Created with Snap
Sedan ou SUV: confira as principais diferenças!

Sedan ou SUV: confira as principais diferenças!

Vai comprar um carro e está em dúvida se quer sedan ou SUV? O ideal é que, antes de qualquer coisa, você conheça mais profundamente cada um deles e faça sua escolha baseada nas principais características de cada estilo.

São dois tipos de carros lindos e modernos, mas cada qual conta com suas particularidades. O SUV é mais espaçoso e robusto, tem rodas grandes e trafega bem em qualquer terreno. O sedan, por sua vez, é menor, tem um excelente porta-malas, é muito confortável e ideal para cidades, apresentando um desempenho incrível.

Neste artigo, vamos explicar as características dos sedans e dos SUVs para que você escolha com facilidade o carro ideal. Boa leitura!

O que quer dizer SUV?

SUV vem da sigla Sport Utility Vehicle. Na verdade, constam muitas histórias sobre a origem desse utilitário, mas todos concordam que ele se originou diante da necessidade de um carro urbano que atendesse a determinadas dificuldades.

Fazendeiros, soldados e outros profissionais de vários setores precisavam de um carro robusto e versátil que rodasse em qualquer tipo de terreno, dos mais fáceis aos mais irregulares, com tamanho suficiente para transportar carga.

sedan ou suv

A Range Rover, em 1970, foi a primeira SUV moderna a ser lançada no mercado. Era confortável, versátil e muito luxuosa. Apesar de ter sido criada na Inglaterra, foi nos EUA que ganhou popularidade. A partir dos anos 1990, outros países se interessaram pelo carro, como a Índia, o Canadá e a Austrália.

Os SUVs caíram logo no gosto das famílias devido à altura, que facilita a direção, e à segurança que promove aos ocupantes do carro. Pouco tempo depois de se tornarem conhecidos, passaram a substituir as minivans, principalmente pelo preço.

Como se caracteriza um SUV?

O SUV conta com muitas características interessantes, além do tamanho e do espaço interno. Um veículo para ser enquadrado como SUV tem que ter, para início de conversa, tração nas 4 rodas (4×4). Outra característica que não pode ficar de fora é a possibilidade de trafegar em qualquer tipo de terreno.

Nos últimos anos, houve muitos lançamentos que saíram um pouco da linha da modalidade com o intuito de popularizar os SUVs — no entanto, muitos defendem que para ser um SUV, tem que ter a tração nas 4 rodas.

Como é o design de um SUV?

O padrão do design de um SUV costuma atender às seguintes características: rodas grandes, estrutura robusta e, geralmente, posição mais alta do motorista. No entanto, com o passar do tempo, esses atributos mais fortes no design foram se perdendo em meio a vários lançamentos.

Os modelos ganharam mais aerodinâmica, além de outras alterações para uma melhor adaptação às necessidades das áreas urbanas, em vez de outros terrenos. Por isso, hoje a maioria dos SUVs tem 4 portas, diferentemente do que ocorria em 1990, quando o modelo foi criado com duas portas.

Como se define o sedan?

O sedan se caracteriza por ter a carroceria dividida em três partes, sendo a última a mais robusta, pois é onde se encontra seu amplo porta-malas — trazendo uma boa vantagem para o modelo. Outra característica é a possibilidade de transportar até cinco pessoas, contando com o motorista.

sedan ou suv

No entanto, o sedan não se limita a apenas uma configuração de carro. Se você pretende comprar um carro dessa categoria, vai continuar com algumas dúvidas, visto que existem muitas opções. Veja quais são:

  • sedan compacto: um dos modelos mais populares do setor automotivo. Entre os três, é o que oferece o preço mais baixo. Diante disso, seu custo-benefício é grande quando comparado às outras alternativas e, principalmente, ao SUV;
  • sedan médio: para quem deseja mais espaço que o oferecido pelo compacto. É uma ótima opção, uma vez que é mais barato que o premium;
  • sedan premium: conta com todos os benefícios dos modelos sedan e muito mais, como muito espaço interno, excelente potência e toda a tecnologia embarcada.

Sedan ou SUV: vantagens e desvantagens de cada um

Como já mencionamos neste artigo, os SUVs são veículos muito confortáveis e altos. Por isso, são excelentes para dirigir. Esteticamente, eles agradam à maioria das pessoas, principalmente por sua robustez. As desvantagens são: costumam ser mais caros e seus motores não são tão potentes quanto os dos sedans.

Os sedans, por sua vez, contam com vantagens como os motores mais evoluídos, são um pouco mais estáveis que os SUVs e, geralmente, trazem muita tecnologia embarcada.

Quando falamos em custos, como os relativos à manutenção, ao seguro, ao combustível, entre outros, a diferença vai depender da classe escolhida. Os sedans compactos e médios têm preços menores que os SUVs, já as versões mais caras têm seus gastos maiores. Mas se compararmos a relação custo-benefício, para os sedans costuma ser melhor.

Qual é o melhor: sedan ou SUV?

Antes de partir para qualquer decisão, é necessário avaliar seu estilo de vida: se viaja de carro, se fica só pela cidade, se tem filhos, entre outras questões. Diante disso, relacionamos o que deve ser considerado na hora de escolher entre uma modalidade e outra. Veja!

Estilo de vida

Na hora de escolher qualquer carro, é importante que você preste atenção em seu estilo de vida e o de sua família — assim como deve conhecer, de fato, as suas reais necessidades em relação ao veículo.

Faça uma análise do uso que você faz do automóvel: se anda apenas pela cidade, sendo uma boa opção um veículo menor e mais econômico, ou se viaja de carro e precisa de algo maior e mais confortável para passear com a família. Enfim, são alguns detalhes que devem ser analisados para a sua decisão final.

SUVs são recomendados para quem gosta da estrada e de aventuras e não dispensa conforto e praticidade. Os sedans são ideais para quem é mais tranquilo e pouco sai da cidade com o carro, ou para quem viaja para locais próximos e bem pavimentados.

Versatilidade

Nesse quesito, os dois são excelentes. No entanto, o SUV tem melhor desempenho em estradas de chão e em áreas rurais. São modelos mais altos e possuem rodas grandes, passando mais facilmente em solos complicados.

Conforto

Quanto ao conforto, ambos superam as expectativas de qualquer consumidor exigente. Os dois modelos são muito confortáveis, sendo que alguns contam até com bancos de couro e com mais espaço interno.

Então, já fez sua escolha? Sedan ou SUV, qual dos dois mais lhe agradou? Na verdade, ambas as modalidades são ótimas opções, bastando a você analisar, como dissemos, o uso que faz de um carro. Aí, sim, poderá tomar a melhor decisão!

Se você gostou deste post e já fez a sua opção, então não perca mais tempo: conheça os modelos de sedan ou SUV à venda na Unidas Seminovos e feche o melhor negócio!

2 comentário em "Sedan ou SUV: confira as principais diferenças!"

  1. Sérgio Silva disse:

    Já tive sedans médios e pequenos assim como os compactos populares, mas não há como um bom SUV. Seu espaço interno, dirigibilidade, altura com rodas grandes, ótimos portamalas, além de toda a tecnologia que vem embarcada nesses modelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: