Passo a passo: como fazer a transferência de documento de carro?
Você sabe como fazer a transferência de documento de carro? Comprar e vender veículos usados é uma prática comum da maioria dos brasileiros e, tendo em vista a alta de preços devido à crise financeira que temos passado nos últimos tempos, esse é um hábito que tende a aumentar.
A aquisição ou venda de um veículo usado carece de alguns cuidados, como: revisar a parte mecânica, verificar a existência de débitos e, principalmente, transferir a documentação do veículo ao novo proprietário da forma devida.
Para não errar nessa transferência, o nosso post de hoje traz tudo que você precisa saber na hora de passar o veículo para o seu nome ou para o novo proprietário. Vamos lá!
Como fazer a transferência da documentação do seu carro
Primeiramente, assista ao vídeo que reúne as principais informações que você precisa saber para transferir o carro para o seu nome:
Agora, continue lendo para ver com mais detalhes todos os procedimentos para transferir o documento do seu carro:
Onde deve ser feita a transferência de documento de carro?
Para que todos os documentos do veículo sejam transferidos é necessário buscar o Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) presente em sua cidade ou no local que atende o seu município. O Centro de Registro deve ser procurado obrigatoriamente em até 30 dias após a compra.
Qual é a documentação necessária para a transferência?
Para que a transferência de documento de carro seja feita, é necessário levar ao CRVA os seguintes documentos:
- CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo);
- documentos fornecidos pelo antigo proprietário que comprovem o pagamento de todos os impostos, tributos e taxas do veículo (IPVA, seguro obrigatório, multas, licenciamento etc.);
- decalque do chassi do veículo;
- cópia da carteira de identidade e do CPF;
- comprovante de residência;
- CRV (Certificado de Registro de Veículo) fornecido pelo antigo proprietário, em que conste o nome do comprador e o preço de compra.
Lembrando que todos os documentos fornecidos pelo antigo proprietário deverão estar com firma reconhecida em cartório.
Veja também: Entenda o que indicam as luzes de alerta do painel do seu carro
É necessário levar o veículo ao Centro de Registros?
Uma das etapas da transferência do veículo é a vistoria realizada pelo próprio Detran, que é feita logo após a entrega da documentação. O local da vistoria normalmente está anexo aos guichês de atendimento do Centro de Registros, portanto é necessário sim que o veículo esteja presente no dia, a fim de a transferência ser realizada o quanto antes. O processo costuma ser ágil, e o novo dono do veículo costuma receber o CRV e o CRLV no mesmo dia.
É necessário pagar alguma taxa?
Assim que o processo é aberto junto ao Centro de Registros de Veículos Automotores, são emitidos alguns boletos que variam de preço dependendo da cidade onde você reside. As taxas a serem pagas nesse caso são:
- taxa de transferência de veículo;
- taxa de vistoria lacrada;
- taxa de vistoria do órgão de trânsito;
- taxa de vistoria do veículo no órgão de trânsito.
Com todos os documentos devidamente apresentados, vistoria realizada, taxas pagas e documento em nome do novo comprador, é hora de aproveitar a nova aquisição ou a grana conquistada pela venda do seu antigo carro.
Veja também: Quais os Melhores Modelos de Carros Até R$ 40 mil Seminovos?
A transferência de documento de carro é importantíssima, principalmente no que diz respeito ao seguro automotivo. Caso o carro não esteja em seu nome, você não consegue receber a indenização em caso de acidente ou roubo, o que pode gerar longas batalhas judiciais.
Quer receber mais conteúdos como as dicas sobre transferência de documento de carro? Então não deixe de nos seguir no Twitter, no Facebook e no Instagram para não perder nenhuma atualização do Blog Unidas Seminovos!
Gostei