Created with Snap
carro de família

Carro de família: confira 4 dicas para escolher o modelo ideal

Se você deseja comprar um carro de família, é importante que leve alguns fatores em consideração na hora de escolher o modelo ideal. Afinal, o automóvel não deverá ser apenas novo e bonito, ele deve ter boas funcionalidades e, principalmente, atender às suas necessidades.

Para famílias com crianças, as exigências são bem maiores — já que os carros, na maioria das vezes, precisam ter mais conforto, espaço interno e um porta-malas generoso. No entanto, há de se levar em conta também o estilo de vida da família. Devemos considerar se viajam muito, se os filhos são pequenos ou mais velhos, entre outros fatores.

Diante disso, resolvemos elencar algumas dicas práticas para que você compre o carro de família mais adequado às suas necessidades. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância de escolher o carro adequado para a família?

Um carro faz parte do patrimônio familiar e, como qualquer outro bem, gera uma série de despesas. Sendo assim, é essencial buscar o modelo ideal que tenha a ver com a renda familiar, mas que, ao mesmo tempo, não seja aquele veículo que, em pouco tempo, você já tenha que trocá-lo.

Por isso, ter certeza do que você deseja, antes de sair em busca de qualquer veículo, é fundamental para uma compra segura. O carro deverá satisfazer as necessidades da família como um todo, como levar crianças para a escola, ir ao trabalho, viajar, sair nos fins de semana, entre outras utilidades.

O que considerar na hora da escolha do carro da família?

Para escolher o carro mais adequado para a sua família, você não deve deixar de considerar alguns fatores essenciais, que vão garantir mais conforto e funcionalidade. Antes de mais nada, é fundamental que você saiba como o veículo será usado e para quais finalidades, que podem ser viagens, passeios, idas ao trabalho ou tudo isso e mais um pouco.

Leia também:  Suspensão de carro: 3 cuidados que você precisa ter

Vamos saber o que é importante analisar? Confira!

1. Estilo de vida

Na verdade, um carro pode se destinar a variados fins. Sendo assim, antes de escolher o modelo, pese bem alguns fatores, por exemplo, onde e como o veículo será usado para que a compra seja a mais acertada possível.

Avalie se você costuma viajar de carro com a sua família com frequência, se muitas pessoas são transportadas no automóvel, se existe a necessidade de carregar itens no porta-malas, entre outras questões.

O uso do carro pode ser mais urbano, servindo apenas para atividades básicas, como idas ao trabalho, ao shopping e passeios pela cidade. Dessa forma, a escolha pode recair em modelos mais simples.

Por isso é tão importante fazer essa avaliação de seu estilo de vida na hora de adquirir um carro, seja ele novo ou seminovo — para que você compre exatamente o modelo de que precisa.

2. Tamanho do veículo e espaço interno

Levando-se em conta que carros maiores custam mais e consomem mais combustível, nem sempre é uma boa ideia investir em um modelo tão grande assim. Muitas vezes, um carro de tamanho mediano cumprirá a função e dará conta da família.

Um casal com dois filhos não precisa de um carro enorme. Um modelo com cinco lugares, um bom porta-malas e uma folga para bagagem interna, por exemplo, é o suficiente para os dias de viagem e passeios mais demorados.

Para famílias com espírito aventureiro, um carro de tamanho médio com um bagageiro para levar bicicletas e coisas do tipo, por exemplo, cumpre muito bem o papel.

carro de família

3. Segurança

Outro fator muito importante que não pode faltar, principalmente, em um carro de família, é a segurança. Por todos os perigos que o trânsito representa, em especial, em cidades grandes, proteger-se com dispositivos projetados para isso é fundamental.

Leia também:  Como Avaliar a Quilometragem do Carro Seminovo Antes de Comprar?

A preocupação com a segurança é cada vez maior por parte das montadoras, assim como por parte dos órgãos regulamentadores do governo. Dessa forma, os modelos mais novos chegam sempre com as maiores novidades nesse quesito.

Ainda assim é possível encontrar muitas diferenças em relação à segurança entre os modelos de carro. Por exemplo, os freios ABS e airbags são obrigatórios e devem estar presentes em todo os automóveis. No entanto, carros que contam com estruturas reforçadas nas carrocerias e chassis, entre outras características, podem fazer a diferença na hora da escolha.

4. Potência do motor

Outro fator que devemos considerar na hora de escolher o melhor modelo de carro para a família é a potência do veículo. Mas, para isso, você deve avaliar o uso que fará do carro e em quais ambientes ele mais trafegará.

Por exemplo, se você viaja muito e trafega por muitas estradas, os veículos com maior potência são os mais indicados. Para circular pela cidade com poucos passageiros, o ideal são os veículos com 1.0 ou 1.4 de potência.

Só não exagere na escolha. Afinal, quanto maior é a potência, mais você gastará com combustível — o que no fim das contas representa um grande gasto no orçamento doméstico.

Quais os tipos de carros recomendados para famílias?

Algumas características de cada tipo de carro oferecido no mercado podem contribuir para que você escolha o ideal para sua família. Veja!

  • Hatch: indicado para famílias com um filho apenas. Essa categoria oferece um porta-malas de até 320 litros e um espaço interno pequeno, mas confortável. Trata-se de um carro compacto, menos potente, porém mais econômico, mais leve e fácil de estacionar;
  • Sedan: indicado para famílias maiores, com cerca de 2 ou três filhos, que buscam conforto. O espaço é bom e o porta-malas atende às necessidades de famílias que viajam bastante;
  • SUV: tipo ideal para famílias grandes. Oferece um bagageiro espaçoso e um bom espaço interno — ideal para viagens;
  • Minivan: formato igual ao de uma van, porém em tamanho menor. Mais alto que o sedã e o Hatch, garante um bom espaço interno. Em relação ao SUV, oferece um bom custo-benefício, já que é mais barato e consome menos combustível.
Leia também:  4 Carros Seminovos Mais Vendidos em 2017

Para escolher o melhor carro de família, avalie bem os modelos mais adequados às suas necessidades. Espaço, dirigibilidade e segurança são exigências que não podem ficar de fora!

Gostou das dicas? Siga a gente nas redes sociais e tenha acesso a outros artigos importantes como este! Estamos no Facebook, Twitter e YouTube. Vamos juntos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados