mesmo comprimento também pesa contra em alguns casos, como encontrar vagas de estacionamento em lugares disputados.

Além dos modelos mencionados no início, podemos citar o Volkswagen Voyage, Chevrolet Prisma, Hyundai HB20S, Chevrolet Cruze e Nissan Sentra, que são alguns dos mais vendidos em nosso país.

2. Hatch

estilos de carro

É comum que determinados modelos tenham duas versões: sedan e hatch. A primeira, como já demonstrado, oferece uma versatilidade maior, enquanto a segunda é mais enxuta, sendo ideal para solteiros ou famílias pequenas, que não exigem muito espaço para as bagagens.

É importante saber que essas duas categorias guardam algumas versões, que é a segmentação em veículos compactos e médios, e o tamanho tende a ser proporcional ao preço: os compactos são os veículos de entrada, mais baratos, enquanto os médios são maiores, contam com mais equipamentos e são naturalmente mais caros.

Acima dos médios, estão os modelos de luxo e esportivos, e nesse caso o preço pode chegar a valores muito elevados. Representam a categoria os Volkswagen Golf e Gol, Ford Ka, Chevrolet Onix e Toyota Prius, que também constam na lista de mais emplacados no Brasil.

3. Picape

estilos de carro

Para alguns veículos, a vocação é o trabalho – caso das picapes, muito utilizadas no transporte de cargas. Seja para oferecer o serviço de frete para pequenas mudanças, seja para carregar materiais para obras e comércios, a caçamba é algo bastante desejável por muitos profissionais.

Há também quem compre para outras finalidades, como encher a caçamba de caixas de som, o que combinado com o visual de algumas picapes se torna bastante atraente para os mais jovens e solteiros. Ter esses dois públicos permite que haja uma demanda muito grande por essa categoria, tanto para os modelos novos quanto seminovos e usados.

Essa é uma boa notícia para os proprietários, pois significa que há liquidez para esses modelos, além de um menor impacto na depreciação, mesmo se tratando de veículos que são usados de forma constante e às vezes extrema. Quem tem uma picape, ganha quando compra, durante o uso no trabalho e também quando vende.

O único aspecto negativo é relacionado ao espaço para os ocupantes, embora existam modelos com cabine dupla, o que permite a existência da fileira de bancos na traseira. Mas, nesse caso, perde-se espaço na caçamba, pois a extensão da cabine naturalmente condenará o espaço para carga.

Antes de fechar o seu negócio, veja qual é a picape que melhor se encaixa às suas necessidades, ciente das limitações que uma versão impõe à outra. As principais representantes da categoria são a Chevrolet Montana, Volkswagen Saveiro e Fiat Strada.

4. Utilitário Esportivo (SUV)

estilos de carro

Os veículos utilitários esportivos, também conhecidos pela sigla em inglês SUV (Sport Utility Vehicle), transformaram-se em uma febre mundial, ameaçando o reinado dos sedãs. Além disso, forçaram a quase aposentadoria das chamadas peruas, que se tornaram raras de serem vistas nas ruas, com poucos lançamentos em faixas de preços mais acessíveis.

Os SUV’s ganharam a preferência das famílias, isso é incontestável. O que nos resta é tentar entender os motivos que levaram a isso. O fator “novidade” é certamente a principal razão, mas não justificaria por si só a longevidade de tamanho sucesso, tendo em vista que essa categoria se tornou a mais disputada do mercado com investimentos vultosos por parte das montadoras.

Com base nos relatos comuns de proprietários de carros dessa categoria, a posição de dirigir é uma das coisas que mais agrada. Isso explicaria uma certa dificuldade para se acostumar novamente aos modelos mais próximos do chão, como ocorre com aqueles que se acostumaram ao câmbio automático e não querem voltar para o manual.

A robustez é outro bom motivo para gerar essa corrida por parte dos consumidores e das montadoras. São veículos imponentes, que marcam presença geralmente de maneira bastante sóbria, o que retira de vez as objeções sobre essa categoria.

Como aspectos negativos, podemos citar o espaço para ocupantes e o porta-malas, que nem sempre é tão grande quanto se espera pelo porte do veículo. Quanto a isso, é bastante comum que sedans e até mesmo hatches sejam mais generosos com seus proprietários.

Embora pareçam preparados para transitar por qualquer terreno, essa vocação não pertence a todos, e sim aos que contam com tração nas quatro rodas. Do contrário, as chances de atolar em estradas com lama e barro são significativas. São referências na categoria o Jeep Renegade, Nissan Kicks, Honda HR-V e Toyota RAV4.

Saber quais são as principais categorias e estilos de carro é uma tarefa indispensável para quem está em busca do primeiro ou do seu próximo veículo, para que o escolhido consiga satisfazer todas as expectativas criadas. Da mesma forma, atender às suas necessidades deve ser um requisito fundamental para conquistar uma vaga na sua garagem.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais, com certeza ele será útil para seus amigos!

Unidas Seminovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: