Created with Snap
lubrificação de portas de carros

Como fazer a lubrificação de portas de carros? Descubra aqui!

Quer garantir que o seu seminovo esteja sempre com aquele visual de carro bem conservado? Então, além daquela lavagem caprichada, uma boa ideia é também checar as portas dos veículos.

Isso porque as portas do carro também precisam de manutenção. Caso sinta uma certa resistência nas dobradiças, ao abrir ou ao fechar as portas, está na hora de investir algum tempo na lubrificação desses itens.

No entanto, a lubrificação de portas de carros pode ser um processo complicado, já que muitas pessoas não sabem quais são os produtos que devem ser utilizados. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!

Qual é a importância da lubrificação de portas de carros?

Com o passar do tempo, não serão apenas as peças interiores do seu veículo seminovo (como o motor) que se desgastarão ou precisarão de manutenção especializada. As portas do carro também são um exemplo de peças que precisam de cuidados periódicos.

Além do fato de que elas estão sendo constantemente acionadas, também estão expostas à acumulação de pó e gordura, por exemplo. Passar uma flanela ali pode ajudar, mas talvez seja o caso de realizar uma lubrificação completa.

Sabe aquele barulho de porta ou janela que ouvimos em casa — no quarto, no banheiro ou na sala — que tanto nos incomoda? Às vezes, com a porta do carro, não é diferente – por exemplo, temos o barulho de uma porta pesada, rangidos e desgastes prematuros de componentes. Todas essas são características claras da falta de uma rotina de lubrificação dessa parte dos veículos.

O problema não se restringe a rangidos e barulhos anormais na hora de mexer na porta. Às vezes, os vidros elétricos e também os modelos manuais enfrentam alguma dificuldade tanto na subida como na descida. De modo geral, isso ocorre em função de sujeira e ressecamento nas canaletas e outras peças das portas do automóvel.

A importância de cuidar das dobradiças e fechaduras

Ambas as peças costumam sofrer bastante com desgaste, uma vez que são acionadas frequentemente. Assim, quando dobradiças e fechaduras já estão com um bom tempo de uso, podem ter suas funções prejudicadas. Quando isso ocorre, é a lubrificação que garantirá vida nova para essas peças. Com um bom cuidado e com os produtos certos, será possível restaurar aquele funcionamento ideal, que ocorre quando elas saem de fábrica.

Com o acionamento constante, as dobradiças e portas perdem sua lubrificação. Esse dano pode até não ser grave, na maioria nos casos, mas prejudica a fluidez dos movimentos. Assim, uma peça desgastada pode até mesmo aumentar o peso da porta na hora de abrir ou fechar.

Já uma fechadura que não esteja sendo bem conservada dificulta o destravamento das portas, o que é algo perigoso quando você não conta com um alarme acionado por controle remoto. Por isso, o ideal é que a lubrificação seja feita ao menos uma vez por um ano, com uma verificação a cada seis meses do estado atual das dobradiças e das fechaduras da porta. Para ter uma ideia mais precisa, basta considerar as condições atuais do carro.

O seu veículo roda muito por estradas empoeiradas e em más condições? Então, realize a lubrificação a cada seis meses. Os itens que serão utilizados dependem de cada peça e do problema a ser enfrentado, como veremos no tópico a seguir.

lubrificação de portas de carros

Quais são os itens utilizados na lubrificação de portas de carros?

Vamos explicar melhor esse problema, ensinar como resolvê-lo de uma vez por todas e também mostrar como realizar a devida limpeza das fechaduras, das canaletas dos vidros e, por fim, das dobradiças das portas.

Primeiro, limpe as canaletas com cotonetes — e nada de usar aquele item que utilizamos em nossa higiene pessoal! É necessário usar um produto próprio para limpeza automotiva, encontrado em lojas de artigos para carros.

Depois disso, é hora de realizar algo bem simples, mas igualmente eficaz: utilizar grafite em pó para lubrificar as canaletas. Agora, falaremos dos principais produtos utilizados nessa limpeza e como fazer isso:

Grafite em pó

O grafite em pó é ótimo para recuperar a suavidade do “sobe e desce” dos vidros da porta do carro. É importante notar que essa manutenção simples pode ser feita a cada 6 meses. Ela evita uma sobrecarga nas máquinas dos vidros.

Para lubrificar as fechaduras, também é possível utilizar o grafite em pó. O interessante é que esse produto é versátil, já que pode ser utilizado tanto em oficinas mecânicas como em trabalhos domésticos.

Ele é utilizado para lubrificações a seco, evitando o uso de graxas e óleos. Pode ser aplicado em mecanismos como as portas dos carros, nos quais exista a ocorrência de atritos constantes. Assim, ele consegue minimizar os efeitos dessa fricção e aumentar a vida útil das peças.

Também é possível encontrar um produto que contém tanto gás como grafite. Assim, o serviço fica mais simples de ser feito, já que você poderá utilizá-lo diretamente no canal da fechadura, sem a necessidade de raspar para tirar a sujeira contida ali.

Óleo lubrificante fino

Para as dobradiças, utilize um óleo lubrificante fino ou até mesmo um desengripante, item facilmente encontrado em supermercados e lojas de conveniência. Esse óleo fino é ideal para deixar o movimento das portas bem suave, combatendo o desgaste.

Como realizar os procedimentos com segurança?

Contudo, é preciso ter atenção para não errar na hora de realizar a sua manutenção e manter não só a segurança geral dos componentes, mas também o seu próprio bem-estar. Por isso, não deixe de usar luvas e óculos de proteção para efetuar qualquer checagem ou reparação no seu veículo.

A boa notícia é que esses equipamentos são baratos e protegem a integridade de quem realizará a manutenção. Caso você não se sinta confortável para manusear esses componentes, busque um profissional de qualidade para cuidar bem do seu veículo!

Além de buscar bons produtos, como o grafite em pó, outro cuidado que não pode ser negligenciado tem a ver com a aplicação dos itens para garantir uma boa lubrificação. Só realize esses procedimentos em uma área bem arejada. Portanto, nada de se trancar na garagem com produtos químicos.

Como pudemos ver, fazer a lubrificação de portas de carros é possível até mesmo para usuários domésticos. Com essas práticas, você evita desgastes, rangidos irritantes e mantém o seu seminovo com aquela aparência invejável.

E aí, curtiu as dicas? Então siga a Unidas Seminovos também no Instagram e não perca nenhuma novidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *