Created with Snap
como consultar a habilitação

Passo a passo: descubra como consultar a habilitação on-line

Algumas infrações são cometidas pelos condutores de veículos sem que eles percebam. Estacionar em locais inapropriados é um exemplo disso. Muitas vezes, distraidamente, os motoristas param em uma área e não notam que se trata de um local em que é proibido estacionar. No entanto, todos devem tomar cuidado. Afinal, com as infrações, os pontos podem ir lentamente se acumulando na CNH e o condutor pode acabar em apuros — inclusive, com a carteira suspensa.

O fato é que, com as novas regras de trânsito, que começaram a vigorar em 12 de abril de 2021, algumas alterações ocorreram, como o limite de pontuação, que passou de 20 para 40 pontos, com algumas ressalvas.

Os 40 pontos se aplicam apenas a condutores que não cometeram nenhuma infração gravíssima em um ano. Para quem cometer uma dessas infrações nesse prazo, o limite será de 30 pontos. Já os que levarem duas multas gravíssimas terão sua pontuação da CNH reduzida para 20 pontos.

A fim de que você possa evitar problemas e saber mais sobre o assunto, vamos mostrar como consultar a habilitação pela internet. Veja!

Como funcionam os pontos na CNH?

A Carteira Nacional de Habilitação é um documento obrigatório que permite ao motorista conduzir seu veículo em locais urbanos e estradas. Esse documento deverá sempre estar no interior do veículo, pois, diante de qualquer problema com a fiscalização de trânsito, certamente, requisitarão a CNH.

Os pontos acumulados, porém, são a maior preocupação de quem tem a CNH. Até o dia 11 de abril de 2021, o motorista não poderia ultrapassar os 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. No entanto, para a alegria de muitos, as regras mudaram nesse aspecto.

Veja como ficaram as regras a partir de 12 de abril de 2021

Há algum tempo, os condutores podiam acumular até 20 pontos para não perder a CNH. Agora, dependendo da gravidade da infração, é possível ter o documento suspenso com 20, 30 ou 40 pontos, se acumulados em um período de um ano.

Abaixo, você pode conferir os requisitos para cada um dos casos:

  • perde o direito à CNH com 20 pontos: se o motorista tiver 2 ou mais multas gravíssimas em 1 ano;
  • perde o direito à CNH com 30 pontos: com uma multa gravíssima em um ano, o motorista tem sua Carteira Nacional de Habilitação suspensa;
  • perde o direito à CNH com 40 pontos: nenhuma multa gravíssima em um ano, mas perda da CNH pela contagem do total de pontos.
  • outras categorias, como motoristas profissionais (caminhoneiros, taxistas, motoristas de aplicativo etc.): podem chegar aos 40 pontos, seja qual for a gravidade das infrações cometidas.

O limite aumentou para 40 pontos (apenas para motoristas que não cometeram infrações gravíssimas), mas é necessário se manter controlando os números, já que, mesmo após essa data, existem carteiras suspensas por ultrapassar a marca.

Vale ressaltar que, para condutores que cometeram duas faltas gravíssimas, o número limite continua 20 e o condutor terá sua CNH suspensa.

como consultar a habilitação

Por que é importante fazer a consulta de pontos na CNH? 

Fazer a consulta da sua CNH é muito importante para ficar ciente de sua pontuação, evitando que os pontos cheguem ao limite ou que você deixe passar algum débito do qual não tinha conhecimento.

Além disso, quando você está por dentro do número de pontos que possui na CNH, fica mais fácil prevenir a suspensão do direito de dirigir e não ter aquela surpresa que dói no bolso com os juros de multas atrasadas.

Ademais, se você é daqueles condutores que utilizam bastante seu veículo, é bom criar esse costume de verificar os pontos para que não ocorram sustos e problemas.

O que é possível descobrir ao consultar a CNH?

A consulta digital da Carteira Nacional de Habilitação é apenas uma facilidade a mais disponibilizada pelo Detran para o usuário. Ou seja, torna-se possível uma consulta on-line sobre alguns dados referentes à CNH.

Por meio dessa consulta, é viável que o usuário tenha acesso a todos os dados referentes ao documento e à quantidade de pontos que já constam na carteira de habilitação.

Além de saber a pontuação constante na carteira, é possível também ver quais motivos levaram a isso — por exemplo, estacionar em local inadequado, ultrapassar um sinal vermelho, entre outros. É possível saber também quando os pontos expiram e seu débito junto ao Detran. Para essa consulta, basta acessar o site e ter o número da CNH em mãos.

Como consultar a habilitação pelo CPF?

As multas podem ocorrer por diversos motivos. Ninguém infringe as regras de trânsito por que quer, com raríssimas exceções, não é mesmo? Um simples descuido ao dirigir o carro pode levar o condutor a infringir algumas dessas regras.

Diante disso, é muito importante que você esteja atento à sua pontuação na CNH. Afinal, isso evita uma série de aborrecimentos. O bom da história é que essa checagem pode ser feita via internet. Vamos aprender a fazê-la?

Para começar, acesse o Detran do seu estado, desça na barra de rolagem do site e digite a palavra “pontos” no campo ”Quais serviços procura?”. Depois, clique na opção “Consulta de pontos da CNH” para conferir seu número de pontos.

No caso de ser a primeira consulta acerca dos seus pontos na Carteira Nacional de Habilitação, será necessário que você faça um cadastro simples no Detran. Basta informar o seu CPF e seguir com o cadastro escolhendo a senha e tudo mais que faz parte desse processo. Assim, estará criado o seu login!

Como você viu neste artigo, consultar a habilitação on-line é simples, basta que você acesse o link do Detran de seu estado. Dessa forma, você ficará ciente dos pontos que já estão somados na sua carteira e tomará mais cuidado para que isso não faça com que ela seja suspensa.

Gostou dessas informações? Então assine a nossa newsletter para receber as novidades direto na sua caixa de e-mails!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2022 Blog Unidas Seminovos - Todos os direitos reservados