Created with Snap
filtro de ar

Como trocar o filtro de ar do carro em 7 passos simples

Alguns cuidados são necessários para preservar o seu carro e garantir que ele se mantenha sempre bem conservado. Por exemplo, vale a pena manter a manutenção periódica dos sistemas e das peças de carro sempre em dia, para que qualquer problema seja resolvido logo que surgir, evitando que ele se agrave e se torne bem mais dispendioso com o tempo.

O filtro do carro é uma dessas peças importantes para o funcionamento de seu veículo e que, certamente, necessita de revisões frequentes. Vamos saber mais sobre ele e quando é o momento de trocá-la? Neste conteúdo, você vai aprender como trocar o filtro de ar do seu carro. Continue a leitura e confira!

Qual é a função do filtro de ar?

Se você reparar, os filtros de ar são fabricados com camadas de papel, que necessitam ser substituídas com frequência, pois acumulam sujeira que acabam obstruindo os poros do material. Mas também com fibras de algodão que, nesse caso, podem ser limpas para sua reutilização.

Ele impede que impurezas prejudiquem o funcionamento do motor, como poeira e insetos, entrando na câmara de combustão. Quando está em bom estado, ele assegura que somente o ar “puro” seja aspirado, garantindo, dessa forma, que os componentes do sistema não sejam prejudicados. Quando está sujo, o desempenho do motor fica comprometido, aumentando o consumo de combustível.

Além disso, o filtro de ar preserva o interior do carro com um ar saudável e respirável, livre de impurezas que podem causar problemas para sua saúde, como alergias. Ou seja, é um item essencial, tanto para o funcionamento do veículo como para proporcionar um ambiente saudável no interior do automóvel.

Qual é o momento certo para trocar o filtro de ar do carro?

O fato é que não existe um tempo certo para trocar a peça, depende de alguns fatores, como as condições de uso do veículo e a região na qual você transita com o carro — se você circula com frequência em estradas, essa questão interfere no tempo de duração do filtro de ar.

Na verdade, a durabilidade pode depender também de modelo para modelo, do material usado na fabricação da peça, entre outras questões. No entanto, é bom nos guiarmos por meio de alguns parâmetros para fazer a troca da peça com certa regularidade.

Se pensarmos na quilometragem, por exemplo, os filtros de ar devem ser trocados a, pelo menos, 10 mil quilômetros rodados em ambientes urbanos. Quem circula muito em zonas sem asfalto, o ideal é que a troca seja feita a cada 5 mil quilômetros rodados.

Outra forma de trocar a peça é baseada no tempo de uso. Sendo assim, realize a troca completa do filtro de ar a cada seis meses, se ele for fabricado em fibra de algodão, que torna a peça mais resistente.

filtro de ar

Quais são os principais sinais de desgaste do filtro de ar?

É possível fazer uma análise do estado do filtro de ar apenas por meio de observação visual. Ou seja, se estiver apresentando muitas impurezas, certamente ele não vai estar desempenhando sua principal função: que é filtrar o ar. No entanto, é importante ressaltar que, se houver um excesso, já é motivo de preocupação e providenciar logo a troca.

Outro sinal que você não percebe visualmente, mas, sim, no bolso, é o consumo exagerado de combustível, pois o filtro muito sujo força o funcionamento do motor. Carros com excesso de fumaça também é um sinal perceptível pelos ocupantes e comum em casos com filtros de ar bem danificados.

Como trocar o filtro de ar?

Se você notar por uma simples observação visual, por uma revisão ou pelos sinais de que o veículo já estiver lhe dando que já está na hora de trocá-lo, não pense duas vezes e proceda logo com ela.

O bom da história é que se trata de um procedimento simples, que qualquer pessoa pode realizar. Diante disso, criamos um passo a passo para que você resolva essa questão com sucesso. Confira!

1) Adquira o filtro de ar correto

Antes de qualquer coisa, certifique-se de obter o filtro correto para o seu carro. Atente-se para o modelo do carro, que deverá ser igual ao que será substituído. De qualquer maneira, lembre-se sempre de consultar o manual para qualquer procedimento que vá fazer com seu automóvel.

2) Mantenha o carro em uma superfície plana

Com o carro devidamente estacionado, puxe o freio de mão e mantenha o veículo desligado durante o procedimento.

3) Abra o capô e localize o filtro

Se o seu carro for de um modelo mais antigo e tiver carburador, o filtro de ar deve ficar sob uma cobertura redonda de plástico ou metal. Em modelos mais novos, a peça se localiza em uma caixa quadrada posicionada entre o motor e a grelha frontal.

4) Remova a tampa na qual se encontra o filtro de ar

Após localizar a peça, retire a tampa. Para isso, remova a braçadeira que veda a condução de ar. Retire os parafusos que fixam a tampa. Depois, puxe-a para fora do condutor de ar e levante-a até que se solte da caixa. Cuide para manter todas as peças juntas para que nada se perca ao concluir a tarefa.

5) Retire o filtro

Retire o filtro e limpe bem o local no qual ele estava, com uma mangueira de ar comprimido ou um aspirador de pó. Atente para fechar o condutor de ar com uma fita adesiva antes da limpeza. Dessa forma, o motor não receberá nenhuma impureza.

6) Coloque o filtro novo no local

Após concluir a limpeza, coloque o filtro de ar dentro da caixa com o aro de borracha virado para cima. Verifique se as bordas estão devidamente seladas pela borda de borracha.

7) Recoloque a tampa

Por fim, recoloque a tampa, encaixando-a com cuidado na conduta de ar e pressionando-a para baixo. Coloque os parafusos e aperte-os bem. Certifique-se de que todos os itens foram instalados adequadamente.

Como você conferiu neste conteúdo, a troca do filtro de ar é algo simples de ser feito, bastando apenas atenção para os passos elencados neste post. Cuidar de seu carro é a garantia de mantê-lo valorizado.

E aí, gostou dessas dicas de como trocar o filtro de ar do seu carro? Então não perca tempo: assine nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: